Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Data de Emissão do RG: Aprenda a Consultar

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Um dos dados importantes presentes na Carteira de Identidade é a data de expedição. Ou seja, a data em que esse documento foi emitido.

Para consultar a data de emissão do RG, basta encontrar essa informação no verso do documento. Porém, se você não está com o RG em mãos, saiba que é possível consultar online.

O que você procura?

Como consultar a data de emissão ou expedição do RG?

O Registro Geral ou somente RG, é considerado um dos documentos mais importantes do cidadão. Ele é a identificação do indivíduo e é solicitado em diversas situações, como cadastros em geral, solicitações de empréstimos, financiamentos, dentre outros.

Existem três maneiras de consultar a data de expedição, ou seja, o dia, mês e ano em que o seu RG foi emitido. Vamos ver como?

1. Pelo próprio documento

O verso do RG é a parte em que ficam informações, como:

  • Nome completo;
  • Data de expedição;
  • Número do RG;
  • Naturalidade;
  • Filiação;
  • Número do CPF;
  • Data de nascimento.

A data de expedição fica informada na parte superior direita do documento, ao lado do número do RG.

Antes de prosseguir com a consulta online da data de expedição do seu RG, considere verificar se há indícios de uso ilegal do seu CPF. A verificação e o monitoramento de seus dados pessoais são essenciais para evitar surpresas desagradáveis.

2. Pelo site Meu INSS

Caso você não esteja com o documento em mãos, pode consultar o RG pelo número do seu CPF, no portal Meu INSS.

  1. Entre no portal Meu INSS;
  2. Clique em "Entrar", caso já possua cadastro;
  3. Se você ainda não possui cadastro, selecione a opção "Cadastrar senha" e preencha os campos com seus dados;
  4. Para fazer o login, insira seu CPF e clique em "Próxima";
  5. Selecione "Extrato de Contribuições (CNIS)", na barra lateral de serviços;
  6. Vá para a opção "Dados cadastrais" e procure a aba de "Documentação".

A data de expedição, número do RG e outras informações estarão disponíveis no campo "Identidade".

3. Pelo aplicativo Meu INSS

Se preferir, o Meu INSS também possui um App e lá você também consegue consultar as informações do RG e muito mais:

  • Baixe o App Meu INSS no seu celular (Android ou iOS);
  • Faça login com seu CPF ou cadastre-se caso não possua conta;
  • Entre no menu, localizado no canto superior esquerdo;
  • Selecione a opção "Extratos/Certidões/Declarações" e vá até "Meu cadastro".

Pronto, na parte de "Documentação" você encontra a data de emissão e todas as outras informações do RG.

Qual a finalidade da data de emissão do RG?

Como o próprio nome indica, a data de emissão do RG corresponde ao dia, mês e ano em que o documento foi expedido e passou a ter valor legal. Basicamente, seu principal intuito é dar uma noção de quanto tempo o documento físico existe e se é ou não necessário atualizar o documento com uma nova via.

Vale frisar que a carteira de identidade pode ser recusada em alguns serviços, quando não for possível identificar o titular pela foto.

O que é e como saber qual o órgão expedidor do RG?

O órgão expedidor do documento é a instituição que emitiu a identidade oficial. Na maioria dos casos, este órgão é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado. Entretanto, também existem outros órgãos competentes que podem expedir o RG, podendo de acordo com o estado em questão.

Saiba identificar o órgão expedidor do RG:

Na carteira de identidade

É possível identificar o órgão expedidor na frente do documento, ao lado da foto 3×4, onde está localizado nome completo do órgão.

No site Meu INSS

É possível identificar o órgão expedidor acessando "Meu Cadastro" e selecionando a opção "Documentação". Em seguida, toque em "Identidade" e em "Órgão Emissor". Por fim, você encontrará a opção "Sigla", que indicará o órgão.

No App Meu INSS

É possível identificar o órgão expedidor acessando o App, na opção "Meu Cadastro". Em seguida, vá até a opção "Documentação" e clique em "Identidade". Por fim, selecione a opção "Órgão Emissor" e "Sigla".

Baixar na App StoreDisponível no Google Play

Conclusão

Como vimos até aqui, a data de emissão do RG corresponde ao dia, mês e ano em que o documento foi expedido e passou a ter valor legal. A carteira de identidade pode ser recusada quando não for possível identificar o titular pela foto.

Dessa forma, é possível ter conhecimento sobre a data que ela foi expedida e é ou não necessário atualizar a carteira de identificação.

Perguntas Frequentes

Como saber a data de emissão do RG pela internet?

No site ou App Meu INSS. Se você for de São Paulo, é possível acessar seu RG online através do App RG Digital.

Como ver a data de emissão do RG pelo CPF?

Acesse o site Meu INSS > Clique em "Entrar com gov.br" > Insira o número do seu CPF para criar ou acessar a sua conta > Acesse o campo "Meu Cadastro" > Clique em "Dados Cadastrais" > "Documentação" > E acesse os dados do RG em "Identidade".

O que é data de emissão e data de expedição?

Ambos referem-se a mesma coisa, ou seja, a data em que o RG foi emitido e validado como um documento de identificação oficial.

Como consultar o RG pelo nome?

A consulta do RG só é possível através do número do CPF do cidadão.

O que fazer quando se perde a identidade?

Em caso de perda, extravio ou roubo do RG, registre um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima ou pela internet, caso seja possível no seu estado. Em seguida, solicite a 2ª via do documento e aguarde sua emissão física.

Onde e como solicitar a segunda via do RG?

Você pode solicitar a 2ª via do RG na Polícia Civil, em postos de emissão simplificada ou consultar os aplicativos oficiais do seu estado. Basta solicitar o documento no órgão expedidor, levando em mãos os documentos necessários.

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.