Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Você sabe o que é score bancário?

Por Camila SilveiraPublicado em

Diferentemente do score de crédito, usado por empresas e instituições financeiras no momento de conceder empréstimos, financiamentos, entre outros, o score bancário é uma nota interna que o banco dá para o seu cliente com base nos seus hábitos de pagamentos, solicitações e uso de crédito.

Entenda o que é score bancário

O score bancário é uma pontuação interna usada pelos bancos para avaliar o histórico de um cliente, ou seja, suas características como pagador.

O score interno, também chamado de rating, serve como um indicador para os bancos decidirem se aprovam ou não um pedido de crédito do cliente.

Para que você entenda melhor, vamos imaginar um exemplo: um cliente antigo de um banco x sempre paga suas faturas do cartão de crédito em dia, nunca caiu no endividamento e utiliza os serviços bancários com frequência. Então, é muito provável que este cliente tenha um bom score interno naquele banco.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Portanto, sempre que ele contratar um produto ou serviço financeiro naquele banco, as chances de aprovação são grandes, já que o banco o reconhece como um bom pagador.

Em contrapartida, o cliente que já ficou devendo em determinado banco, sempre atrasa as faturas ou deixou alguma dívida caducar terá uma pontuação interna ruim, o que o impossibilita de conseguir crédito naquele banco.

Como aumentar o score bancário interno?

Para aumentar seu score interno no banco em que deseja solicitar crédito, é importante que você tenha um bom relacionamento com a instituição financeira e busque utilizar o máximo de recursos que ela oferece. Abaixo separamos algumas dicas de como aumentar seu rating score:

Mantenha um bom relacionamento, pagando sempre em dia

Se você tem cartão de crédito do banco ou algum empréstimo, financiamento, título de capitalização, dentre outros serviços financeiros, o primeiro passo para construir um bom relacionamento com o seu banco é pagar as faturas ou boletos de parcelas em dia.

Quando você paga suas contas em atraso, o banco guarda esses dados e além disso influenciar no seu score interno, também influencia na sua pontuação de score de crédito, já que essas informações também podem ser enviadas para os birôs de crédito, como Serasa e Boa Vista, por exemplo.

Utilize os serviços que o banco oferece

Outra forma de criar um bom relacionamento com o seu banco é utilizar os serviços que ele oferece. Ou seja, para isso você pode contratar um título de capitalização, fazer a assinatura de seguros ou assistências, contratar consórcios, dentre outros.

Quanto mais serviços do seu banco você utilizar, melhor será seu score interno. Mas lembre-se, pague as parcelas desses serviços sempre em dia!

Faça investimentos por meio do seu banco

A maioria dos bancos hoje em dia oferecem opções de investimentos para seus clientes. Investir em ativos financeiros do seu banco é uma ótima maneira para criar um bom relacionamento e ainda obter lucros a partir dos rendimentos dos investimentos.

Como aumentar minhas chances de aprovação de crédito?

Para ter mais chances de aprovação, além de solicitar crédito no banco em que você já tem um bom relacionamento, também é importante escolher um produto que combine com seu perfil.

Aqui na Foregon você consulta seu score de crédito e ainda recebe indicações dos produtos financeiros que mais combinam com você e têm maior chance de aprová-lo.

Consulte seu CPF grátis e descubra suas chances de aprovação!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Perguntas frequentes (FAQ)

Como descobrir minha pontuação de score interno do banco?

Não é possível saber o seu rating score, já que os bancos não divulgam essa informação.

O rating score influencia no meu score de crédito?

Não influencia. No entanto, se o seu score bancário interno em um banco x é baixo, dificilmente você terá credito aprovado neste banco.

Qual a diferença entre score bancário e score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e é calculada pelos birôs de crédito, de acordo com seu comportamento financeiro. Já o score bancário é um banco de dados de informações dos clientes dos bancos, são os bancos que criam essa pontuação e eles não divulgam. O rating score ou score bancário é calculado de acordo com os hábitos de pagamentos e relacionamento que o cliente tem com o banco.

Gostou do conteúdo?

Ter uma boa relação com seu banco poderá te render boas chances de aprovação na análise de crédito quando você solicitar algum produto ou serviço financeiro.

Esperamos ter ajudado você com esse artigo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe um comentário para nós. Aproveite e confira o artigo que separamos para você aumentar de uma vez por todas o seu score:

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Benefícios de consultar o score de crédito

Os 5 principais erros na gestão financeira empresarial

Pagamentos digitais: quais os mais utilizados pelo e-commerce

Pagamento de dívidas: descubra com esses 5 livros qual a melhor forma de começar

5 alternativas para fugir dos juros altos

Imposto de Renda: o que acontece se eu não declarar?

Perfis financeiros: saiba quem é você na hora de lidar com dinheiro

Dicionário financeiro: 20 expressões sobre dinheiro que todo brasileiro deve conhecer