Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Quanto Tempo Demora para cair um Depósito?

Escrito por Camila Silveira

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Descubra como aumentar suas chances de aprovação e outras dicas
Cadastre-se grátis para receber, dicas de produtos financeiros, recomendações, ofertas e muito mais:
Ao continuar você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Enviado!

Seus dados foram enviados com sucesso!

Os serviços eletrônicos oferecidos pelas bancos como saques e transferências simples são feitos de forma automática. Melhor dizendo, quando você saca dinheiro da sua conta, este valor é debitado na mesma hora e no momento em que você faz uma transferência simples para outra pessoa, ela é creditada no mesmo segundo.

Isso ocorre porque esses serviços não precisam passar por uma verificação humana para validar as informações. Em casos de depósito com envelope, o procedimento costuma ser mais demorado, pois passa por um por uma verificação chamada "compensação bancária". Portanto, se você quer saber mais sobre prazos e espera dos depósitos, continue com a gente.

O que você procura?

Quanto tempo demora para cair um depósito?

Depósitos em dinheiro feitos no caixa das agências bancárias são creditados imediatamente. Para depósitos em cheque, o prazo de compensação varia de um a três dias. Confira detalhadamente os prazos de cada tipo de depósito:

No guichê de atendimento

  • Depósitos em dinheiro: o valor cai de imediato (D+0);
  • Depósitos em cheque: até 3 dias úteis (D+3);

No caixa eletrônico

  • Depósito com envelope: antes das 16h00 o valor cai imediatamente (D+0) ou depois das 16h00 leva até um dia útil (D+1);
  • Depósito em cheque: antes das 16h00 o valor cai em 72 horas úteis  (D+3) ou depois das 16h00 leva até 4 dias para cair (D+4);

Compensação bancária fora do país

Além das altas taxas que são cobradas, leva um pouco mais tempo para cair um depósito na conta se você estiver no exterior. Outro ponto negativo é que nem todas as instituições financeiras aceitam esse tipo de movimentação.

Por isso, é necessário verificar com seu banco se é possível realizar esse tipo de depósito fora do Brasil.

O que é compensação bancária?

A compensação é o procedimento de verificação de uma transação feita dentro do horário bancário. Significa que os dados de transferência passam pela conferência, ou seja, as transações tornam-se mais demoradas, como em casos de depósitos, pagamentos e cheques.

E para saber quanto tempo demora um depósito com envelope, por exemplo, existe uma fórmula padrão que define o prazo da verificação.

Como funcionam os prazos?

A fórmula para descobrir os prazos é chamar de D+n. A letra "D" é a data do depósito e a letra "n" significa a quantidade de dias úteis para a confirmação da transação. Portanto, um depósito que demora D+2 leva até dois dias úteis para ser verificado e confirmado. Super simples!

Conclusão

Podemos concluir que o tempo que demora pra cair um deposito pode virar de acordo com a forma que o dinheiro foi depositado, no entanto, normalmente ele acontece de forma rápida, levando no máximo um dia para efetivação da ação.

Leia também: Código Banco Sofisa: Conheça e Facilite suas Transações

Perguntas Frequentes (FAQ)

Quanto tempo demora para cair um depósito por envelope?

feito durante o expediente da agência* o envelope é conferido, e o valor fica disponível no mesmo dia.

Quanto tempo demora para cair o depósito em dinheiro?

Normalmente, depósitos em dinheiro costumam demorar no máximo um dia para serem efetivados. Esse tempo varia de acordo com a forma que o dinheiro foi depositado, se foi pelo caixa eletrônico ou no próprio caixa.

Porque o dinheiro demora para cair na conta?

A compensação bancária é o procedimento de verificação. Significa que os dados de transferência passam pela conferência, ou seja, as transações tornam-se mais demoradas, como em casos de depósitos, pagamentos e cheques.

O que fazer se o depósito não cai na conta?

Se você perceber que o depósito está levando muito tempo para cair na conta, é indicado comparecer até o banco e verificar o que aconteceu levando junto o comprovante emitido pelo guichê eletrônico.

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.