Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é score de crédito?

Leonardo JacominiPublicado em

Você já deve ter ouvido falar por aí: "meu score é baixo e não consigo um cartão" ou "como faço para aumentar meu score". São dúvidas bem comuns dos consumidores. Nesse post, você aprende o que é essa pontuação, como realizar a consulta de crédito.

Vamos lá! Para conseguir um cartão de crédito, empréstimo, financiamentos, etc. as instituições financeiras fazem uma análise de crédito, e o score é um dos principais fatores avaliados.

Você encontra nesse artigo:

O que é score de crédito?

O score de crédito é uma ferramenta que mede a confiabilidade que os bancos, empresas e instituições financeiras podem ter sobre você na hora de conceder crédito, seja um cartão, crediário, empréstimo, financiamento ou outros serviços.

Trata-se de uma pontuação que vai de 0 a 1.000 que é criada com base nos seus hábitos financeiros. E, com esses dados, os bancos, empresas e instituições financeiras fazem uma análise de risco de crédito mais adequada.

Existe apenas um tipo de score?

Não, existem três categorias de score de crédito: o alto, o médio e o baixo. A pontuação mais próxima de 1.000 é a mais alta e a mais próxima de 0 é mais baixa. Confira abaixo como funciona as faixas de score:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  • Pontuação de 0 a 400: score de crédito baixo;
  • Pontuação de 401 a 700 pontos: score de crédito médio;
  • Pontuação de 701 a 1000 pontos: score de crédito alto.

Ter uma boa pontuação de score mostra para o mercado que você tem mais chances de honrar com seus compromissos financeiros, enquanto uma pontuação baixa pode prejudicá-lo pois passa a ideia de que você pode ficar inadimplente.

Além do score de crédito do CPF, existe também o score do CNPJ, que é a pontuação das empresas. Essa pontuação define como um negócio será visto pelo mercado, ou seja, a reputação financeira de determinada empresa.

Como o score é gerado?

A pontuação é formada por uma série de fatores, mas praticamente ela analisa sua trajetória como consumidor. Confira os principais aspectos levados em consideração na hora de compor o seu score:

  • Seus dados cadastrais;
  • Negativações em seu nome;
  • Pagamento das contas em dia;
  • Relacionamento financeiro com as empresas;
  • Suas movimentações financeiras;
  • Histórico de compras parceladas;
  • Histórico de solicitação de crédito;
  • Seus pedidos de aumento de limite;
  • Cadastro Positivo.

Quem define o seu score de crédito são os birôs de crédito, como o Boa Vista e Serasa. Eles calculam a sua pontuação com base na própria análise interna de cada um.

Por que minha pontuação é diferente nos birôs de crédito?

Se você consultou o seu score em dois ou mais birôs de crédito diferentes, provavelmente notou diferença na pontuação. Isso acontece porque cada birô utiliza seus modelos estatísticos desenvolvidos de acordo com as suas necessidades.

Ou seja, se o Boa Vista tem seus fatores de análise e o Serasa leva outros dados em consideração na hora de compor o seu score, com certeza terá diferença entre uma pontuação e outra.

Um outro ponto importante são as dívidas. Exemplo: se você tem uma dívida em uma empresa parceira do Boa Vista, essa dívida só irá constar no sistema do Boa Vista. Ao entrar na Serasa, você não estará negativado por lá e por conta disso, seu score Serasa será maior do que o score Boa Vista.

O que significa ter score de crédito baixo?

Você tem score baixo? Isso está ligado ao seu histórico financeiro. A pontuação baixa está entre 0 e 400. Se você faz parte desse público, é muito provável que terá dificuldade em conseguir abertura de conta, concessão de empréstimo, financiamentos em instituições financeiras e, até mesmo, crediário em lojas.

No entanto, apesar de ter uma pontuação baixa indicar que você pode ter dívidas negativadas, que não faz movimentações financeiras em seu nome, não paga contas em dia e solicita crédito com muita frequência, existem instituições que oferecem cartões de crédito para quem tem score baixo

O que significa ter score de crédito médio?

Já o score de crédito médio é a pontuação entre 401 e 700. Se você está com este score, saiba que ele é regular, o que mostra que você é um bom pagador de contas, que muito provavelmente não está negativado e que tem um bom histórico financeiro.

Apesar do score médio não ser o pior cenário que um consumidor pode se encontrar, também não é o ideal. Você pode encontrar algumas dificuldades na hora de solicitar crédito no mercado, mas tem bastante chance de ser aprovado.

O que significa ter score de crédito alto?

O score de crédito alto é o melhor cenário para o consumidor. Para ser considerado alto é preciso ter uma pontuação entre 701 e 1.000. Nesta situação, você é visto pelo mercado como um ótimo pagador de contas.

Uma pessoa com score de crédito alto não possui dívidas negativadas, faz movimentações frequentes em sua conta bancária, paga as contas em dia, faz parcelamentos e outras movimentações financeiras constantemente.

Ou seja, as empresas, bancos e instituições financeiras que consultarem seu score e verificarem que ele está alto terão mais confiança em conceder crédito para você.

Além de maiores chances de aprovação em cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e outros produtos e serviços financeiros, com um score alto você tem acesso às melhores condições. Confira abaixo para entender melhor:

  • No caso de empréstimo: quanto maior o seu score, mais o banco confia em você e irá oferecer taxas de juros menores e maior prazo para pagamento. Além disso, em alguns casos é possível ter acesso a valores maiores do que quem tem score baixo ou médio;
  • No caso de cartão de crédito: você terá acesso aos melhores cartões, com mais limite de crédito para utilizar;
  • No caso de financiamento: o banco costuma oferecer juros menores para quem tem um bom histórico financeiro.

