Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como saber se estão usando o meu CPF indevidamente? O que fazer?

Por Camila SilveiraPublicado em

Se você já recebeu cobranças de uma dívida que não contraiu ou ficou com o nome negativado por uma empresa que não conhece, provavelmente o seu CPF foi utilizado de forma indevida por alguma instituição. É por essas e outras, que é extremamente importante monitorar esse dado sensível para evitar qualquer tipo de transtorno.

Como saber se estão usando o meu CPF indevidamente?

Caso esse tipo de situação aconteça com você, a principal orientação é conectar-se ao site Registrato do Banco Central.

Nessa plataforma, o cidadão consegue monitorar a utilização de seu CPF para saber se foram realizadas aberturas de contas, empréstimos ou solicitados demais serviços. Tudo isso, de forma completamente gratuita.

Por outro lado, se a preocupação for financeira, o mais recomendado é acompanhar as informações do seu CPF pelo serviço de monitoramento regular oferecido pela Foregon, mais conhecido como CPF Protegido.

Ao abrir a sua conta na Foregon, além de descobrir qual é o seu score de crédito, você consegue visualizar todas as empresas que consultaram o seu CPF ou se você teve inclusão ou exclusão de alguma dívida em seu nome. Tudo isso de forma totalmente gratuita.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O serviço de monitoramento de CPF da Foregon é acionado a partir do momento em que você solicita um cartão de crédito no portal. Assim, você consegue saber quais instituições financeiras e bancos estão consultando o seu CPF para aprovar ou não a sua proposta.

No entanto, se a sua preocupação for a utilização do monitoramento para outras finalidades, como filiação a partido político ou simplesmente um comentário indevido postado com o seu nome/CPF nas redes sociais, o mais recomendado é realizar buscas no Google utilizando o seu nome e CPF.

Dessa forma, você consegue detectar usos indevidos, de acordo com Marcelo Chiavassa de Mello Paula Lima, professor de Direito Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.

Nesses casos, segundo o professor, você deve realizar um boletim de ocorrência e procurar o partido político ou as redes sociais, nas quais o seu comentário foi postado para apresentar o equívoco e solicitar a exclusão da informação.

Para o advogado Kristian Pscheidt, em ambos os casos, é fundamental procurar a origem da informação (quem foi o responsável por fazer a sua filiação ao partido ou postar comentários seus nas redes sociais).

Para isso, é possível exigir o número de identificação do computador na internet, mais conhecido como IP, para que seja viável rastrear a fonte.

O que fazer quando alguém usa o seu CPF de forma indevida?

  1. Registrar imediatamente um Boletim de Ocorrência (BO) no caso de perda, furto ou roubo do documento, para que você não seja penalizado em compras futuras;
  2. Com o BO em mãos, notifique imediatamente a empresa que concebeu algum crédito em seu CPF e comunique o seu banco de relacionamento;
  3. Se a empresa não devolver o valor ou não resolver o caso internamente sem causar qualquer dano ao consumidor, é necessário registrar uma reclamação junto ao Procon ou ajuizar uma ação judicial;
  4. Se você perceber consultas suspeitas em seu CPF, procure a instituição financeira ou banco e alerte que essas consultas são indevidas e podem ser uma fraude em andamento.

Como monitorar o seu CPF?

  • Registrato: gratuito. Para fazer o cadastro, clique em "Quero me cadastrar", na página Registrato – Cadastro;
  • Foregon: gratuito. Para fazer o cadastro, é necessário realizar o cadastro.

Descomplicamos?

Aproveitando que estamos falando sobre o assunto, que tal conferir mais detalhes sobre monitoramento do CPF.

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

C6 Tag: saiba tudo sobre a tag de pedágio do C6 Bank

Por que você deve considerar ter um cartão que pontua por Real?

Milhas Aéreas: O que um iniciante precisa saber?

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir