Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Pix não chegou? Veja o que fazer

Por Nara LimaPublicado em

O Pix, sistema de transações bancárias, é considerado um sucesso entre os brasileiros. Apesar de ser uma ferramenta com transferência quase que instantânea, quando acontece uma instabilidade no sistema, o dinheiro pode demorar alguns minutos para aparecer na sua carteira. Mas o que fazer quando alguém faz uma transação e o Pix não chegou no mesmo instante?

Entenda como lidar com a situação e quais medidas devem ser tomadas.

O Pix não chegou, e agora?

Em certos casos o Pix não é tão instantâneo como dizem. Algumas situações podem acarretar em atraso, por exemplo: se ele estiver sendo processado por um Provedor de Serviços de Pagamento (PSP) muito burocrático, ou quando o valor da transação é muito além do valor habitual.

O Banco Central (BC) informa que se ao final de uma hora o dinheiro não tiver chegado ao destino, nem voltado ao remetente, será necessário contatar a instituição financeira do cliente.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Pix não chegou: saiba o que fazer em primeiro caso

Como citamos anteriormente, se dentro de uma hora o usuário confirmar que o dinheiro não caiu na conta do destinatário e nem voltou para conta de origem, ele deve entrar em contato com o SAC da instituição envolvida na transação.

E se o problema não for resolvido, o que fazer? Continue a leitura e confira!

Onde o consumidor deve reclamar sobre problemas com o Pix?

Se a instituição financeira não resolver o problema com a transação, o cliente pode recorrer a outras opção. Confira alguma das principais:

Portal do Consumidor

O Portal do Consumidor é uma plataforma voltada para reclamações online de consumidores de produtos e serviços provenientes de empresas. Nesse caso, só é possível fazer reclamações para fornecedores que forem cadastrados no site.

Procon

O Procon é um órgão que possui vínculo com governos estaduais e atua na defesa dos direitos dos consumidores.

Associação Brasileira de Defesa do Cliente – Proteste

Por meio da plataforma, clientes podem enviar reclamações direto às empresas, além de terem suas reclamações acompanhadas por especialistas em Defesa do Cliente.

Dica Foregon: cuidado ao realizar transações

Toda operação financeira digital envolve um certo risco, por isso é necessário estar atento.  A principal dica é quando for fazer um Pix, confira se o nome do beneficiário bate com os números da chave.

No Portal da Foregon você encontra diversos conteúdos que podem te ajudar a resolver situações inusitadas do dia a dia. Além disso, você também pode conferir seu score de crédito e encontrar os produtos e serviços financeiros que mais se encaixam com o seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Perguntas frequentes

É normal o Pix demorar para cair?

É sim! Quando as transações são feitas após as 22h, o valor cai na conta de destino no próximo dia. Além disso, em algumas situações o Pix pode demorar até uma hora para chegar.

Porque o Pix demora uma hora?

Quando as transações são em valores muito mais altos que o habitual, as Instituições financeiras poderão reter e até negar transferências, já que torna-se um caso de suspeita de fraude.

Como saber se um comprovante de Pix é falso?

A primeira forma de descobrir se um comprovante de Pix é falso, é observar se a notificação do banco chegou no seu celular. Outra forma de garantir a segurança do pagamento é acessar o aplicativo do banco e conferir o seu extrato porque o dinheiro transferido por Pix entra na conta na hora.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Horário Pix: existem restrições para fazer a operação?

Pix não chegou? Veja o que fazer

Como receber pelo Pix: 4 formas para incluir no seu negócio

Já é possível usar o Pix internacional?

Recarga TIM com Pix, entenda

Pix com cartão de crédito: entenda como funciona

Como funciona o Pix no final de semana?

Limite do Pix: entenda como configurar e diminuir riscos