emprestimo-empresarial-como-solicitar

Ter um bom crescimento empresarial é objetivo da maioria dos empreendedores. No entanto, quando isso acontece de uma forma muito rápida, você precisa apostar em estratégias eficientes que ajudam a manter os resultados obtidos. Uma delas pode ser o empréstimo empresarial.

Mas como você já sabe, o empréstimo nem sempre está relacionado a dificuldades financeiras. Por isso, atualmente existem diversos motivos pelos quais o gestor procura esse recurso. 

Alguns deles são: concorrência que está crescendo no mercado; a receita está aumentando mas o lucro permanece inalterado; o seu negócio não está conseguindo quitar os juros ou você está com pouco capital de giro, por exemplo.

O que você verá a seguir?

Para te ajudar nessa jornada, produzimos este artigo que vai trazer algumas empresas que oferecem empréstimo empresarial e todos os detalhes de solicitação:

Caixa Econômica Federal

Uma das financeiras mais antigas do Brasil é a Caixa Econômica Federal que existe desde 1861. Dentre todos esses anos, o principal objetivo da empresa foi o de ser muito mais do que uma financeira e sim, uma instituição que está presente na vida de seus correntistas.

Para isso, a Caixa busca disponibilizar os melhores serviços e opções de crédito para os seus clientes, levando em consideração as conquistas e sucessos daqueles que confiam no seu trabalho.

Características das linhas de crédito

Analise todas as opções disponíveis por esta empresa:

Capital de giro 

  • Crédito Especial Caixa Empresa: esta linha de crédito não possui destinação específica. Os recursos do financiamento podem ser usados para equilibrar o fluxo de caixa, repor os estoques, pagar salários e 13º salário, fornecedores, entre outras despesas.
  • Crédito Especial Caixa Empresa Cliente Verde: desenvolvida para atender, com condições diferenciadas de taxas de juros, o público de empresas cujas atividades-fim ajudam na redução de emissões de carbono, a eficiência no uso de recursos naturais e/ou inclusão social.
  • BNDES Crédito Pequenas Empresas: modalidade de crédito com juros baixos e prazo diferenciado. Você pode usar esta alternativa de acordo com a necessidade da sua empresa. Exemplos: reequilibrar o fluxo de caixa, aumentar o estoque, comprar matéria-prima e muito mais.
  • Giro Caixa Fácil: sua empresa possui faturamento anual de até R$ 50 milhões? Então pode contar com essa linha de crédito que fica disponível on-line para utilização parcial ou total, conforme necessidade de capital de giro.
  • Caixa Hospitais: destinada às entidades filantrópicas e filiais de entidades não filantrópicas conveniadas com o SUS. Aqui, você tem crédito para continuar prestando serviços de qualidade à população e aproveita as vantagens oferecidas com prazos e taxas especiais.
  • Cheque Empresa Caixa: uma linha de crédito que dá à sua empresa agilidade necessária para as despesas do dia a dia, sejam inesperadas ou emergências.

Microcrédito Produtivo Orientado Caixa

O Microcrédito Caixa é ideal para empreendedores formais, informais e empreendedores Individuais​. Além disso, esta oportunidade disponibiliza uma equipe capacitada para visitar o seu empreendimento e esclarecer todas as dúvidas sobre formas de pagamento, prazos e limites do empréstimo.​

Comércio exterior

  • Giro Caixa PIS Exportação: linha de crédito com recursos do Fundo PIS, sem destinação específica, para micro e pequenas empresas exportadoras (clientes Caixa).

Crédito Rural

  • Custeio Caixa: feito para cobrir despesas da produção agrícola, tais como aquisição de insumos, sementes, fertilizantes e defensivos.
  • Estocagem: através da Linha de Estocagem FEE, a Caixa oferece recursos para que você possa armazenar e conservar sua produção ou a dos seus cooperados.
  • Custeio Caixa PRONAMP: nesta modalidade você cobre despesas da produção agrícola como aquisição de insumos, sementes, fertilizantes e defensivos.
  • Custeio de Integração – Agroindústria: ​cubra despesas com insumos e serviços das atividades exploradas sob regime de parceria entre agroindústrias e produtores.
  • Fornecimento a cooperados: recursos para que a cooperativa possa adquirir, em grande escala, insumos, sementes, vacinas e demais itens de custeio, de maneira a garantir melhores preços de aquisição.
  • Industrialização PRONAF: possibilita o acesso ao crédito para pequenos produtores organizados em cooperativas da agricultura familiar e enquadrados no Pronaf.

