Score de Crédito: do Básico ao Avançado em 15 minutos
Escrito por Guilherme Dorneles
Atualizado emTalvez você recém tenha feito a sua consulta de score de crédito gratuita e ficou se perguntando por quê motivos sua pontuação está desse jeito.
Da mesma forma que alunos são avaliados na escola pelo seu desempenho nas provas, o score de crédito avalia o seu comportamento financeiro, ou de forma mais específica, a sua capacidade de pagar contas em dia e gerenciar seu dinheiro sem se endividar.
A verdade é que com as informações certas e algumas mudanças de hábito, você pode conquistar um score alto e ter acesso a diversas vantagens.
Quer saber como? Continue lendo!
O que é score de crédito?
O score de crédito, também conhecido como score do CPF, é uma ferramenta que mede a confiabilidade que os bancos, empresas e instituições financeiras podem ter sobre você na hora de conceder crédito, seja um cartão, crediário, empréstimo, financiamento ou outros serviços.
Trata-se de uma pontuação que vai de 0 a 1.000 que é criada com base nos seus hábitos financeiros. E, com esses dados, os bancos, empresas e instituições financeiras fazem uma análise de risco de crédito mais adequada, decidindo se vão ou não emprestar dinheiro para você.
Apesar de parecer uma simples pontuação, o score envolve diversos dados financeiros do consumidor e, dependendo da sua nota, ele poderá prejudicá-lo ou beneficiá-lo na contratação de produtos e serviços financeiros, bem como influenciar em como o mercado te enxerga como pagador de contas.
O seu score é como se fosse uma nota para suas finanças, ou seja, é a sua reputação no mercado financeiro. Por isso, é importante entender como anda essa pontuação e como melhorá-la para ter acesso a crédito com mais facilidade e demonstrar que tem controle de suas dívidas.
Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.
Quais são as faixas de pontuação de score?
Existem três categorias de score de crédito: o alto, o médio e o baixo. A pontuação mais próxima de 1.000 é a mais alta e a mais próxima de 0 é mais baixa. Confira abaixo como funciona as faixas de score:
- 🔴 Vermelho: score baixo – pontuação de 0 a 300;
- 🟡 Amarelo: score médio – pontuação de 301 a 700;
- 🟢 Verde: score alto – pontuação de 701 a 1.000.
#1. Score baixo: é hora de mudar seus hábitos
Ter um score de crédito baixo no momento não significa que você estará nessa situação para sempre. Seguindo esta leitura, você vai encontrar as estratégias certas para melhorar sua pontuação e construir um futuro financeiro mais sólido.
Além disso, o mercado está cheio de empresas que atendem diferentes perfis de crédito. Nós até escrevemos um conteúdo sobre cartões de crédito para quem tem score baixo, para você ver como não faltam são opções!
O importante é dar o primeiro passo e entender quais ações podem te ajudar a aumentar o score e conquistar seus objetivos.
#2. Score médio: maior variedade de opções de crédito
Um score de crédito médio entre 301 e 700 é um ótimo ponto de partida! Você já está no caminho certo para construir um futuro financeiro sólido.
Isso significa que você é um pagador responsável e tem um relacionamento positivo com as instituições financeiras. No entanto, sempre há espaço para melhorar. Ao trabalhar para aumentar sua pontuação, você poderá desbloquear ainda mais vantagens, como taxas de juros mais competitivas e acesso a produtos e serviços exclusivos.
O futuro é promissor para você!
#3. Score alto: mais limite e taxas de juros menores
O score de crédito alto é o melhor cenário para o consumidor. Nesta situação, você está no controle de suas finanças e isso é admirável.
A pontuação alta está entre 701 e 1.000, e entre seus benefícios podemos citar:
- Taxas de juros mais baixas: Ao solicitar empréstimos, financiamentos e cartões de crédito, você terá acesso a taxas mais competitivas.
- Limites de crédito mais altos: As instituições financeiras terão mais confiança em conceder limites de crédito maiores para você.
- Aprovação mais rápida: Suas solicitações de crédito serão analisadas com mais rapidez e aprovadas com maior facilidade.
- Acesso a produtos e serviços exclusivos: Muitas instituições oferecem benefícios especiais para clientes com alto score de crédito.
O que é e como funciona a análise de crédito?
A análise de crédito é um processo realizado por instituições financeiras e bancos na hora de conceder empréstimos, financiamentos, cartões de crédito ou outros produtos e serviços financeiros para o consumidor.
Essas instituições financeiras fazem essa análise para entender as chances de risco de inadimplência do solicitante e definir se irão aprovar ou não a solicitação. Além da aprovação, a análise de crédito serve para:
- Definir o valor liberado;
- Definir a taxa de juros;
- Definir a quantidade de parcelas.
