Foregon.comConteúdos

Você sabe como consultar ou resgatar seu dinheiro da Nota Fiscal Paulista?

Por Janaína TavaresPublicado em
Compartilhe

A Nota Fiscal Paulista é um tipo de programa que foi criado para combater a sonegação de impostos e permite que os consumidores recebam de volta uma parte do dinheiro gasto em compras. Mas você sabe o que fazer para consultar ou resgatar esse valor? Nós te explicamos:

Cadastre-se no programa

Você sabia que ao pedir o CPF nas compras, automaticamente já é cadastrado no programa? No entanto, ainda será preciso fazer a inscrição no site para consultar o saldo e resgatar esse dinheiro. Portanto, basta acessar a página de login da Secretaria da Fazenda e clicar na opção “Cadastro pessoa física”. Selecione esse link e informe os dados que o programa pedir.

Como consultar a Nota Fiscal Paulista?

Para consultar sua Nota Fiscal Paulista, acesse o site da Fazenda e informe o CPF e senhas criados no cadastro. Escolha o semestre, ano e clique em consulta. Para te ajudar ainda mais a compreender essa etapa, produzimos um conteúdo somente sobre isso.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Como resgatar o dinheiro?

O sistema não irá mostrar o valor total dos seus créditos no primeiro acesso. A justificativa é que você precisa ter no mínimo R$ 25 para pedir o resgate. Mas em linhas gerais, existem duas formas de retirar seu dinheiro:

  • Primeiro acesso: logo que o cadastro estiver feito como pessoa física, confira para ver se você possui algum valor para ser resgatado. Entre em “conta corrente – utilizar créditos” e transfira o dinheiro para a sua conta; 
  • Demais acessos: nas outras vezes que precisar resgatar, é só entrar no site do programa e pedir a liberação do dinheiro. 

Observação: entretanto, um apontamento interessante em relação a este assunto é que você só consegue ter o dinheiro liberado para uma conta corrente, conta poupança ou para abater o IPVA, desde que estejam no seu nome. 

Perguntas frequentes

1- Nota Fiscal Paulista e Nota Fiscal Paulistana são a mesma coisa?

Os programas são diferentes. A NF Paulista dá crédito nas compras em comércio, enquanto isso, a Nota Fiscal Paulistana aceita somente os pagamentos de serviços como, por exemplo: estacionamento e escola. Para saber mais detalhes a respeito dessa diferença, clique aqui

2- A Receita Federal rastreia os seus dados da Nota Fiscal Paulista?

Isso não acontece porque a Nota Fiscal Paulista faz parte do programa da Receita Estadual e não Federal, que fiscaliza a declaração de Imposto de Renda.

3- Só recebe os créditos quem for cadastrado na Nota Fiscal Paulista?

Isso mesmo. Porém, a partir do momento em que você pede o seu CPF, já está participando do programa. 

4- É perigoso falar o CPF em qualquer loja?

Essa é uma dúvida muito frequente, mas a boa notícia é que não é perigoso. Contudo, isso não significa que você não deva ter cuidado na hora de falar seu CPF.

Esperamos ter ajudado você a entender melhor esses processos. Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Janaína Tavares

Jornalista e produtora de conteúdo, é Redatora na Foregon. Apaixonada por cinema e pelo mundo asiático, seu foco está em entregar textos úteis e inspiradores.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Mibank: conheça

  • Dicas financeiras

    WhatsApp clonado: o que fazer?

  • Dicas financeiras

    Como calcular o valor de uma dívida?

  • Dicas financeiras

    O que é linha de crédito e como obter uma para sua empresa?

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras