Score de crédito você sabe o que é e como ele funciona

Você já deve ter ouvido falar por aí: “meu score é baixo e não consigo um cartão” (veja mais em nosso guia completo de como sair do vermelho), ou “como faço para aumentar meu score”. São dúvidas bem comuns dos consumidores. Nesse post, você aprende o que é essa pontuação e como realizar a consulta de credito.

Vamos lá! Para conseguir um cartão de crédito, empréstimo, financiamentos, etc. as instituições financeiras fazem uma “análise de crédito”, e o score é um dos recursos mais importantes utilizado por elas.

Então, o que é o score de crédito? Essa ferramenta mede o “quanto as instituições devem confiar em você”. Ou seja, se vai honrar seus compromissos financeiros pelos próximos 12 meses.

Pontuação baixa

Você tem score baixo? Pode estar ligado ao seu histórico financeiro. Se seu nome está negativado ou atrasou contas, isso pode derrubar a sua pontuação. Ainda nesse post, preparamos um gráfico que explica a média gerada pelo score.

Se você procura um cartão com aprovação imediata, por exemplo, você pode não passar pela análise de score. Isso porque esses cartões geralmente não passam por análises ou pedem comprovação de renda. Mas, no entanto, são mais limitados

Você recebe uma nota ou pontuação, que pode variar de 0 a 1000, e indica dentro de um grupo de pessoas com o comportamento semelhante ao seu, qual a probabilidade de pagarem ou não suas contas em dia. Veja como é classificado:

Como o score é gerado?

É formado por uma série de fatores, mas praticamente ela analisa sua trajetória como consumidor. Essa trajetória inclui pagamento de contas em dia, o histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com as empresas e dados cadastrais atualizados em sites de proteção ao crédito, como o SCPC, SPC e Serasa.

Como aumentar meu score?

Dúvida campeã! Ter crédito aprovado é o sonho de qualquer um, então investir em aumentar seu score, é um ótimo começo. Para tanto você deve seguir algumas recomendações:

  1. Negociar dividas: É importante que a pessoa não tenha pendências em seu nome, por isso negociar é o caminho certo para se livrar do nome sujo;
  2. Dados atualizados:Procure sempre atualizar seus dados nas instituições financeiras e nos sites de proteção ao crédito, mostre que você existe!
  3. Pagar contas em dia: Seu histórico vale muito! Deixe claro que você é ou vai se tornar um bom pagador;
  4. Abrir cadastro positivo: Uma dica especial dos sites de proteção ao crédito. Com o cadastro positivo, todas suas contas pagas são informadas a este cadastro, melhorando ainda mais sua pontuação. Ótimo também para quem não consegue comprovar renda.

Como consultar meu score?

Vamos de dica? Se você ficou curioso para saber sua pontuação no score, é possível realizar a consulta serasa (online), Boa Vista SPC, você consegue fazer a analise de credito online e de graça. É só fazer o cadastro e verificar.

Alerta!

Aqui no blog, constantemente alertamos nossos usuários para o uso consciente do cartão de crédito. Chegam muitas mensagens de usuários que emprestaram seu cartão para terceiros e acabaram negativados.

Então ao pensar em emprestar seu cartão de crédito, fique atento a quem você cede seu cartão. Uma vez que são feitas dividas no cartão, a responsabilidade é do titular. E dívidas atrasadas, como sabemos, “suja” o nome.

Lembramos também que, score não é uma ferramenta única utilizada pelas administradoras de cartão. As empresas podem ou não usar essa informação. Se vão ceder ou não um cartão de crédito, é decisão somente delas.

Mas fique ligado, se você pretende solicitar um bom cartão de crédito, o nome limpo e boa reputação com as empresas é fundamental. Mesmo não estando com o nome sujo, seguir as dicas deste post é sempre bom.

Gostou do nosso post? Se inscreva para não perder nenhuma novidade! Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários.

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 voto(s), média: 4,60)
Loading...