Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Colocar CPF na nota ajuda a Aumentar o score?

Por Thais SouzaPublicado em

Aumentar o score é o desejo de muitos consumidores, afinal, esta pontuação é um dos principais critérios utilizados pelos bancos e instituições financeiras para aprovar cartões de crédito, empréstimos e financiamentos. Na tentativa de aumentar o score, muitos colocam o CPF na nota fiscal, mas será que essa estratégia realmente é eficiente?

Descubra se colocar o CPF na nota fiscal ajuda a aumentar seu score de crédito e quais as vantagens dessa inclusão para os consumidores.

O que você procura?

Colocar CPF na Nota Fiscal aumenta o score?

Antes de mais nada, é importante que você entenda que o score é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e é definida de acordo com seus hábitos financeiros em relação ao crédito. Isso envolve:

  • Pagamento de contas de consumo (água, luz, internet, telefonia);
  • Pagamento de faturas de cartão de crédito;
  • Compras parceladas no crediário;
  • Pagamento de parcelas de empréstimos e financiamentos;
  • Dívidas negativadas.

Visto isso, incluir o CPF na nota fiscal não aumenta o score, já que suas compras não são um fator de análise dos birôs de crédito para a composição do score, e sim os pagamentos que você faz, como pagamento de uma conta de consumo ou fatura de cartão.

Benefícios do CPF na Nota Fiscal

O CPF na Nota Fiscal trata-se de uma iniciativa dos governos estaduais que visa controlar a tributação fiscal do comércio, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o combate da sonegação de impostos.

Apesar de incluir o CPF não ser algo que influencia na pontuação, existem diversos benefícios em colocar o CPF na nota.

1. Descontos

Estados como São Paulo, Alagoas, Paraná, Goiás e Rondônia geram um abatimento de até 10% do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do ano seguinte, com o acúmulo de notas fiscais. No Rio de Janeiro, em Manaus e Salvador, o desconto é no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

2. Prêmios

Além disso, é possível participar de sorteios de prêmios que vão de R$ 5 mil até R$ 1 milhão. Eles ocorrem mensalmente e sorteiam as notas dos consumidores. Sendo assim, quanto mais notas você tiver colocado no seu CPF, maiores serão as chances de ganhar. Saiba que não há limite da quantidade de notas por pessoa.

3. Resgate

Alguns programas permitem que a cada seis meses o comprador resgate créditos acumulados. O Nota Paraná, por exemplo, possibilita que os créditos sejam convertidos em recargas para o celular. Já o Sua Nota é um Show, do estado da Bahia, oferece a troca em ingressos para shows.

Perguntas frequentes (FAQ)

Como movimentar o CPF para aumentar o score?

A melhor maneira de movimentar seu CPF é fazer compras no crédito, seja no cartão de crédito ou crediário. Ao pagar essas faturas e boletos em dia, seu score aumenta.

Qual a vantagem de colocar o CPF na nota fiscal?

Além de aproveitar as promoções do local onde você fez suas compras, parte do valor gasto retorna para você e pode ser resgatado no futuro. Apesar de seu pouco, quem costuma comprar com frequência pode receber um bom dinheiro com CPF na nota.

O que mais faz aumentar o score?

Os principais fatores que fazem o seu CPF aumentar são: pagar contas em dia, fazer movimentações financeiras no crédito, como compras parceladas e ter o nome limpo.

Descomplicamos?

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre a inclusão do CPF na Nota Fiscal. Gostou do conteúdo? Deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens

Foregon: Como usar a Plataforma para Planejar suas Finanças?