Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Horário Bancário: Qual o Horário de Funcionamento dos Bancos

Por Nara LimaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

A pandemia da Covid-19 trouxe consigo uma série de desafios, incluindo mudanças significativas no horário bancário. Com o objetivo de evitar aglomerações e minimizar os riscos de contágio, muitos bancos precisaram ajustar seus horários de atendimento, reduzindo suas operações ou fechando mais cedo.

Neste artigo, mergulharemos mais fundo nessa questão, detalhando os horários de funcionamento das agências e caixas eletrônicos no Brasil, além de abordar os feriados e fornecer dicas úteis para facilitar suas operações financeiras. Continue lendo para se manter bem informado sobre o horário bancário e suas implicações.

O que você procura?

Horário bancário: qual é o horário de funcionamento do banco?

De acordo com a lei brasileira estabelecida, o horário de funcionamento é o seguinte:

  • Capitais: 10h às 16h;
  • Cidades do interior: 11h às 16h.

O Bacen determina que as instituições financeiras fiquem abertas durante 5 horas ininterruptas durante o dia, com atendimento obrigatório das 12h às 15h. Em cidades onde há apenas uma agência de banco múltiplos com carteira comercial não é necessário seguir essa regra. Por isso, em cidades bem pequenas os bancos fecham durante a hora do almoço.

É importante ressaltar que esses horários são estabelecidos como um mínimo exigido pela lei, e que as instituições financeiras podem optar por estender seus horários de funcionamento ou oferecer atendimento em horários diferenciados, de acordo com suas políticas e necessidades de mercado.

Horário bancário: qual o horário de funcionamento dos caixas eletrônicos?

Além dos horários de atendimento das agências bancárias, é importante destacar que os terminais de autoatendimento são uma opção prática e conveniente para os clientes realizarem operações bancárias. Embora muitos bancos disponibilizem seus caixas eletrônicos 24 horas por dia, alguns regulam o funcionamento dos terminais por questões de segurança.

Geralmente, os caixas eletrônicos começam a funcionar às 06h e encerram suas atividades às 22h. É importante lembrar que esses horários podem variar entre diferentes instituições financeiras e também de acordo com a localização do terminal.

Além disso, é preciso estar atento aos limites de saques e transações realizadas nos caixas eletrônicos, que podem variar de acordo com o tipo de conta e as políticas de cada banco. Em caso de dúvidas, é sempre recomendável entrar em contato com a instituição financeira para obter informações mais detalhadas.

Quando o banco não abre?

Além dos horários de funcionamento das agências bancárias, é importante lembrar que há dias em que os bancos não podem abrir, de acordo com a regulamentação do Banco Central do Brasil.

  • Sábados, domingos e feriados;
  • Segunda-feira e terça-feira de carnaval;
  • Dia de Corpus Christi;
  • Dia 2 de novembro;
  • Dia 31 de dezembro.

Vale ressaltar que os feriados municipais e estaduais também podem impactar o funcionamento das instituições financeiras, já que são regidos pelas respectivas leis locais. Por isso, é importante verificar os feriados regionais e se informar sobre o funcionamento dos bancos nesses dias.

Dica Foregon

As contas digitais são excelentes opções para quem não gosta de perder tempo em filas de caixas ou para resolver pendências, já que todos os processos podem ser feitos por meio do App do seu banco.

No Portal da Foregon você encontra os produtos e serviços financeiros que mais se encaixam com seu perfil. Basta realizar o cadastro e consultar seu score de crédito, de forma completamente gratuita!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe

Escrito por:

Nara Lima
UX Writer

Formada em Publicidade e Propaganda pela UniFAI, a Nara trabalha com redação profissional desde 2019. Além disso, já trabalhou com atendimento ao público e fez pesquisas para o governo pelo IBGE, aprendizados que leva hoje para sua escrita focada na experiência do usuário da Foregon.