Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Pix Não Caiu na Conta? Descubra Como Resolver

Escrito por 

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O Pix, sistema de transações bancárias, é considerado um sucesso entre os brasileiros.

Apesar de ser uma ferramenta com transferência quase que instantânea, quando acontece uma instabilidade no sistema, o dinheiro pode demorar alguns minutos para aparecer na sua carteira.

Mas o que fazer quando alguém faz uma transação e o Pix não caiu no mesmo instante? Entenda como lidar com a situação e quais medidas devem ser tomadas.

O que você procura?

O que fazer quando o Pix não caiu na conta?

Caso o dinheiro enviado pelo Pix não seja depositado na conta de destino ou surja a mensagem de Pix em processamento, é recomendado esperar cerca de uma hora, pois muitas vezes os problemas são resolvidos automaticamente.

Se o problema persistir após esse período, é recomendado entrar em contato com o banco emissor ou receptor imediatamente para relatar o problema e buscar uma solução.

Quanto tempo leva para o Pix cair na conta?

Quando você faz uma transferência ou pagamento para alguém com o Pix, o dinheiro cai na conta do destinatário em até 10 segundos, independentemente se é dia ou noite. Isso acontece porque o Pix está sempre disponível, 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

  • O Limite do Pix muda nos finais de semana?

Além disso, as transações são processadas imediatamente, o que faz com que o dinheiro vá diretamente para a conta do destinatário.

Motivos pelos quais o Pix demora para cair na conta

Apesar da rapidez, alguns fatores podem fazer com que o Pix demore para cair na sua conta. Abaixo você confere uma lista dos principais motivos pelos quais isso pode acontecer:

  • Problemas no sistema do Pix;
  • Instabilidade na rede do banco;
  • Dificuldades com a conexão à internet;
  • Ou problemas com o dispositivo celular.

Essas situações são geralmente classificadas como "Pix em processamento" e podem ser resolvidas de forma rápida para que o pagamento seja concluído com sucesso.

Além disso, existem casos em que as transferências são de grande valor e, por esse motivo, os bancos levam mais tempo para analisar a transação e verificar se não há qualquer indício de fraude.

Também é importante levar em consideração que determinados bancos estabelecem limites de valores e horários para transferências no período noturno, após vários casos de fraudes com o uso do Pix.

Onde reclamar sobre problemas com o Pix?

Se a instituição financeira não resolver o problema com a transação, o cliente pode recorrer a outras opções, como:

Portal do Consumidor

O Portal do Consumidor é uma plataforma voltada para reclamações online de consumidores de produtos e serviços provenientes de empresas. Nesse caso, só é possível fazer reclamações para fornecedores que forem cadastrados no site.

Procon

O Procon é um órgão que possui vínculo com governos estaduais e atua na defesa dos direitos dos consumidores.

Associação Brasileira de Defesa do Cliente – Proteste

Por meio da plataforma, clientes podem enviar reclamações direto às empresas, além de terem suas reclamações acompanhadas por especialistas em Defesa do Cliente.

É possível cancelar o Pix e receber estorno?

Infelizmente, não é possível cancelar uma transação realizada através do Pix. Se você cometeu um erro na digitação dos dados ou mudou de ideia sobre a transação, os bancos não têm a capacidade de reverter essa operação.

Cuidados ao realizar transações com o Pix

Toda operação financeira digital envolve um certo risco, por isso é necessário estar atento.  A principal dica é quando for fazer um Pix, confira se o nome do beneficiário bate com os números da chave para evitar problemas no futuro.

Além disso, com o aumento dos casos de fraude, como o Golpe do Pix Agendado, é fundamental adotar medidas preventivas adicionais.

Perguntas Frequentes

O que fazer quando o Pix não cair na conta?

É recomendado esperar cerca de uma hora, pois muitas vezes os problemas são resolvidos automaticamente. Se o problema persistir após esse período, é recomendado entrar em contato com o banco emissor ou receptor imediatamente para relatar o problema e buscar uma solução.

Pode acontecer do Pix demorar para cair?

É sim! Quando as transações são feitas após as 22h, o valor pode cair na conta de destino no próximo dia. Além disso, em algumas situações o Pix pode demorar até uma hora para chegar.

O que fazer se o Pix não cair na conta?

Quando as transações são em valores muito mais altos que o habitual, as instituições financeiras poderão reter e até negar transferências, já que torna-se um caso de suspeita de fraude.

Como saber se um comprovante de Pix é falso?

Verificar a notificação do banco no celular e conferir o extrato do aplicativo é a forma de identificar comprovantes de Pix falsos, pois pagamentos feitos pelo Pix aparecem imediatamente na conta.

Quer ter o controle total da sua vida financeira? 

Com a Foregon Premium, você terá acesso a uma poderosa ferramenta de monitoramento de pontuação de crédito e muito mais! Aproveite as vantagens exclusivas:

  • Receba notificações em tempo real sobre alterações na sua pontuação;
  • Tenha acesso a valiosas dicas financeiras personalizadas;
  • Renegocie suas dívidas de forma inteligente;
  • Conte com atendimento VIP de nossos especialistas para todas as suas questões financeiras.

Eleve suas finanças e alcance seus objetivos com a Foregon Premium. Não perca tempo e aproveite todas as vantagens agora mesmo!

Compartilhe

Escrito por:

Nara Lima
UX Writer

Formada em Publicidade e Propaganda pela UniFAI, a Nara trabalha com redação profissional desde 2019. Além disso, já trabalhou com atendimento ao público e fez pesquisas para o governo pelo IBGE, aprendizados que leva hoje para sua escrita focada na experiência do usuário da Foregon.