Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Score Alfa: Como Saber Minha Pontuação Interna do Banco?

Escrito por Guilherme Dorneles

Atualizado em 
Editado por Maristela Coimbra
Dados verificados

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Existe uma diferença entre score de crédito e score alfa.

Os dois são pontuações usadas pelos bancos para avaliar se você é um bom ou mau pagador de contas, mas, enquanto o score de crédito é calculado por birôs de crédito como Serasa, SPC e Quod; o score alfa (ou score bancário) é a nota interna e específica de cada banco para cada um dos seus clientes.

Além disso, se você tiver uma pontuação alta de score, você pode ter acesso a diversos benefícios do seu próprio banco, o maior exemplo sendo a facilidade de aprovação em pedidos de crédito, como empréstimos, financiamentos, entre outros.

No conteúdo de hoje, você vai descobrir porque existe essa separação entre pontuações, e de que forma você pode descobrir o seu alfa score nos bancos.

Enquanto você faz essa leitura, você já pode ir consultando o seu score de crédito (aquele calculado pelos birôs) pelo nosso site.

Consulte seu Score de Crédito e aumente sua pontuação!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar meu score
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

O que você procura?

Como é calculado o score alfa ou score bancário?

Todos os meses, o Banco Central envia para os bancos os dados atualizados vinculados ao CPF de cada cliente. Esses dados contam com informações como: pagamento de dívidas, movimentações no cartão, protestos em seu nome, situação na Receita Federal, ações judiciais, entre outros.

O banco recebe estes dados e os classifica dentro de um sistema próprio de avaliação, que chamamos de Score Alfa.

Outros fatores que também podem ser incluídos na avaliação do seu score alfa são:

  • Utilização da conta bancária para fazer transações, como TED e Pix;
  • Utilização do cartão de débito e crédito com frequência;
  • Recebimento de salário no banco;
  • Parcelamento de faturas ou renegociação de dívidas;
  • Serviços contratados, como título de capitalização e seguros;
  • Tempo de permanência como cliente.

O sistema de notas do Score Alfa

Diferente da pontuação de score dos birôs, o Score Alfa é uma nota medida em letras, também chamada de "rating bancário".

Rating Bancário Avaliação Descrição
AAA A mais alta qualidade de crédito
A menor expectativa de risco de inadimplência. São atribuídas apenas em casos de capacidade excepcionalmente forte para pagamento de compromissos financeiros. Essa capacidade é altamente improvável de ser afetada negativamente por eventos previsíveis.
AA Qualidade de crédito muito alta
Expectativas de risco muito baixo de inadimplência. Indicam capacidade muito forte para pagamento de compromissos financeiros. Esta capacidade não é significativamente vulnerável a eventos previsíveis.
A Qualidade de crédito alta
Expectativas de baixo risco de inadimplência. A capacidade para pagamento de compromissos financeiros é considerada forte. No entanto, esta capacidade pode ser mais vulnerável a condições adversas de negócios ou econômicas do que é o caso para classificações mais altas.
BBB Boa qualidade de crédito
As expectativas de risco de inadimplência são atualmente baixas. A capacidade para pagamento de compromissos financeiros é considerada adequada, mas condições adversas de negócios ou econômicas são mais propensas a prejudicar essa capacidade.
BB Especulativo
Vulnerabilidade elevada ao risco de inadimplência, particularmente no evento de mudanças adversas em condições de negócios ou econômicas ao longo do tempo; no entanto, existe flexibilidade comercial ou financeira que suporta o serviço de compromissos financeiros.
B Altamente especulativo
O risco de inadimplência material está presente, mas ainda resta uma margem de segurança limitada. Os compromissos financeiros estão sendo cumpridos atualmente; no entanto, a capacidade para pagamento contínuo é vulnerável a deterioração no ambiente de negócios e econômico.
CCC Risco de crédito substancial
Margem de segurança muito baixa. A inadimplência é uma possibilidade real.
CC Níveis muito altos de risco de crédito
A inadimplência de algum tipo parece provável.
C Próximo da inadimplência
Um processo de inadimplência ou semelhante à inadimplência começou, ou para um veículo de financiamento fechado, a capacidade de pagamento está irrevogavelmente prejudicada.
RD Inadimplência restrita
O emissor que experimentou uma inadimplência de pagamento ou troca de dívida por estresse em um título, empréstimo ou outra obrigação financeira material, mas não entrou em processos de falência, administração, recebimento, liquidação ou outro procedimento formal de encerramento, e não cessou de operar de outra forma.
D Inadimplência
O emissor que entrou em processos de falência, administração, recebimento, liquidação ou outro procedimento formal de encerramento ou que cessou as operações de negócios e a dívida ainda está pendente.

