Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como pagar conta de luz com cartão de crédito

Por Camila SilveiraPublicado em

Utilizar o cartão de crédito para pagar a conta de luz pode ser uma boa saída caso você esteja com o orçamento apertado. Mas será que é mesmo possível pagar esse tipo de conta com o cartão de crédito? Esclareça todas as suas dúvidas a respeito deste serviço e saiba como proceder da melhor forma para não sair no prejuízo.

É possível pagar conta de luz com cartão de crédito?

Sim, é totalmente possível pagar conta de luz com o cartão de crédito, desde que essa conta tenha um código de barras. Para isso, basta instalar aplicativos de carteiras digitais, como o PicPay ou o 99 e seguir as orientações solicitadas pelas plataformas para fazer o pagamento.

Como funciona o pagamento de contas com o cartão de crédito?

O pagamento de contas com o cartão de crédito pode ser feito de forma à vista ou parcelada, devendo ser realizado até a data de vencimento para não resultar em juros, multas por atraso e/ou cortes de serviço.

Feito isso, o valor integral da conta é descontado do limite do cartão de crédito e lançado nas próximas faturas, de acordo com a quantidade de parcelas que você escolheu.

Por outro lado, vale lembrar que esse é um serviço que está sujeito à cobrança de juros e IOF, podendo causar dívidas, entre outros prejuízos financeiros, caso haja atraso no pagamento da fatura.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Vantagens de pagar conta de luz com cartão de crédito

Pagar conta de luz com o cartão de crédito pode ser vantajoso caso você queira concentrar todos os seus gastos em um lugar só e resolver essas pendências sem sair de casa. Além disso, ao optar por esse serviço, você pode ganhar benefícios como cashback (dinheiro de volta), pontos e milhas, dependendo do cartão que for usado.

E as desvantagens?

Os pontos negativos estão nas taxas de juros e no Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), que são aplicados neste tipo de transação, principalmente se houver atraso no pagamento da fatura.

Além disso, caso você tenha planos para o futuro que incluam o uso do cartão de crédito, a opção de pagar boletos com ele pode ser uma desvantagem, já que o seu limite ficará comprometido nos próximos meses.

Como pagar conta de luz com cartão de crédito?

Para pagar conta de luz com o cartão de crédito, você pode instalar aplicativos de carteiras digitais em seu celular, como o 99 e o PicPay, e dividir o pagamento em até 12 vezes. Confira agora mesmo como proceder dentro dessas duas plataformas!

PicPay

  1. Instale e o App PicPay (iOSAndroid) e crie a sua conta;
  2. Em seguida, cadastre o seu cartão de crédito na plataforma e clique em "Pagar";
  3. Selecione a opção "Pagar Conta";
  4. Escolha entre usar o leitor do código de barras e digitá-lo manualmente;
  5. Siga as orientações solicitadas e insira uma descrição para o pagamento;
  6. Caso queira dividir, clique em "Parcelar em 1x" e escolha a quantidade de parcelas. É possível parcelar a conta de luz em até 12 vezes com juros;
  7. Feito isso, clique em "Pagar" e pronto. O comprovante será gerado e poderá ser enviado via WhatsApp.

99

  1. Instale o App 99 (iOS e Android) e crie a sua conta;
  2. Cadastre o seu cartão de crédito e clique em "Pagar boleto";
  3. Em seguida, escolha entre escanear ou inserir o código de barras manualmente;
  4. Siga as orientações solicitadas pela plataforma e clique em "Confirmar";
  5. Confirme os dados do pagamento e clique novamente em "Confirmar";
  6. O cartão de crédito cadastrado aparecerá. Selecione a opção "Pagar" e pronto. O comprovante será gerado e poderá ser compartilhado.

Observação importante: quanto maior for o número de parcelas escolhidas, maior será a taxa de juros.

É possível pagar outras contas com cartão de crédito? Quais?

Sim, você pode utilizar o seu cartão de crédito para pagar todas as contas que contenham código de barras. No entanto, vale lembrar que esse tipo de pagamento está sujeito à cobrança de juros e IOF e, caso seja feito em finais de semana ou feriados, será acatado no próximo dia útil.

Vale a pena usar o cartão de crédito para pagar conta de luz?

Sempre valerá mais a pena pagar uma conta à vista. Porém, como nós sabemos que imprevistos financeiros acontecem, utilizar o cartão de crédito nesses momentos pode ser uma boa alternativa para não atrasar as contas e/ou cortar o serviço.

Só não se esqueça: os juros das faturas atrasadas do cartão de crédito podem chegar a 13%, encarecendo cada vez mais a dívida, formando uma bola de neve.

Sendo assim, caso você esteja pensando em optar por esse serviço, certifique-se antes de que terá o valor integral para quitar a fatura nos meses seguintes, e lembre-se que no próximo mês, junto com as contas do cartão, outros boletos podem surgir.

Se depois dessa análise, você ainda considerar que vale a pena utilizar o cartão de crédito para pagar a conta de luz, faça isso sem medo e alivie o seu orçamento.

O cartão de crédito, se usado com responsabilidade, pode se tornar um grande aliado, principalmente nos momentos de emergência.

Perguntas frequentes

Quanto custa pagar conta com cartão de crédito?

As taxas para pagar conta com o cartão de crédito podem variar de acordo com a instituição e com o valor do boleto. De acordo com a tabela oficial da Febraban (novembro de 2021), a tarifa mais barata é de R$ 1,99 por transação, enquanto a mais cara é de R$ 25,50 por operação.

Como pagar conta de luz com o cartão de crédito Nubank?

Para pagar conta de luz com o cartão de crédito Nubank, basta cadastrá-lo em um dos aplicativos de carteiras digitais, como o PicPay e o 99, e seguir todas as orientações solicitadas pela plataforma. Lembre-se: ao utilizar o cartão Nubank para pagar contas, serão cobrados juros e IOF.

Como parcelar luz com o cartão de crédito?

Nos aplicativos de carteiras digitais, como o Mercado Pago, PicPay e 99, você pode parcelar as suas contas em até 12 vezes com o seu cartão de crédito.

Descomplicamos?

Nosso objetivo é descomplicar todos os assuntos sobre finanças e economia, bem como te auxiliar a encontrar o produto financeiro ideal. Consulte o seu CPF no Portal da Foregon e receba as melhores ofertas de cartão, conta digital e empréstimo, de acordo com o seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Cartão de crédito para empresa: dicas que promovem controle financeiro

Nubank lança novo cartão PJ prateado; saiba mais

Membership Rewards: conheça o programa de recompensas dos cartões Amex

Como pagar fatura do cartão com Pix no C6 Bank?

3 cartões de crédito para quem ganha um salário mínimo

Visa e Mastercard: como funciona o seguro proteção de preço?

Como pagar conta de luz com cartão de crédito

Santander Unlimited oferece até 3 pontos por dólar gasto e favorece anuidade