Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Saber se Meu Nome está Sujo em Poucos Minutos?

Por Sabrina VansellaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Critério de seleção: Alguns dos produtos financeiros apresentados aqui são de nossos parceiros. Entretanto, isso não influencia nossa avaliação e análise, que permanece imparcial e independente.

No mundo das finanças pessoais, uma das situações mais importantes é saber se você tem o nome sujo.

Ter o nome sujo, ou negativado, pode trazer uma série de complicações que vão desde a dificuldade em obter crédito até barreiras na busca por oportunidades de emprego.

Segundo o levantamento do Mapa da Inadimplência no Brasil de junho de 2023, o país contava com 71,45 milhões de brasileiros nesta situação, cerca de 43,78% da população.

Esta é uma estatística alarmante que destaca a importância de saber se o nome está sujo.

Pessoa pensativa ao lado da logo da SPC Brasil, como que se perguntando

Neste conteúdo, vamos apresentar os caminhos para identificar se você faz parte desse grupo significativo da população.

O que você procura?

Como saber se meu nome está sujo?

Descobrir se seu CPF está negativado é o primeiro passo para recuperar sua saúde financeira.

Se você está se perguntando como verificar sua situação e identificar possíveis pendências, este tópico é para você.

Logo abaixo entenda como saber se você está com pendência em cada um desses birôs de crédito.

Consulta na Foregon

No portal da Foregon, você pode consultar seu CPF e score de crédito de forma rápida e segura.

Essa consulta pode ser uma ferramenta útil para que você possa verificar seu status de crédito e identificar possíveis irregularidades em seu nome.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Consulta no Serasa

No próprio site do Serasa é possível consultar a situação do seu nome. Basta acessá-lo, clicar em "Consultar CPF grátis" e se cadastrar com informações pessoais e senha para acesso.

Após realizar o login, você conseguirá ter informações sobre a empresa que te negativou e sobre o vencimento da dívida, além de aproveitar novas formas para renegociar suas dívidas.

Consulta no SPC

Para consultar o nome e outras informações no site do SPC é preciso pagar um plano de R$ 16,90. Por outro lado, se você apenas deseja saber o seu score de crédito, essa ferramenta é gratuita e pode ser utilizada após o cadastro na plataforma.

Além disso, também é possível consultar nome no SPC pelo aplicativo SPC consumidor (Android e iOS), mas não altera o fato de precisar pagar pelo plano mensal da plataforma.

Meu nome está sujo, o que devo fazer?

Se você descobriu que seu nome está negativado, o primeiro passo é manter a calma e buscar uma compreensão clara da sua situação financeira.

Isso envolve conhecer em detalhes todas as suas dívidas, incluindo quem são os credores, os valores devidos, as taxas de juros aplicadas e as datas de vencimento.

Verifique se você reconhece suas dívidas. Caso não saiba do que se tratam, talvez alguém esteja usando seu CPF de forma indevida.

Com essas informações em mãos, é aconselhável entrar em contato com os credores para negociar as dívidas. Muitas empresas estão dispostas a oferecer condições de pagamento facilitadas ou descontos para receber valores atrasados.

Além disso, é fundamental criar um orçamento detalhado que priorize o pagamento dessas dívidas, garantindo que as novas condições de pagamento sejam realistas e viáveis dentro da sua realidade financeira.

Também pode ser benéfico buscar aconselhamento financeiro ou jurídico, principalmente em situações em que as dívidas são significativas ou complexas.

Regularizar suas pendências financeiras é um processo que exige comprometimento e disciplina, mas com as ações corretas, é possível limpar seu nome e reconstruir sua saúde financeira.

Perguntas frequentes

Como consultar se o nome está no SPC?

Você pode consultar seu CPF pelo site do SPC ou até mesmo no aplicativo do birô de crédito. Se constarem dívidas no seu nome, quer dizer que seu CPF está negativado.

Qual é a diferença do SPC e Serasa?

O SPC é administrado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e possui informações de inadimplência principalmente de lojas e comércios locais, obtidas por meio das CDLs (Câmaras de Dirigentes Lojistas) presentes em diversas cidades do país.

Enquanto o SPC é mais utilizado por pequenos e médios empresários locais, a Serasa é mais abrangente e utilizada por empresas de grande porte e instituições financeiras.

Como ver se o meu nome está sujo?

Você deve consultar seu CPF nos sites ou aplicativos do birôs de crédito, como SPC, Serasa ou Boa Vista. Vale ressaltar que é possível ter o nome sujo em mais de um birô de crédito.

O que dá pra consultar com o CPF?

Ao consultar seu CPF você descobre seu score de crédito, pendências em seu nome, informações do Cadastro Positivo e, se for na Foregon, também recebe alertas de fraudes no seu CPF.

Como ver se o seu CPF está sujo?

Para entender se o seu CPF está sujo, basta consultar o seu score de crédito no portal da Foregon e ver se existe alguma pendência em aberto. Também é possível consultar na Serasa e Boa Vista.

A consulta no SPC é gratuita?

Sim. Você pode consultar seu CPF gratuitamente no site ou aplicativo do SPC. Porém, a empresa cobra por alguns serviços prestados, como a consulta de CPF de terceiros.
Compartilhe
Sabrina Vansella

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon desde 2021, através da escrita busca melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Ver todos os posts

Leia também

Golpe SMS: Não Seja a Próxima Vítima

Como Consultar CNH pelo CPF em 2024?

5 Passos Simples Para Proteger Seus Dados Pessoais

Engenharia Social: O que é e Como Evitar esse Golpe?

Como Regularizar o CPF: Guia Fácil para Vencer a Burocracia

Roubo de Identidade: O que Fazer para se Proteger?

Nova Lei do CPF: O que vai Mudar em 2024?

O que é a Dark Web e por que ela é tão Perigosa?