Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Score Bancário: Entenda o que é e Como Aumentar a Pontuação

Por Guilherme DornelesPublicado em

Diferentemente do score de crédito, usado por empresas e instituições financeiras no momento de conceder empréstimos, financiamentos, entre outros, o score bancário é uma nota interna que o banco dá para o seu cliente.

Se estiver com uma alta pontuação de score, você pode ter acesso a diversos benefícios do seu banco. Entenda mais sobre o score interno e saiba como aumentar essa pontuação.

O que você procura?

Entenda o que é score bancário

Apesar de nenhuma instituição financeira falar sobre isso, a maioria delas possui um banco de dados que reúne informações de todos os seus clientes.

Por meio desses dados, uma pontuação interna é criada e serve de parâmetro para os produtos e serviços financeiros que serão ofertados no futuro.

O nome dessa pontuação é score bancário, e ela é usada pelos bancos para avaliar o histórico de um cliente, ou seja, suas características como pagador.

O score interno, também chamado de rating, serve como um indicador para os bancos decidirem se aprovam ou não um pedido de crédito do cliente.

Confira os fatores que influenciam no score bancário:

  • Utilização da conta bancária para fazer transações, como TED e Pix;
  • Utilização do cartão de débito e crédito com frequência;
  • Recebimento de salário no banco;
  • Parcelamento de faturas ou renegociação de dívidas;
  • Serviços contratados, como título de capitalização e seguros;
  • Tempo de permanência como cliente.

Para que você entenda melhor, considere o seguinte cenário: um cliente antigo de um banco sempre paga suas faturas do cartão de crédito em dia, nunca caiu no endividamento e utiliza os serviços bancários com frequência. Então, é muito provável que este cliente tenha um bom score interno naquele banco.

Portanto, sempre que ele contratar um produto ou serviço financeiro naquele banco, as chances de aprovação são grandes, já que o banco o reconhece como um bom pagador. Além disso, o banco pode usar essa pontuação para pré-aprovar cartão de crédito, empréstimo ou outros produtos para este tipo de cliente.

Por outro lado, um cliente que já teve problemas de inadimplência no mesmo banco, que frequentemente atrasa os pagamentos ou que possui dívidas não pagas, provavelmente terá uma baixa pontuação de crédito na instituição. Isso resulta em dificuldades para obter crédito ou aprovação para novos serviços financeiros oferecidos pelo banco.

Além disso, um ponto adicional é estar atento à segurança das suas transações e ao uso ilegal de CPF, para evitar surpresas desagradáveis que possam impactar negativamente seu score.

Como aumentar o score bancário interno?

Para aumentar seu score interno no banco em que deseja solicitar crédito, é importante que você tenha um bom relacionamento com a instituição financeira e busque utilizar o máximo de recursos que ela oferece. Abaixo separamos algumas dicas de como aumentar seu rating score:

Mantenha um bom relacionamento, pagando sempre em dia

Se você tem cartão de crédito do banco ou algum empréstimo, financiamento, título de capitalização, dentre outros serviços financeiros, o primeiro passo para construir um bom relacionamento com o seu banco é pagar as faturas ou boletos de parcelas em dia.

Quando você paga suas contas em atraso, o banco guarda esses dados e além disso influenciar no seu score interno, também influencia na sua pontuação de score de crédito, já que essas informações também podem ser enviadas para os birôs de crédito, como Quod, Serasa e Boa Vista, por exemplo.

Utilize os serviços que o banco oferece

Outra forma de criar um bom relacionamento com o seu banco é utilizar os serviços que ele oferece. Ou seja, para isso você pode contratar um título de capitalização, fazer a assinatura de seguros ou assistências, contratar consórcios, dentre outros.

Quanto mais serviços do seu banco você utilizar, melhor será seu score interno. Mas lembre-se, pague as parcelas desses serviços sempre em dia!

Realize a portabilidade de salário

A portabilidade de salário é um serviço de transferência de recebimento do salário de um banco para outro. Por exemplo: se sua empresa paga seu salário no Banco do Brasil e você quer aumentar o seu score bancário do Santander, o ideal é fazer a portabilidade para o Santander.

Com o recebimento mensal do salário no banco, além de aumentar seu score de crédito interno, você também terá mais chances de passar na análise de crédito.

Faça investimentos por meio do seu banco

A maioria dos bancos hoje em dia oferece opções de investimentos para seus clientes. Investir em ativos financeiros do seu banco é uma ótima maneira para criar um bom relacionamento e ainda obter lucros a partir dos rendimentos dos investimentos.

Contrate crédito dentro do seu limite de pagamento

As empresas também analisam a capacidade de compra de cada cliente. Em regra, uma pessoa pode fazer uma dívida que consuma até 30% do total de seus rendimentos mensais. Então, tentar manter suas dívidas dentro desse limite pode ser indispensável para conseguir aumentar seu score interno com o banco.

Como aumentar minhas chances de aprovação de crédito?

Para ter mais chances de aprovação, além de solicitar crédito no banco em que você já tem um bom relacionamento, também é importante escolher um produto que combine com seu perfil.

Aqui na Foregon você consulta seu score de crédito e ainda recebe indicações dos produtos financeiros que mais combinam com você e têm maior chance de aprová-lo.

Score Grátis é na Foregon!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Perguntas frequentes (FAQ)

O que é score alfa?

O Score de crédito é uma pontuação que varia de 0 a 1.000 e serve para indicar ao mercado a probabilidade de uma pessoa pagar suas contas em dia nos próximos meses. Quanto maior o Score, menor é a probabilidade de o consumidor se tornar inadimplente na prática.

Como desbloquear o score Alpha?

Para acessar o serviço de bloqueio/desbloqueio do Serasa Score para consultas, é preciso fazer login no site www.serasa.com.br/premium e clicar no botão "Saiba mais" do cartão "Mais proteção contra fraudes?" na tela inicial. Em seguida, basta selecionar a opção de bloqueio/desbloqueio e clicar em "Confirmar". Assim que o serviço for ativado, você receberá um SMS de confirmação.

Como descobrir minha pontuação de score interno do banco?

Não é possível saber o seu rating score, já que os bancos não divulgam essa informação.

O rating score influencia no meu score de crédito?

Não influencia. No entanto, se o seu score bancário interno em um banco x é baixo, dificilmente você terá crédito aprovado neste banco.

Qual a diferença entre score bancário e score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e é calculada pelos birôs de crédito, de acordo com seu comportamento financeiro. Já o score bancário é um banco de dados de informações dos clientes dos bancos, são os bancos que criam essa pontuação e eles não divulgam. O rating score ou score bancário é calculado de acordo com os hábitos de pagamentos e relacionamento que o cliente tem com o banco.
Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Guilherme Dorneles

Guilherme Dorneles é Analista de SEO na Foregon desde 2022, e traz consigo mais de uma década de experiência em produção de conteúdo e gestão de tráfego orgânico. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana e com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUCRS, Guilherme tem uma paixão secreta por planilhas financeiras meticulosamente preenchidas.

Ver todos os posts

Leia também

Parcelar Fatura Diminui Score? Entenda aqui!

Pagar Boleto Aumenta seu Score? Descubra Aqui!

Por que meu Score Abaixou? Veja 3 motivos

4 benefícios de um score positivo pra sua vida financeira

Como Aumentar o Score do CPF Rápido em 2024?

Seu Instagram foi Hackeado? Saiba como se Proteger

Boa Vista Score: Veja Como Funciona e Aumente sua Pontuação

O que é Limite Adicional Nubank: Entenda Como Funciona