Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Pix não caiu na Conta? Descubra como Resolver

Por Nara LimaPublicado em

O Pix, sistema de transações bancárias, é considerado um sucesso entre os brasileiros. Apesar de ser uma ferramenta com transferência quase que instantânea, quando acontece uma instabilidade no sistema, o dinheiro pode demorar alguns minutos para aparecer na sua carteira.

Mas o que fazer quando alguém faz uma transação e o Pix não chegou no mesmo instante? Entenda como lidar com a situação e quais medidas devem ser tomadas.

O que você procura?

Quanto tempo leva para o Pix cair na conta?

Quando você faz uma transferência ou pagamento para alguém com o Pix, o dinheiro cai na conta do destinatário em até 10 segundos, independentemente se é dia ou noite. Isso acontece porque o Pix está sempre disponível, 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Mão masculina segurando um celular, cuja tela apresenta o aplicativo do Pix.

Além disso, as transações são processadas imediatamente, o que faz com que o dinheiro vá diretamente para a conta do destinatário.

Motivos pelos quais o Pix demora para cair na conta

Apesar da rapidez, alguns fatores podem fazer com que o Pix demore para cair na sua conta. Abaixo você confere uma lista dos principais motivos pelos quais isso pode acontecer:

  • Problemas no sistema do Pix;
  • Instabilidade na rede do banco;
  • Dificuldades com a conexão à internet;
  • Ou problemas com o dispositivo celular.

Essas situações são geralmente classificadas como "Pix em processamento" e podem ser resolvidas de forma rápida para que o pagamento seja concluído com sucesso.

Além disso, existem casos em que as transferências são de grande valor e, por esse motivo, os bancos levam mais tempo para analisar a transação e verificar se não há qualquer indício de fraude.

Também é importante levar em consideração que determinados bancos estabelecem limites de valores e horários para transferências no período noturno, após vários casos de fraudes com o uso do Pix.

O que fazer quando o Pix não cai na conta?

O Banco Central sugere que, se você estiver tendo problemas com o Pix, como o dinheiro não cair na conta de destino ou surgir uma mensagem de Pix em processamento, você deve esperar cerca de uma hora antes de tomar qualquer medida. Isso porque, geralmente, os problemas são resolvidos automaticamente.

No entanto, se após esse período de tempo, o problema ainda persistir, é recomendado entrar em contato com o banco, tanto o emissor quanto o receptor, o mais rápido possível para relatar o problema e obter uma explicação.

Onde reclamar sobre problemas com o Pix?

Se a instituição financeira não resolver o problema com a transação, o cliente pode recorrer a outras opções, como:

Portal do Consumidor

O Portal do Consumidor é uma plataforma voltada para reclamações online de consumidores de produtos e serviços provenientes de empresas. Nesse caso, só é possível fazer reclamações para fornecedores que forem cadastrados no site.

Procon

O Procon é um órgão que possui vínculo com governos estaduais e atua na defesa dos direitos dos consumidores.

Associação Brasileira de Defesa do Cliente – Proteste

Por meio da plataforma, clientes podem enviar reclamações direto às empresas, além de terem suas reclamações acompanhadas por especialistas em Defesa do Cliente.

É possível cancelar o Pix e receber estorno?

Infelizmente, não é possível cancelar uma transação realizada através do Pix. Se você cometeu um erro na digitação dos dados ou mudou de ideia sobre a transação, os bancos não têm a capacidade de reverter essa operação.

Cuidados ao realizar transações com o Pix

Toda operação financeira digital envolve um certo risco, por isso é necessário estar atento.  A principal dica é quando for fazer um Pix, confira se o nome do beneficiário bate com os números da chave para evitar problemas no futuro.

Perguntas Frequentes

É normal o Pix demorar para cair?

É sim! Quando as transações são feitas após as 22h, o valor pode cair na conta de destino no próximo dia. Além disso, em algumas situações o Pix pode demorar até uma hora para chegar.

Porque o Pix demora uma hora?

Quando as transações são em valores muito mais altos que o habitual, as instituições financeiras poderão reter e até negar transferências, já que torna-se um caso de suspeita de fraude.

Como saber se um comprovante de Pix é falso?

Verificar a notificação do banco no celular e conferir o extrato do aplicativo é a forma de identificar comprovantes de Pix falsos, pois pagamentos feitos pelo Pix aparecem imediatamente na conta.

Descomplicamos?

No Portal da Foregon você encontra diversos conteúdos que podem te ajudar a resolver situações inusitadas do dia a dia. Além disso, você também pode conferir seu score de crédito e encontrar os produtos e serviços financeiros que mais se encaixam com o seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Saiba como não cair no golpe de comprovante de Pix falso

Pix Recorrente no Nubank: conheça o novo recurso

Como Funciona o Pix: Transferências Rápidas e Sem Taxas

Horário Pix: Quais são as Regras para Fazer Transferências?

Pix não caiu na Conta? Descubra como Resolver

Como receber pelo Pix: 4 formas para incluir no seu negócio

Pix Internacional: Como Fazer Transferências para o Exterior

É Possível Fazer Pix com Cartão de Crédito? Descubra Aqui