Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Saber se Estão Usando o meu CPF Indevidamente?

Escrito por Guilherme Dorneles

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Sabe quando você recebe uma cobrança de uma dívida que nunca fez ou descobre que seu nome foi negativado por uma empresa desconhecida? Ou ainda, quando descobre que tem um CNPJ registrado no seu nome, mas você nunca abriu uma empresa?

Isso é sinal de que seu CPF pode ter sido usado indevidamente por alguém. E acredite, isso é mais comum do que parece.

Por isso, monitorar seu CPF não é só importante, é essencial para evitar uma série de transtornos. Manter esse dado sensível sob vigilância é a chave para proteger suas informações pessoais e evitar ser vítima de fraudes.

Fica a dica: não deixe seu CPF desprotegido!

O que você procura?

Como saber se estão usando o meu CPF indevidamente?

Caso você suspeite que alguém está usando seu CPF sem sua permissão, é essencial acessar o site Registrato do Banco Central.

Essa plataforma permite que você monitore o uso de seu CPF em atividades como a abertura de contas e solicitações de empréstimos, tudo de forma gratuita.

Porém, se a questão envolver o uso do seu CPF em filiações partidárias ou postagens indevidas em redes sociais, recomenda-se realizar buscas no Google com seu nome e CPF. Essa é uma estratégia eficaz para identificar utilizações indevidas de seus dados, conforme explica

Marcelo Chiavassa de Mello Paula Lima, professor de Direito Digital na Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.

Nestes casos, o professor aconselha a registrar um boletim de ocorrência e entrar em contato com o partido político ou a rede social em questão para relatar o erro e solicitar a remoção das informações.

Segundo o advogado Kristian Pscheidt, é crucial investigar a origem da informação em ambos os cenários. É possível solicitar o número de identificação do computador na internet, conhecido como IP, para facilitar o rastreamento da fonte do problema.

Score Grátis é na Foregon!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

O que fazer quando estão usando seu CPF de forma indevida?

  1. Registrar imediatamente um Boletim de Ocorrência (BO) no caso de perda, furto ou roubo do documento, para que você não seja penalizado em compras futuras;
  2. Com o BO em mãos, notifique imediatamente a empresa que concebeu algum crédito em seu CPF e comunique o seu banco de relacionamento;
  3. Se a empresa não devolver o valor ou não resolver o caso internamente, sem dano ao consumidor, é necessário registrar uma reclamação junto ao Procon ou ajuizar uma ação judicial;
  4. Se você perceber consultas suspeitas em seu CPF, procure a instituição financeira ou banco e alerte que essas consultas são indevidas e podem ser uma fraude em andamento.

Monitoramento de CPF com a Foregon Premium

Certamente você conhece alguém que já foi vítima de fraude no cartão, ou usaram seu nome de forma indevida, não é? Talvez você mesmo já tenha vivenciado isso.

Dados mostram que 1 em cada 5 brasileiros já foi vítima roubo de dados e fraudes financeiras.

Com o Foregon Premium, você fica tranquilo sabendo que seu CPF está sendo monitorado todos os dias e recebe alerta em tempo real sobre qualquer movimentação no seu Score e CPF.

A assinatura também monitora pendências como dívidas, cheques sem fundo e até ações judiciais que podem aparecer do nada no seu nome.

Além disso, seu score é atualizado diariamente. Mudou alguma coisa? Você é o primeiro a saber!

E sabe aqueles benefícios do Governo? Com o Foregon Premium, você evita o risco de bloqueios por problemas no seu CPF. A gente acompanha tudo de perto, junto à receita federal.

Proteja seu CPF com Foregon Premium e fique na paz!

Perguntas Frequentes

Como saber se estão usando meu CPF?

Para saber se seu CPF está sendo usado indevidamente, monitore seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito e verifique regularmente suas declarações de imposto de renda.

O que fazer quando uma pessoa usa seu CPF?

Se descobrir que seu CPF está sendo usado por outra pessoa, denuncie à polícia, registre um boletim de ocorrência e informe os órgãos de proteção ao crédito.

Compartilhe

Escrito por:

Guilherme Dorneles
Especialista em SEO

Guilherme se formou em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana e com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUCRS. Com mais de uma década de produção de conteúdo e gestão de tráfego orgânico, ele tem uma paixão secreta por planilhas financeiras meticulosamente preenchidas.