Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Cadastro Positivo inclui conta de luz na análise de crédito

Escrito por Janaína Tavares

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Você tem um bom histórico de pagamento da sua conta de luz? Fique sabendo que, agora, isso pode te ajudar a conseguir linhas de crédito de empréstimo e financiamento. Isso porque, a Associação de distribuidores de energia elétrica (Abradee) entrou para o Cadastro Positivo.

Essa adesão aconteceu entre a Abradee e a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), sendo que o acordo foi assinado no dia 18 de agosto. Caso queira saber mais detalhes sobre esse assunto, basta continuar a leitura do nosso artigo.

O que você procura?

Conta de luz pode ajudar na concessão de crédito

Com a utilização dos dados das contas de energia pelo Cadastro Positivo, milhões de brasileiros poderão ser beneficiados, principalmente aqueles que ainda não têm o hábito de solicitar crédito para os bancos e instituições financeiras.

Além disso, o mercado de crédito poderá ser impulsionado com a inserção dessas novas pessoas que ainda não possuem conta em banco.

Vale ressaltar ainda que essa entrada da Abradee no Cadastro Positivo pode aumentar o seu score de crédito, pois a conta de luz será mais um pagamento a ser considerado na avaliação dessa pontuação que vai de zero a mil. Para entender mais sobre isso, recomendamos a leitura do seguinte artigo:

O que é o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo abriga informações de Pessoas Físicas (PF) e Pessoas Jurídicas (PJ). De maneira segura, ele reúne os dados de como você tem feito os pagamentos relacionados a empréstimos, crediários, dentre outros.

Ele funciona desde janeiro desse ano e analisa, também, informações do sistema bancário e das empresas de telefonia. Aliás, todos esses dados ficam registrados em um histórico que leva em consideração toda a sua vida financeira.

Como funciona o Cadastro Positivo?

A inclusão do Cadastro Positivo é feita de forma automática. Sendo assim, empresas do comércio, bancos, instituições financeiras e prestadores de serviços poderão acessar as suas informações.

Com isso, eles conseguem ver todo o seu histórico de pagamento com o objetivo de oferecer produtos financeiros e condições que se encaixam no seu perfil de consumidor.

Assim, você pode construir ao longo do tempo um um histórico de bom pagador e sempre ir cuidando da sua saúde financeira.

Conteúdos que você precisa conhecer

Agora que você já sabe que a conta de luz será mais um critério de avaliação para concessão de crédito, fique com a gente e aproveite para ler:

  • Senado aprova limite de 30% nos juros do cheque especial e cartão de crédito;
  • Lucro do FGTS rende mais que poupança, dólar e inflação;
  • CPMF Digital: novo imposto sobre transações eletrônicas é discutido.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie seu cometário aqui para que possamos responder. Siga a Foregon nas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos e até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Janaína Tavares
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.