Foregon.comConteúdos

Como consultar contas abertas em bancos e evitar golpes com CPF

Por Jennifer FigueiredoPublicado em
Compartilhe

Você sabia que é possível consultar em tempo real quais bancos ou instituições financeiras estão vinculados ao seu CPF? Neste artigo, você vai conhecer dois sistemas importantes que contêm informações sobre seus relacionamentos com bancos, como contas abertas, investimentos, aplicações, entre outras modalidades. Entenda o que é e como funciona o CSS e o Registrato.

O que é CCS

O CCS (Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional) é um sistema que permite acessar informações a respeito dos vínculos de uma pessoa, física ou jurídica, com instituições financeiras e bancos. Essas informações podem ser consultadas tanto pelo próprio cliente, como por autoridades públicas e judiciárias, por meio do Registrato.

Quais dados são mostrados no CCS? 

Este cadastro contém a identificação do cliente, como nome completo e CPF, ou de seus representantes legais e procuradores; instituições financeiras em que mantém ativos ou investimentos; datas de início e, se for o caso, data de fim de relacionamento com a instituição. ​Vale lembrar que o cadastro não contém dados sobre saldo; movimentações ou endereço. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O que é Registrato?

​O Registrato é um sistema administrado pelo Banco Central que permite aos cidadãos acessarem pela internet e de forma gratuita, relatórios com sobre os próprios relacionamentos com as instituições financeiras, operações de crédito e operações de câmbio.

Os relatórios são compostos de informações encaminhadas pelos bancos e instituições nas quais possui vínculos, compreendendo o cadastro CCS, SCR e Relatórios de Operações de Câmbio e Transferências Internacionais.

Como acessar o Registrato? 

​O Registrato está disponível no site do Banco Central, acessível de qualquer dispositivo com conexão à internet. Mas, para acessá-lo é preciso fazer um credenciamento de Pessoa Física ou Jurídica e escolher uma das opções para prosseguir com seu cadastro:

  • Celular;
  • Internet Banking; 
  • Certificado digital (e-CPF A3);
  • Outras formas de credenciamento. 

Verifique contas abertas no seu CPF ou CNPJ e evite golpes 

Ao acessar os relatórios do CCS por meio do Registrato, você estará ciente de todas as relações que envolvem seu nome e diferentes instituições financeiras, como conta corrente, poupança, entre outras atividades. 

Caso não tenha nenhum vínculo com qualquer instituição financeira, é possível acessar diretamente a Certidão Negativa de Relacionamento com o Sistema Financeiro, utilizando apenas o seu CPF, sem necessidade de se cadastrar no Registrato.

Para saber mais 

Manter a segurança financeira e dos seus dados é essencial para evitar a ação de pessoas mal intencionadas. Os golpes têm se tornado frequentes graças ao advento da internet e seus mecanismos. Para evitar passar por situações de risco, selecionamos conteúdos que podem conter dicas valiosas para você se proteger:

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Passagem aérea mais cara: saiba como economizar na próxima viagem

  • Dicas financeiras

    Funcionário com contrato suspenso deve ter período de férias adiado

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras