Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Consultar Minhas Contas Bancárias pelo CPF?

4 minutos de leitura

Escrito por 

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O que você precisa saber:

  • Brasileiros têm, em média, seis contas bancárias diferentes. Muitos acabam até esquecendo da existência dessas contas, mas é possível consultar contas bancárias em seu nome pelo CPF.
  • A consulta é gratuita e é feita pelo Registrato do Banco Central.
  • Através do Registrato, você pode consultar dados sobre suas contas bancárias, empréstimos, operações de câmbio, entre outros serviços financeiros, de forma segura e gratuita.

_______________________________________________________________________________

Você já se perguntou se é possível verificar a existência de contas bancárias em seu nome utilizando apenas o CPF?

De acordo com dados do Ranking idwall de Experiência Digital, em média, cada brasileiro possui seis contas bancárias diferentes. O problema é que, muitas vezes, a maioria não lembra que tem contas bancárias abertas.

Seja para organizar suas finanças, conferir a autenticidade de contas em seu nome ou mesmo para cumprir requisitos legais, saber como acessar essas informações pode ser extremamente útil.

Vamos explorar juntos os métodos seguros e legais para consultar contas bancárias usando o CPF, destacando as ferramentas disponíveis e as precauções necessárias para proteger sua privacidade e segurança online.

O que você procura?

Como consultar contas bancárias pelo CPF no Registrato?

O Registrato é um sistema oferecido pelo Banco Central do Brasil que permite aos cidadãos acessarem informações detalhadas sobre seu relacionamento com o sistema financeiro nacional. Através do Registrato, você pode consultar dados sobre suas contas bancárias, empréstimos, operações de câmbio, entre outros serviços financeiros, de forma segura e gratuita.

O Banco Central autorizou que todos bancos e instituições financeiras encerrem as contas bancárias de clientes que estão com o CPF irregular na Receita Federal.

Aqui na Foregon, nós te ajudamos a evitar este problema. Em poucos passos, você consulta a situação cadastral do seu CPF na Receita Federal e descobre se ele está:

  • Regular: nenhuma pendência no CPF;
  • Pendente de regularização: problemas com a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física nos últimos 5 anos;
  • Suspenso: cadastro incorreto ou incompleto;
  • Cancelado: CPF foi cancelado por multiplicidade de cadastro, por conta de decisão administrativa ou judicial e, em alguns raros casos, por perda ou roubo;
  • Nulo: quando identificada alguma fraude no cadastro;
  • CPF de pessoa falecida: Receita Federal toma nota do falecimento do titular.

Consulte agora mesmo a situação do seu CPF na Receita Federal e evite ter a sua conta encerrada por irregularidades.

Para consultar suas contas bancárias por meio do Registrato, siga estas etapas:

  • 1. Acesse o Site do Registrato:

Entre no site do Registrato e clique em "Entrar no Registrato".

  • 2. Faça o Login:

Você será redirecionado para uma página do Governo, onde deve fazer seu login com CPF e senha.

  • 3. Navegue pela Plataforma:

Dentro da plataforma do Registrato, você verá as seguintes opções abaixo de "Solicitação de Relatórios":

  • Empréstimos e Financiamentos;
  • Contas e Relacionamentos;
  • Cheques Sem Fundos;
  • Chaves Pix;
  • Câmbio;
  • Cadin Federal.
  • 4. Solicite um Relatório:

Para cada uma das opções, clique no botão "Consulta". Se você não tiver nenhum relatório produzido anteriormente, marque a opção "Aceito os Termos de Ciência e Responsabilidade" e clique em "+ Gerar Relatório".

  • 5. Acesse Suas Informações:

Em poucos segundos, as informações solicitadas estarão disponíveis na mesma página.

Para identificar todas as suas contas bancárias vinculadas ao seu CPF, siga o processo na opção "Contas e Relacionamentos".

Que consultas posso fazer com meu CPF?

Seu CPF é uma chave importante para acessar dezenas de informações relevantes sobre sua vida. Pra sua agilidade, separamos uma lista com algumas consultar bastante comuns que podem te ajudar em algum momento crucial:

A situação cadastral do CPF mostra se seu documento está regular ou irregular na Receita Federal, ou seja, se há pendências financeiras em seu nome ou qualquer informação errada em seu cadastro, o que pode levar ao bloqueio de CPF e movimentações de dinheiro.Existem 6 tipos de situação cadastrais que você pode encontrar:

  • CPF Regular: Indica que seu CPF está em dia, sem pendências, com todas as declarações de IR entregues e cadastro completo.
  • CPF Pendente de Regularização: Significa que alguma declaração do Imposto de Renda não foi entregue nos últimos 5 anos. Resolva isso para evitar complicações.
  • CPF Suspenso: Indica falta de informações ou dados incorretos. Regularize rapidamente para manter acesso a serviços públicos essenciais, como Bolsa Família e aposentadoria pelo INSS.
  • CPF Cancelado: Pode acontecer em casos de perda, roubo, fraude ou por decisão judicial/administrativa. Será necessário emitir uma nova via ou regularizar a situação.
  • CPF Nulo: Indica possível fraude. Regularize o mais rápido possível para evitar problemas futuros.
  • CPF de Pessoa Falecida: O CPF deve ser cancelado após o falecimento do titular. Em alguns estados, esse cancelamento é automático após o registro de óbito.

Na Foregon, você pode verificar a situação cadastral do seu CPF na Receita Federal e ainda recebe alertas em tempo real sobre qualquer mudança no status ou movimentação suspeita. Isso permite que você tome as medidas necessárias a tempo, evitando prejuízos maiores e garantindo mais segurança e controle sobre seus dados.

Compartilhe

Escrito por:

Guilherme Dorneles
Especialista em SEO

Guilherme se formou em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana e com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUCRS. Com mais de uma década de produção de conteúdo e gestão de tráfego orgânico, ele tem uma paixão secreta por planilhas financeiras meticulosamente preenchidas.