Como consultar meu score alfa?

A única maneira de descobrir a sua nota de crédito dentro do banco é indo pessoalmente até a agência que você é cliente, conversar com o seu gerente e solicitar que ele lhe explique qual é a sua classificação interna de crédito naquele banco.

Muitas vezes a rotina dos funcionários dentro da agência impede que a gente consiga ter uma conversa longa ou produtiva. Isso se dá principalmente devido às metas que cada um precisa bater ali dentro, o que torna o ritmo do atendimento pessoal pouco adequado para entrar em detalhes como esse.

Lembre-se que o score que você observa na Foregon, ou nos birôs de crédito, não será o mesmo que você tem no banco. Se restaram dúvidas a respeito dessa diferença, volte sua leitura para o tópico "o sistema de notas do Score Alfa".

Como aumentar o score bancário interno?

Se você ainda tem um score baixo depois de entender quais são os fatores que influenciam sua pontuação e como ela é calculado internamente nos bancos, preste muita atenção no que você pode fazer para aumentar o seu rating score:

1. Acesse seu histórico financeiro no Registrato do Banco Central

Para chegar bem preparado para sua conversa com o gerente do banco, recomendamos que confira o seu histórico financeiro no Registrato do Banco Central.

Com esse acesso, você verá todas as contas no seu nome, comprovar seu histórico de crédito e evitar dívidas desnecessárias.

2. Mantenha um bom relacionamento, pagando sempre em dia

Se você tem cartão de crédito do banco ou algum empréstimo, financiamento, título de capitalização, ou outro serviço financeiros, faça questão de pagar as faturas ou boletos de parcelas em dia.

Quando você paga suas contas em atraso, o banco guarda esses dados e além disso influenciar no seu score interno, também influencia na sua pontuação de score de crédito.

3. Contrate os serviços que o banco oferece

Outra forma de criar um bom relacionamento com o seu banco é utilizar os serviços que ele oferece. Ou seja, para isso você pode contratar um título de capitalização, fazer a assinatura de seguros ou assistências, contratar consórcios, dentre outros.

4. Realize a portabilidade de salário

A portabilidade de salário é um serviço de transferência de recebimento do salário de um banco para outro. Por exemplo: se sua empresa paga seu salário no Banco do Brasil e você quer aumentar o seu score bancário do Santander, o ideal é fazer a portabilidade para o Santander.

Com o recebimento mensal do salário no banco, além de aumentar seu score de crédito interno, você também terá mais chances de passar na análise de crédito.

5. Faça investimentos por meio do seu banco

A maioria dos bancos hoje em dia oferece opções de investimentos para seus clientes. Investir em ativos financeiros do seu banco é uma ótima forma de estreitar seu relacionamento com o banco.

Perguntas Frequentes

O que quer dizer score alfa?

"Score" é a palavra em inglês para "pontuação". O Score Alfa é a pontuação de crédito que cada banco atribui para cada cliente separadamente, baseado em seu histórico financeiro e em critérios de avaliação internos do banco.

Onde ver meu score alfa?

Você só consegue saber seu score alfa indo até a agência em que é cliente e solicitando sua pontuação interna diretamente com seu gerente de conta. Ele deverá explicar as notas de classificação e em qual patamar você se encontra.

Como aumentar seu score alfa?

Para aumentar seu rating score, é necessário estreitar seu relacionamento com o banco. Você pode fazer isso quitando suas dívidas, pagando suas contas em dia, contratando serviços do banco, fazendo investimentos pelo banco e até mesmo fazendo portabilidade do seu salário para o banco que deseja aumentar seu score alfa.

Qual é o melhor score para financiamento?

Cada banco irá utilizar uma faixa de score diferente para aprovar financiamentos, mas quando falamos de score de crédito, uma pontuação acima de 500 será necessário para financiar uma moto; acima de 600 para financiar um imóvel e acima de 700 para financiar um carro ou outro veículo maior.

Compartilhe

Escrito por:

Guilherme Dorneles
Especialista em SEO

Guilherme se formou em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana e com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUCRS. Com mais de uma década de produção de conteúdo e gestão de tráfego orgânico, ele tem uma paixão secreta por planilhas financeiras meticulosamente preenchidas.