Como aumentar meu score?

Agora que você viu as vantagens de ter uma pontuação de crédito alta, vamos explicar de maneira prática como aumentar o score.

Antes das outras dicas, a mais importante é você não ter dívidas em aberto. Para começar o processo de regularização da pontuação do seu CPF é preciso que você negocie suas contas em aberto. Um bom começo é procurar diretamente o credor e fazer uma renegociação de dívida que seja vantajosa para ambas as partes.

Aumentar o score de crédito com dívidas negativas em seu CPF é uma tarefa praticamente impossível. Portanto, atente-se a este detalhe primeiro. Vamos às dicas?

  • Faça compras parceladas: como o próprio nome já diz, o score de CRÉDITO leva em consideração o seu histórico financeiro. Uma das principais maneiras de oferecer essas informações para o mercado é comprando parcelado, pois existe uma forma de análise dessas compras, que ficam registras, diferentemente das compras à vista;
  • Tenha contas em seu nome: mostre para o mercado que você faz movimentações financeiras. Registre contas de água, luz e internet no seu nome. Mas atenção: é preciso pagá-las em dia;
  • Evite muitas solicitações de crédito: toda vez que você solicita crédito e é recusado, a sua pontuação de score pode diminuir. Por isso, evite fazer muitas solicitações de cartões, empréstimos e outros produtos e serviços financeiros;
  • Dados atualizados: procure sempre atualizar seus dados nas instituições financeiras e nos sites de proteção ao crédito, mostre que você existe!
  • Pagar contas em dia: seu histórico vale muito! Deixe claro que você é ou vai se tornar um bom pagador.

Como consultar meu score?

O primeiro passo rumo ao score alto no CPF é conhecer a sua pontuação. Se você ainda não sabe em qual categoria se encontra, não perca mais tempo! No site da Foregon é possível realizar a consulta de score grátis, de forma rápida e segura.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Quais empresas consultam meu score?

Diversas empresas podem consultar o seu score de crédito. De modo geral, todas elas têm em comum a concessão de crédito ao consumidor. Ou seja, elas consultam a pontuação para fazer uma análise de crédito.

Dentre as principais empresas que podem consultar seu score de crédito estão: rede lojas que oferecem cartão ou crediário, empresas de telefonia, de TV a cabo, comércio, seguradoras, bancos, financeiras e prestadores de serviços em geral.

Conclusão

Como vimos até aqui, o score é uma pontuação que pode te render vários benefícios se estiver alta, como pode prejudicá-lo a ter acesso a crédito se estiver baixa.

Da mesma forma que você recebe uma nota para avaliar seu desempenho na escola ou faculdade, o score de crédito é uma nota que mostra para o mercado que tipo de consumidor você é. É a sua imagem financeira que está em jogo, portanto, aumentar o seu score deve ser uma das suas prioridades no seu planejamento.

Perguntas frequentes (FAQ)

Posso consultar o score de outras pessoas?

Não. Como consumidor você só pode consultar o seu score de crédito. Quem pode consultar o score de outras pessoas são as empresas que concedem crédito.

Por que meu score de crédito mudou desde a última vez que eu acessei?

A sua pontuação pode ter mudado se houve alguma alteração nas suas informações, como atualização de dados cadastrais, dívidas registradas ou retiradas do seu CPF, dentre outros motivos.

Pagar tudo à vista é bom pro score de crédito?

o score de crédito leva em consideração os hábitos em relação ao crédito. Ou seja, quando você paga tudo à vista os birôs de crédito não têm informações suficientes sobre seu perfil financeiro e por isso não conseguem definir o seu score. Prefira sempre fazer compras no cartão ou parceladas, mas lembre-se de pagar tudo em dia.

Posso pagar para aumentar o score de crédito?

Não. Quem é responsável pelo aumento do seu score é você, já que trata-se de uma pontuação que avalia seu comportamento como consumidor. Não confie em empresas que mandam e-mails ou oferecem produtos que prometem aumentar o score.

Colocar CPF na nota fiscal aumenta score?

Não, este não é um fator de análise para o aumento do seu score.

Alerta!

Aqui no blog, constantemente alertamos nossos usuários para o uso consciente do cartão de crédito. Chegam muitas mensagens de usuários que emprestaram seu cartão para terceiros e acabaram negativados.

Então ao pensar em emprestar seu cartão de crédito, fique atento a quem você cede seu cartão. Uma vez que são feitas dívidas, a responsabilidade é do titular. E contas atrasadas, como sabemos, deixam o seu nome sujo.

Lembramos também que, score não é uma ferramenta única utilizada pelas administradoras de cartão. As empresas podem ou não usar essa informação. A aprovação do crédito dependem apenas delas.

Mas fique ligado, se você pretende solicitar um bom cartão de crédito, o nome limpo e boa reputação com as empresas é fundamental. Mesmo não estando com o nome sujo, seguir as dicas deste post é sempre bom.

Descomplicamos?

Gostou das dicas? Acompanhe o blog para não perder nenhuma novidade! Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Leonardo Jacomini

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa. - Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como saber se meu nome está no SPC? Descubra agora

Parcelamento Enel: como parcelar suas contas atrasadas

Negocia Fácil Claro: veja como negociar dívidas com condições especiais

Oi Negocia: veja como consultar e quitar as suas dívidas

Nome limpo ou sujo? Consulte o seu CPF e descubra!

Desendivida Santander: soluções de crédito para você

Consolidação de dívidas: conheça e veja como unificar suas pendências

Empréstimos Caixa: conheça todas as modalidades