Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Quod: o guia Definitivo sobre score e Cadastro Positivo

Por Thais SouzaPublicado em

Se você já consultou o seu score em diferentes sites e percebeu que a pontuação altera em cada um deles, saiba que isso é normal, já que cada birô de crédito tem seus critérios para a definição do score. Neste artigo, você vai conhecer o birô de crédito Quod e entender como funciona o Cadastro Positivo, score e outros serviços da empresa.

O que você procura?

O que é Quod?

O Quod é um birô de crédito relativamente novo no mercado. A empresa começou seus trabalhos no país em 2018 e é autorizada pelo Banco Central (Bacen) a coletar dados financeiros dos consumidores e empresas, como o histórico de pagamento e o histórico de crédito, por exemplo.

A empresa pertence aos cinco maiores bancos que atuam no país: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander.

Um birô de crédito nada mais é que um órgão de proteção ao crédito, que atua na análise financeira de Pessoas Físicas e Jurídicas para a definição da pontuação de score, gestão do Cadastro Positivo e outros serviços financeiros. Atualmente, existem quatro birôs de crédito no país: Quod, Boa Vista, Serasa e SPC.

Os dados coletados por essas empresas são referentes a pagamentos de empréstimos, contas de consumo (água, luz, internet e telefonia), fatura de cartão de crédito e parcelas de financiamento. Com base nestes dados, elas analisam as chances daquele consumidor ficar inadimplente.

Com os dados do consumidor, o Quod define a pontuação de score dele, que só será compartilhada com bancos e empresas quando esta pessoa solicitar algum produto ou serviço financeiro que exija uma análise de crédito para ser aprovado.

Quanto mais alto for o score do consumidor, melhores as chances de aprovação em produtos de crédito. O compartilhamento desses dados é seguro e sigiloso, de acordo com as regras do Banco Central.

Entenda como funciona o score de crédito Quod

Como dito anteriormente, o Quod é um dos quatro principais birôs de crédito do país. Portanto, a empresa é responsável por definir uma pontuação de score para o consumidor.

Essa pontuação pode ser diferente de acordo com o birô de crédito, pois cada um possui seus próprios critérios de análise do consumidor. De qualquer maneira, todo score terá uma pontuação entre 0 e 1.000, em que quanto maior for esta nota, melhores serão as chances do consumidor de ser aprovado quando pedir crédito.

O Quod score é calculado de acordo com seus hábitos financeiros positivos e negativos, bem como informações cadastrais. Confira a lista dos critérios avaliados pelo birô de crédito na composição do score:

  • Quantidade de vezes que o consumidor atrasou seus pagamentos nos últimos meses;
  • Quantidade de dias que o pagamento está em aberto;
  • Valor total do crédito que o consumidor já tem contratado no momento da consulta;
  • Dívidas de empréstimo, financiamento, cartão de crédito ou consórcio;
  • Pagamento de contas em dia;
  • A quantidade de vezes que o consumidor buscou crédito.

Como consultar o score de crédito na Quod

  1. Entre no site Quod; 
  2. No menu superior, selecione "Para você";
  3. Então, clique no botão "Consulte grátis":
  4. Preencha o cadastro com as informações solicitadas e pronto!

Ao fazer o login na conta você poderá consultar seu score Quod e ainda ver suas informações de pagamento no Cadastro Positivo.

Score de crédito Foregon em parceria com o Quod

A Foregon é um marketplace de produtos e serviços financeiros que também oferece consulta ao score. O score que você consulta online e gratuitamente no site da Foregon é gerado pelo Quod.

Ao realizar a consulta do seu score no site da Foregon, além de saber sua pontuação gratuitamente, você também receberá indicações dos cartões de crédito que têm mais chances de aprová-lo.

Assim, você solicita um produto financeiro que combina com seu perfil, diminuindo as chances de recusa da pedido de crédito.

Cadastro Positivo Quod

Além do score, o birô de crédito Quod também faz a gestão de dados no Cadastro Positivo, um banco de informações positivas sobre pagamentos feitos pelos consumidores.

A principal vantagem do Cadastro Positivo é que ele permite que o consumidor tenha uma avaliação de crédito feita não só por eventuais dívidas atrasadas CPF, mas também pelas contas pagas. Além disso, o Cadastro Positivo também ajuda pessoas que não conseguem comprovar renda a ter crédito aprovado.

A gestão dos dados do Cadastro Positivo do Quod é feita pela própria empresa, que fornece informações sobre seus pagamentos para aquelas empresas em que você solicita crédito.

Quando o cadastro positivo pode ser útil para você

  • Ao buscar empréstimos;
  • Financiamento estudantil;
  • Aquisição de cartões de crédito;
  • Financiamento imobiliário;
  • Para ajudar na análise de crédito daqueles que não têm como comprovar renda.

Perguntas frequentes (FAQ)

O que é o Quod?

Quod é um birô de crédito, uma empresa que atua na captação de dados financeiros dos consumidores e gestão do Cadastro Positivo. Além disso, o Quod também oferece serviços para empresas.

Quais bancos usam o Quod?

Todos os bancos que pagam pelos serviços do Quod. Os principais são: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander, que são bancos que pertencem ao grupo.

O que significa registro no Quod?

Um registro no Quod acontece quando seu nome é negativado por uma empresa e, dessa maneira, o CPF é incluído no Quod, o que pode resultar na diminuição do score e outros problemas para sua vida financeira.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens

Foregon: Como usar a Plataforma para Planejar suas Finanças?