Como solicitar?

Para cada linha de crédito existe um tipo diferente de solicitação. Por isso, acesse aqui e veja como cada uma funciona nesse quesito.

Contatos

  • Atendimento Caixa
  • Caixa Cidadão
    0800 726 0207
  • SAC
    0800 726 0101
  • Ouvidoria
    0800 725 7474

Banco Bradesco

O Bradesco é um dos maiores grupos financeiros do Brasil, que vem estabelecendo sua solidez no mercado ao longo de seus 76 anos de existência. A financeira tem como princípio oferecer soluções, produtos e serviços financeiros para aumentar a eficiência de sua empresa.

A instituição disponibiliza de uma gama de créditos empresariais que podem impulsionar o crescimento do seu negócio. Acompanhe os detalhes de cada modalidade.  

Características das linhas de crédito

  • Antecipação a fornecedores: receba os créditos futuros à vista, por meio da contratação online pelo Bradesco Net Empresa (pessoa jurídica) ou Internet Banking (pessoa física). É possível ter o crédito em conta-corrente no mesmo dia da contratação, com isenção de IOF nas operações. 
  • Agronegócio: oferece soluções de crédito com o objetivo de proporcionar o aumento da produção rural, aquisição de máquinas e equipamentos, além da  expansão da infraestrutura. 
  • Capital de giro: obtenha crédito para sua empresa usar conforme as necessidades do fluxo de caixa. Seja para compra de matéria-prima, estoque, mercadorias, entre outros.

Como solicitar?

Para compreender os detalhes e condições de cada modalidade, navegue na seção Empresas e Negócios Bradesco e faça seu pedido de crédito empresarial.  

Contatos

  • Central de Relacionamento Cliente Pessoa Jurídica
    Capitais e regiões metropolitanas: 3003 1000
    Demais regiões: 0800 202 1000
    Acesso do exterior: 55 11 3003 1000
    Deficiência auditiva/fala: 0800 722 0099
  • SAC – Alô Bradesco
    0800 704 8383
  • Ouvidoria
    0800 727 9933

Sicredi

Há 116 anos, a Sicredi trilha o caminho do cooperativismo ao oferecer soluções inteligentes para o desenvolvimento financeiro dos seus clientes. Dessa forma, a financeira conta com mais de 300 opções de produtos e serviços financeiros, com o intuito de ajudar sua empresa ou o seu agronegócio.

Características das linhas de crédito

Confira o que de melhor a Sicredi tem para a sua empresa:

Capital de Giro

  • Capital de Giro 13º Salário: garanta recursos financeiros para pagar o 13º salário dos seus funcionários. Mais tranquilidade para sua empresa e segurança para quem colabora com o seu negócio.
  • Giro Fácil: linha de capital de giro com limite rotativo pré-aprovado para a sua empresa. Os recursos podem ser utilizados como e quando precisar.
  • Empréstimo em Moeda Estrangeira: modalidade de Capital de Giro indexado à variação cambial do Dólar.
  • Hot money: opção que garante recursos financeiros, como capital de giro de curtíssimo prazo.

Crédito com Garantia de Aplicação Financeira 

Linha de crédito diferenciada, que irá ajudar muito em eventuais necessidades do dia a dia, caso possua aplicações financeiras em RDC e Sicredinvest, própria ou de terceiros.

Finame BK Aquisição

Esta opção tem como objetivo gerar maior lucratividade e rentabilidade aos seus negócios, permitindo que a sua empresa adquira máquinas, equipamentos, bens de informática e automação novos, além de aeronaves comerciais.

Microcrédito Microempreendedor

Adequada para empreendedores de atividades produtivas de pequeno porte que necessitam de apoio para gerar maior lucratividade ao seu negócio. Saiba mais sobre essa alternativa aqui.

