Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Quanto Tempo Demora para cair um Depósito por Envelope?

Por Camila SilveiraPublicado em

Descubra como aumentar suas chances de aprovação e outras dicas

Cadastre-se grátis para receber, dicas de produtos financeiros, recomendações, ofertas e muito mais:
Ao continuar você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Enviado!

Seus dados foram enviados com sucesso!

Os serviços eletrônicos oferecidos pelas bancos como saques e transferências simples são feitos de forma automática. Melhor dizendo, quando você saca dinheiro da sua conta, este valor é debitado na mesma hora e no momento em que você faz uma transferência simples para outra pessoa, ela é creditada no mesmo segundo.

Isso ocorre porque esses serviços não precisam passar por uma verificação humana para validar as informações. Em casos de depósito com envelope, o procedimento costuma ser mais demorado, pois passa por um por uma verificação chamada "compensação bancária". Portanto, se você quer saber mais sobre prazos e espera dos depósitos, continue com a gente.

O que é compensação bancária?

A compensação bancária é o procedimento de verificação. Significa que os dados de transferência passam pela conferência, ou seja, as transações tornam-se mais demoradas, como em casos de depósitos, pagamentos e cheques.

E para saber quanto tempo demora um depósito com envelope, por exemplo, existe uma fórmula padrão que define o prazo da verificação.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Como funcionam os prazos?

A fórmula para descobrir os prazos é chamar de D+n. A letra "D" é a data do depósito e a letra "n" significa a quantidade de dias úteis para a confirmação da transação. Portanto, um depósito que demora D+2 leva até dois dias úteis para ser verificado e confirmado. Super simples!

O depósito com envelope cai no mesmo dia?

O depósito com envelope precisa passar pela compensação bancária para ser validado e confirmado, desta forma, ele costuma demorar mais de um dia. No entanto, se ele for feito na boca do caixa, o valor é depositado na hora. Confira os prazos de cada tipo de depósito:

No guichê de atendimento

  • Depósitos em dinheiro: o valor cai de imediato (D+0);
  • Depósitos em cheque: até 3 dias úteis (D+3);

No caixa eletrônico

  • Depósito com envelope: antes das 16h00 o valor cai imediatamente (D+0) ou depois das 16h00 leva até um dia útil (D+1);
  • Depósito em cheque: antes das 16h00 o valor cai em 72 horas úteis  (D+3) ou depois das 16h00 leva até 4 dias para cair (D+4);

Compensação bancária fora do país

Além das altas taxas que são cobradas, leva um pouco mais tempo para cair um depósito na conta se você estiver no exterior. Outro ponto negativo é que nem todas as instituições financeiras aceitam esse tipo de movimentação.

Por isso, é necessário verificar com seu banco se é possível realizar esse tipo de depósito fora do Brasil.

Conclusão

Podemos concluir que o tempo que demora pra cair um deposito pode virar de acordo com a forma que o dinheiro foi depositado, no entanto, normalmente ele acontece de forma rápida, levando no máximo um dia para efetivação da ação.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Quanto tempo demora para cair o depósito em dinheiro?

Normalmente, depósitos em dinheiro costumam demorar no máximo um dia para serem efetivados. Esse tempo varia de acordo com a forma que o dinheiro foi depositado, se foi pelo caixa eletrônico ou no próprio caixa. 

Porque o dinheiro demora para cair na conta?

A compensação bancária é o procedimento de verificação. Significa que os dados de transferência passam pela conferência, ou seja, as transações tornam-se mais demoradas, como em casos de depósitos, pagamentos e cheques.

O que fazer se o depósito não cai na conta?

Se você perceber que o depósito está levando muito tempo para cair na conta, é indicado comparecer até o banco e verificar o que aconteceu levando junto o comprovante emitido pelo guichê eletrônico.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Confira a Lista dos Melhores Fundos Imobiliários de 2022

Inflação no Mundo: Conheça os Índices dos Países do G20 [2022]

Desenquadramento MEI: Como Funciona e Quais as Vantagens?

Décimo Terceiro dos Aposentados em 2022: Como vai Funcionar?

Declaração de Isenção de Imposto de Renda: Como Fazer?

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer