Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Candidato a emprego pode ser rejeitado por ter nome sujo?

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Estar com o nome sujo é algo que pode impedi-lo de ser aprovado em solicitações de serviços e produtos financeiros, como: empréstimos, cartão de crédito, financiamentos, dentre outros.

O que muitos não sabem é que quem está com nome negativado pode até ser rejeitado em uma vaga de emprego, mesmo que a prática não seja permitida. Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Então continue com a gente.

O que você procura?

Candidato a emprego pode ser rejeitado por estar com nome sujo?

Entrar no mercado de trabalho não é algo fácil e alguns empregadores ainda costumam dificultar isso para pessoas que estão com o nome sujo.

O Ministério Público do Trabalho considera um ato discriminatório a consulta aos órgãos de proteção ao crédito pelos empregadores como decisão na hora de contratar ou não um candidato.

Porém, na prática isso não acontece. Algumas empresas consultam o CPF do trabalhador no Serasa ou SPC e usam o nome sujo como motivo para rejeitar candidatos à vagas de emprego, mesmo que isso seja proibido por lei.

A proibição da adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso ou a manutenção da relação de emprego está prevista na na Lei 9.029/1995, art. 1º.

Se o candidato for prejudicado em uma vaga de emprego por estar com o nome negativado ele pode acionar a justiça. Contudo, ele terá que provar que o motivo foi esse e, infelizmente, isso é algo muito difícil.

Existe alguma exceção?

Os bancos podem fazer esse tipo de restrição pois, de acordo com um dispositivo na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é permitido que os bancários sejam demitidos caso estiverem com o nome sujo.

Além disso, os concursos públicos também podem reprovar pessoas que estão com nome negativado, já que as vagas não são regidas pela CLT. Caso você se encontre nessa situação, pode solicitar na justiça para que a exigência seja retirada.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você.

Até a próxima!

Score Grátis é na Foregon!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.