Quem define a pontuação de score?
Quem define o seu score são os birôs de crédito, empresas autorizadas pelo Banco Central que coletam e armazenam informações sobre o histórico financeiro de pessoas e empresas. Imagine os birôs como um grande armazém, onde são registrados seus pagamentos, dívidas e outras informações relevantes sobre seu histórico financeiro.
Essas informações são utilizadas por bancos, financeiras e outras instituições para:
- Analisar o risco de crédito: Antes de conceder um empréstimo, por exemplo, as instituições consultam o birô para avaliar as chances que você tem de pagar a dívida.
- Definir condições de crédito: Com base no histórico de crédito, podem oferecer taxas de juros mais ou menos atrativas e limites de crédito maiores ou menores.
- Prevenção de fraudes: Os dados coletados pelos birôs ajudam a identificar movimentações incomuns que podem vir a ser fraudes.
Os principais birôs de crédito no Brasil são:
- Quod: É um birô de crédito mais recente, que vem ganhando destaque no mercado. O Quod oferece serviços personalizados de análise de crédito e soluções para empresas.
- Serasa Experian: É o maior e mais conhecido birô de crédito do país, com uma vasta base de dados de consumidores. O Serasa oferece diversos serviços, como a consulta do score de crédito, proteção contra fraudes e soluções para empresas.
- Boa Vista SCPC: Resultante da fusão do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e da Serasa, a Boa Vista SCPC é um dos maiores birôs do país. Ela oferece serviços semelhantes ao Serasa, com foco em inteligência de crédito e soluções para empresas.
- SPC Brasil: O Serviço de Proteção ao Crédito é um dos mais antigos birôs do Brasil e possui uma grande base de dados de consumidores. O SPC Brasil é especializado em informações sobre dívidas e oferece serviços de proteção ao crédito para consumidores e empresas.
Se você consultou o seu score em dois ou mais birôs de crédito diferentes, provavelmente notou diferença na pontuação. Isso acontece porque cada birô utiliza seus modelos estatísticos desenvolvidos de acordo com as suas necessidades.
Como o score de crédito é calculado?
A pontuação de score é formada por uma série de fatores, mas praticamente ela analisa sua trajetória como consumidor. Confira os principais aspectos levados em consideração na hora de compor o seu score:
- Seus dados cadastrais;
- Negativações em seu nome;
- Pagamento das contas em dia;
- Relacionamento financeiro com as empresas;
- Suas movimentações financeiras;
- Histórico de compras parceladas;
- Histórico de solicitação de crédito;
- Seus pedidos de aumento de limite;
- Cadastro Positivo.
Como aumentar meu score?
Antes de mais nada, é importante que você não tenha dívidas negativadas. Para começar o processo de melhoria do seu score é preciso negociar suas contas em aberto. Um bom começo é procurar diretamente o credor e fazer uma renegociação de dívida que seja vantajosa para ambas as partes.
Aumentar o score de crédito com dívidas negativadas em seu CPF é uma tarefa praticamente impossível. Portanto, atente-se a este detalhe primeiro. Em seguida, você pode:
- Fazer compras parceladas: como o próprio nome já diz, o score de CRÉDITO leva em consideração o seu histórico financeiro. Uma das principais maneiras de oferecer essas informações para o mercado é comprando parcelado, pois existe uma forma de análise dessas compras, que ficam registras, diferentemente das compras à vista;
- Ter contas em seu nome: mostre para o mercado que você faz movimentações financeiras. Registre contas de água, luz e internet no seu nome. Mas atenção: é preciso pagá-las em dia;
- Evitar muitas solicitações de crédito: toda vez que você solicita crédito e é recusado, a sua pontuação de score pode diminuir. Por isso, evite fazer muitas solicitações de cartões, empréstimos e outros produtos e serviços financeiros;
- Atualizar seus dados: procure sempre atualizar seus dados nas instituições financeiras e nos sites de proteção ao crédito, mostre que você existe;
- Pagar contas em dia: seu histórico vale muito! Deixe claro que você é ou vai se tornar um bom pagador.
Como consultar meu score?
O primeiro passo rumo ao score alto no CPF é conhecer a sua pontuação.
Se você ainda não sabe em qual categoria se encontra, não perca mais tempo! No site da Foregon é possível realizar a consulta de score grátis, de forma rápida e segura.
Basta fazer o seu cadastro, seguir as etapas indicadas na tela e em poucos minutos você verá sua pontuação.
Quais empresas consultam meu score?
Diversas empresas podem consultar o seu score de crédito. De modo geral, todas elas têm em comum a concessão de crédito ao consumidor. Ou seja, elas consultam a pontuação para fazer uma análise de crédito.