Máquinas e Equipamentos 

Com o apoio do Sicredi, você pode adquirir máquinas e equipamentos novos, usados, nacionais ou importados para modernizar o seu negócio e gerar mais renda. Entenda melhor essa modalidade no site da empresa.

BNDES Pequenas Empresas

Destinado a concessão de empréstimo visando a manutenção e/ou geração de empregos. Ficou interessado para descobrir mais a respeito? Basta acessar aqui.

Antecipação de Produção

esse crédito serve exclusivamente para antecipar os recursos resultantes de prestação de serviços creditados na conta corrente da empresa no Sicredi.

Como solicitar?

Não se esqueça de que cada uma das modalidades citadas possuem um tipo de solicitação. Acesse este link e conheça melhor esse processo.

Contatos

  • SAC (Informações, elogios e reclamações)
    0800 724 7220
  • Serviços por telefone
    Demais regiões: 0800 724 4770
  • Ouvidoria e denúncias
    0800 646 2519
  • Atendimento aos deficientes auditivos ou de fala
    0800 724 0525

Os erros mais comuns na hora de pedir empréstimo empresarial

Como já foi dito ao longo deste artigo, o empréstimo empresarial pode ser uma solução viável para encarar os problemas financeiros, para aplicar no crescimento do seu negócio e dentre inúmeros fatores. 

Empréstimo empresarial: características e como solicitarPorém, você não pode focar apenas nos benefícios que terá quando conseguir esse dinheiro. Lembre-se que deve ter alguns cuidados essenciais na hora de solicitar o empréstimo para sua empresa. Portanto, elaboramos uma pequena lista com os erros mais comuns que o empreendedor toma ao pedir esse recurso:

Escolher um empréstimo sem analisar

Por mais que o empréstimo seja uma boa estratégia, ao mesmo tempo ele pode influenciar diretamente na saúde financeira do seu empreendimento. Ou seja, fazer com que as dívidas da empresa se tornem uma verdadeira bola de neve. 

Sendo assim, além de analisar se a empresa realmente necessita do empréstimo, você também deve considerar outras formas de conseguir capital.

Não ter o hábito de fazer uma simulação

Essa é uma ação quase que obrigatória porque você realmente precisa entender como será a quitação das parcelas, além de avaliar com calma se conseguirá arcar com os valores estabelecidos.

Portanto, todos os cálculos que envolvem prazos, juros incidentes e demais condições de empréstimos são importantes para se ter uma visão geral desse investimento.

Optar pelo empréstimo pessoal

As finanças pessoais dos sócios e do empreendedor são uma coisa. Enquanto, as finanças da empresa, pessoa jurídica, são outras completamente diferentes. E por serem distintas, devem ser controladas separadamente. 

Dessa forma, evite o empréstimo pessoal para cobrir as principais despesas de seu negócio. Mas porquê? Basicamente porque esse tipo de modalidade deixa o seu crédito como pessoa física comprometido até que seja pago integralmente. Isso se deve por causa da incidência de juros e dentre outras questões.

Não levar em consideração o aporte da empresa

Você sabia que para solicitar um empréstimo empresarial deve conhecer primeiro o tamanho das suas atividades? Não é só o cenário econômico ou o momento que sua empresa está passando que te diz o quanto e quando você deve recorrer a esse crédito.

É fundamental calcular a quantidade de dinheiro que o seu negócio terá que pedir emprestado. Evite simplesmente deduzir por alto e tenha muita sabedoria neste momento para não comprometer os setores da sua empresa.

Biva

Conectar, simplificar e melhorar a sua vida financeira. Essa é grande proposta da empresa Biva que oferece empréstimos e investimentos mais rentáveis ao alcance de todos os consumidores.

Além disso, a Biva é conhecida por ser a primeira e maior comunidade de serviços financeiros P2P da América Latina, possibilitando a relação e a proximidade entre investidor e empreendedor.

Características da linhas de crédito

Na Biva, você solicita um empréstimo sem garantias para o seu negócio e obtém uma resposta em menos de um minuto. Ele é destinado tanto para micro, como pequena e média empresa. Todo o procedimento de solicitação é online, sem precisar enfrentar filas.

Como solicitar?

