Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Birôs de crédito são todos iguais?

Por Nara LimaPublicado em

Nome negativado, score de crédito e proteção ao crédito, essas são palavras comuns na vida de milhares de brasileiros, mas o que elas têm em comum? Todas elas são informações e ferramentas dos birôs de crédito.

Você já ouviu falar nos birôs? Saiba o que esse tipo de instituição é e entenda se todos são iguais. 

O que é um birô de crédito?

Semelhante a um grande banco de dados de pagamento, o birô de crédito é uma espécie de empresa que tem como principal objetivo registrar o histórico pagador de um indivíduo. O que isso significa? Se uma pessoa atrasa o pagamento uma conta, por exemplo, essa informação vai para os birôs. Em outras palavras, os birôs podem ser considerados empresas de proteção ao crédito.

Vamos pensar juntos: se alguém solicitar crédito a uma instituição, como um empréstimo, por exemplo, são essas empresas que serão consultadas para que o banco obtenha informações a respeito do histórico pagador de seu cliente.

Resumindo, o birô de crédito acessa dados de fontes públicas e privadas em busca de informações completas sobre o histórico de cada consumidor.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Quais os birôs de crédito no Brasil?

No Brasil existem quatro birôs de crédito, que são: Boa Vista, Serasa, SPC e Quod. Todos eles seguem leis com o objetivo de proteger dados sensíveis do consumidor e são regulados pelo Banco Central. 

Todos os birôs são iguais?

Apesar de todos os birôs de crédito possuírem a mesma finalidade, registrar os dados de pagamento, eles não são iguais. Cada empresa atua de uma forma distinta em diversos pontos, como: 

Fonte de dados

Obrigatoriamente, os birôs devem utilizar informações de cartórios e do Cadastro de Cheque sem Fundo do Banco Central (BC), no entanto, eles também podem aumentar a fonte dos dados, oferecendo soluções mais precisas para o mercado de crédito.

Calculo de score

Todos os birôs possuem o mesmo intuito, no entanto, cada uma das empresas faz um cálculo distinto com as informações que possui. Ou seja, a pontuação final é diferente em cada birô. 

Serviços oferecidos

Outro ponto interessante a ser citado é que alguns birôs oferecem o serviço de verificação do score de crédito de forma gratuita, já outros não. 

CPF Protegido da Foregon

Você já conhece o CPF Protegido da Foregon? A ferramenta, gratuita para nossos usuários que já consultaram seu score de crédito, é mais uma novidade que chega para trazer ainda mais segurança a sua vida financeira.

Com ela, é possível monitorar empresas, bancos, instituições e até mesmo Pessoas Físicas que consultaram seu CPF e, assim, tornar mais simples o processo de evitar uma fraude. 

Vale lembrar que Foregon não é um birô de crédito, mas possui parceria com o Boa Vista Serviços, ou seja, todas as informações obtidas pela Foregon para encontrar o melhor produto e serviço para você são obtidas dela.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ficou com dúvidas? 

Se você ainda possui alguma dúvida a respeito do assunto, não se esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo, combinado? Aproveite e conheça mais sobre o CPF Protegido da Foregon e monitore de perto quem consulta seu documento.

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Os 5 principais erros na gestão financeira empresarial

Pagamentos digitais: quais os mais utilizados pelo e-commerce

Pagamento de dívidas: descubra com esses 5 livros qual a melhor forma de começar

5 alternativas para fugir dos juros altos

Imposto de Renda: o que acontece se eu não declarar?

Perfis financeiros: saiba quem é você na hora de lidar com dinheiro

Dicionário financeiro: 20 expressões sobre dinheiro que todo brasileiro deve conhecer

3 investimentos para iniciantes com pouco dinheiro