Dentre as principais empresas que podem consultar seu score de crédito estão: rede lojas que oferecem cartão ou crediário, empresas de telefonia, de TV a cabo, comércio, seguradoras, bancos, financeiras e prestadores de serviços em geral.
Score CNPJ: como funciona a pontuação das empresas?
Além do score de crédito do CPF, existe também o score do CNPJ, que é a pontuação das empresas. Essa pontuação define como um negócio será visto pelo mercado, ou seja, a reputação financeira de determinada empresa.
Na prática, o funcionamento é muito parecido com o score de Pessoas Físicas. Cada empresa tem uma pontuação de acordo com seus hábitos financeiros. Essa pontuação tem papel decisivo em operações comerciais.
A pontuação do CNPJ é definida a partir dos dados de solicitações e pagamento de crédito das empresas, pagamento de fornecedores e outras informações financeiras do negócio. Se uma empresa tem o score alto, isso possibilita com que ela tenha acesso a crédito com condições especiais.
Conclusão
O score de crédito é um indicador fundamental da sua saúde financeira. Ao entender como ele é calculado, você estará abrindo portas para novas conquistas, como a aprovação de empréstimos, financiamentos e cartões de crédito com melhores condições.
Comece consultando seu score gratuitamente na Foregon e descubra como está sua pontuação. Com as informações deste guia e as leituras disponíveis, você poderá tomar as melhores decisões para melhorar seu histórico de crédito e alcançar seus objetivos financeiros.
Lembre-se, um bom score é a chave para conquistar mais oportunidades e ter uma vida financeira mais tranquila.
Perguntas frequentes
Qual é um bom score de crédito?
Qual é um bom score de crédito?
O score de crédito considerado bom é a partir de 700 pontos. Com um score entre 700 e 1.000 pontos você tem mais chances de ter crédito aprovado e ter acesso a melhores condições de juros.
Como funciona o score de crédito?
Como funciona o score de crédito?
O score de crédito é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 definida pelos birôs de crédito com base no comportamento do consumidor. Ela é usada pelas instituições financeiras na hora de conceder crédito.
Como saber meu score de crédito?
Como saber meu score de crédito?
Você pode consultar seu score de crédito no site dos birôs de crédito, como Serasa, Boa Vista e Quod. Além disso, no site da Foregon você também consulta seu score gratuitamente.
Posso consultar o score de outras pessoas?
Posso consultar o score de outras pessoas?
Não. Como consumidor você só pode consultar o seu score de crédito. Quem pode consultar o score de outras pessoas são as empresas que concedem crédito.
Por que meu score de crédito mudou desde a última vez que eu acessei?
Por que meu score de crédito mudou desde a última vez que eu acessei?
A sua pontuação pode ter mudado se houver alguma alteração nas suas informações, como atualização de dados cadastrais, dívidas registradas ou retiradas do seu CPF, dentre outros motivos.
Pagar tudo à vista é bom pro score de crédito?
Pagar tudo à vista é bom pro score de crédito?
O score de crédito leva em consideração os hábitos em relação ao crédito. Ou seja, quando você paga tudo à vista, os birôs de crédito não têm informações suficientes sobre seu perfil financeiro e por isso não conseguem definir o seu score.
Posso pagar para aumentar o score de crédito?
Posso pagar para aumentar o score de crédito?
Não. Quem é responsável pelo aumento do seu score é você, já que trata-se de uma pontuação que avalia seu comportamento como consumidor. Não confie em empresas que mandam e-mails ou oferecem produtos que prometem aumentar o score.
Colocar CPF na nota fiscal aumenta o score?
Colocar CPF na nota fiscal aumenta o score?
Não, este não é um fator de análise para o aumento do seu score. O que pode influenciar seu score é comprar parcelado no cartão de crédito ou no crediário.
Quais as vantagens de ter score alto?
Quais as vantagens de ter score alto?
Além de maiores chances de aprovação em cartões, empréstimos, financiamentos e outros produtos e serviços financeiros, com um score alto você tem acesso às melhores condições de crédito.
O que são birôs de crédito?
O que são birôs de crédito?
Os birôs de crédito são empresas autorizadas pelo Banco Central que coletam informações dos consumidores e de empresas para alimentar o banco de dados de crédito.
Posso ter uma dívida registrada em dois birôs de crédito?
Posso ter uma dívida registrada em dois birôs de crédito?
Sim. Quando o consumidor fica devendo, a empresa pode negativar o CPF dele em diferentes birôs de crédito. Por exemplo: é possível que uma dívida seja registrada tanto na Serasa como na Boa Vista.
O que é análise de crédito?
O que é análise de crédito?
A análise de crédito é um processo realizado pelos bancos e instituições financeiras na hora de conceder crédito aos consumidores. Essa análise avalia o score e outras informações do consumidor.