Faça uma simulação de crédito para sua empresa, ao escolher o valor e o número de parcelas do seu empréstimo, você descobrirá a melhor taxa para impulsionar  o seu negócio.

Contatos

Banco do Brasil

Promover o desenvolvimento da sociedade de maneira inovadora, sustentável e eficiente. Essa é uma das características que o Banco do Brasil preza quando o seu foco é proporcionar uma boa experiência para a vida das pessoas.

E independente de quais são as demandas dos seus clientes, a instituição financeira entrega soluções simples para facilitar a gestão financeira das empresas desses indivíduos.

Características das linhas de crédito

Facilite a gestão do seu negócio, com as seguintes soluções: 

  • Capital de giro: para pagamento de fornecedores, salários e impostos ou para equilibrar fluxo de caixa. Modalidades diferenciadas para atender a cada tipo de necessidade, com agilidade na contratação, liberdade na escolha de datas para pagamento, entre outros aspectos.
  • Antecipação de vendas: receba antes suas vendas à prazo, nos cartões de crédito, cheques e títulos. São vários produtos com vantagens únicas que podem ser interessantes ao seu modelo de negócios, tais como liberação de recursos pela internet, taxas e encargos reduzidos, além de outras características.

Como solicitar?

Avalie as opções e veja o que é mais vantajoso para a sua empresa. Conheça os detalhes no site do Banco do Brasil. 

Contatos

  • Central de Relacionamento BB
    4004 0001 / 0800 729 0001
  • Deficientes Auditivos/Fala
    0800 729 0088
  • SAC
    0800 729 0722
  • Ouvidoria BB
    0800 729 5678
  • WhatsApp
    61 4004 0001

Quais os tipos mais comuns?

Agora que você já conhece algumas alternativas interessantes de instituições que disponibilizam empréstimo empresarial, que tal ficar por dentro dos tipos mais comuns dessa modalidade no mercado?

Empréstimo empresarial: características e como solicitarMicrocrédito

A primeira delas é o microcrédito, criado pelo economista Muhammad Yunus na década de 1970. Este serviço serve para atender os pequenos negócios que, no caso do Brasil, nascem de uma iniciativa local e têm o compromisso de atender demandas de comunidades ou de coletivos específicos.

BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma empresa pública federal. Sua finalidade é a de fomentar a iniciativa empreendedora e, dessa forma, o crédito do BNDES só pode ser destinado a objetivos específicos. Exemplos: compra de equipamentos, veículos, máquinas ou bens de consumo duráveis.

Antecipação de Recebíveis

Neste caso, a antecipação de recebíveis também permite o recebimento antecipado sobre valores a serem pagos no futuro. Considerada como uma forma de obter crédito para cobrir eventuais desfalques no capital de giro da empresa.

Cheque especial

Se optar por esse tipo, sua empresa tem acesso imediato ao crédito sem necessidade de preenchimento de cadastros ou análises muito burocráticas. Contudo, o ideal é que você verifique com muito cuidado as taxas cobradas por mês em cada banco, já que elas podem ser bem elevadas.

Capital de Giro

Todo empreendedor deve compreender que o capital de giro é basicamente o dinheiro necessário para equilibrar o funcionamento da empresa. Ele é um forte aliado para assegurar a saúde financeira, proporcionando: recursos de financiamento aos clientes; mantendo os estoques e o pagamento aos fornecedores, por exemplo.

Está mais preparado para pedir o seu empréstimo?

Deu pra perceber que em várias situações o seu negócio poderá recorrer ao empréstimo empresarial, não é mesmo? Infelizmente, muitas vezes ele é associado às dificuldades financeiras. 

Contudo, ele é muito mais do que isso porque permite que empreendedores consigam solucionar problemas, sempre investindo de forma estratégica dentro da empresa. Além disso, em tempos de crise, essa modalidade é uma boa saída.

Por isso, todo endividamento deve ser estudado e planejado para não colocar a empresa numa situação de risco. Mas caso você fique interessado em descobrir como funcionam outras modalidades de empréstimo, que tal disponibilizar mais um pouco do seu tempo e investir nessas leituras?

Aproveite e qualquer dúvida, é só perguntar pra gente. Até a próxima!