Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Consultar Contas Abertas em Bancos?

Escrito por Jennifer Figueiredo

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Você sabia que é possível consultar em tempo real quais bancos ou instituições financeiras estão vinculados ao seu CPF? Neste artigo, você vai conhecer dois sistemas importantes que contêm informações sobre seus relacionamentos com bancos, como contas abertas, investimentos, aplicações, entre outras modalidades. Entenda o que é e como funciona o CSS e o Registrato.

O que você procura?

O que é CCS

O CCS (Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional) é um sistema que permite acessar informações a respeito dos vínculos de uma pessoa, física ou jurídica, com instituições financeiras e bancos. Essas informações podem ser consultadas tanto pelo próprio cliente, como por autoridades públicas e judiciárias, por meio do Registrato.

Quais dados são mostrados no CCS?

Este cadastro contém a identificação do cliente, como nome completo e CPF, ou de seus representantes legais e procuradores; instituições financeiras em que mantém ativos ou investimentos; datas de início e, se for o caso, data de fim de relacionamento com a instituição. ​Vale lembrar que o cadastro não contém dados sobre saldo; movimentações ou endereço.

O que é Registrato?

​O Registrato é um sistema administrado pelo Banco Central que permite aos cidadãos acessarem pela internet e de forma gratuita, relatórios com sobre os próprios relacionamentos com as instituições financeiras, operações de crédito e operações de câmbio.

Os relatórios são compostos de informações encaminhadas pelos bancos e instituições nas quais possui vínculos, compreendendo o cadastro CCS, SCR e Relatórios de Operações de Câmbio e Transferências Internacionais.

Como acessar o Registrato?

​O Registrato está disponível no site do Banco Central, acessível de qualquer dispositivo com conexão à internet. Mas, para acessá-lo é preciso fazer um credenciamento de Pessoa Física ou Jurídica e escolher uma das opções para prosseguir com seu cadastro:

  • Celular;
  • Internet Banking; 
  • Certificado digital (e-CPF A3);
  • Outras formas de credenciamento.

Como descobrir se tenho conta em um banco?

Ao acessar os relatórios do CCS por meio do Registrato, você estará ciente de todas as relações que envolvem seu nome e diferentes instituições financeiras, como conta corrente, poupança, entre outras atividades.

Caso não tenha nenhum vínculo com qualquer instituição financeira, é possível acessar diretamente a Certidão Negativa de Relacionamento com o Sistema Financeiro, utilizando apenas o seu CPF, sem necessidade de se cadastrar no Registrato.

Para saber mais

Manter a segurança financeira e dos seus dados é essencial para evitar a ação de pessoas mal intencionadas. Os golpes têm se tornado frequentes graças ao advento da internet e seus mecanismos. Para evitar passar por situações de risco, selecionamos conteúdos que podem conter dicas valiosas para você se proteger:

Compartilhe

Escrito por:

Jennifer Figueiredo
Redatora

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.