Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Consultar a Inscrição Estadual de um CNPJ ou CPF

Por Victor BrisolaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Você sabia que toda empresa precisa da Inscrição Estadual (IE) para recolher o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)?

Caso ainda não entenda muito bem sobre esse assunto, vamos mostrar mais detalhes sobre ele e trazer informações de como consultar a IE de um CNPJ ou CPF.

Conheça melhor a Inscrição Estadual

Este número, que representa o registro da empresa no cadastro do ICMS, serve para identificar o seu negócio como um estabelecimento regular.

Aliás, é a Inscrição Estadual que permite a comercialização de produtos ou serviços que tenham repasse de mercadorias.

Sendo obrigatório para todas as companhias das áreas de indústria, comércio, transportes, prestação de serviços e outras atividades, o número se parece com o CNPJ.

No entanto, ele conta com normas e exigências que variam de acordo com o estado em que a empresa está localizada.

CNPJ e CPF: entenda a definição dos termos

O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é um número único usado pela Receita Federal com o intuito de identificar empresas, além de poder acompanhar todas as movimentações financeiras feitas por essas instituições.

Mais do que isso, ele é essencial diversos tipos de estabelecimentos, tais como: sindicatos, igrejas, partidos políticos, condomínios, associações, Organizações Não Governamentais (ONGs), dentre outras.

Por outro lado, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento que todo cidadão brasileiro precisa ter.

Isso porque, com ele, a Receita Federal consegue saber se realmente aquela pessoa existe, quais são as transações financeiras realizadas por ela e muito mais.

Além disso, o CPF é fundamental para que você possa abrir uma conta em banco, declarar o Imposto de Renda (IR) e solicitar um cartão de crédito, por exemplo.

Se você tem preocupações sobre a segurança do seu documento e quer verificar se há alguma empresa registrada indevidamente em seu nome, confira este passo a passo para descobrir se existe uma empresa no seu CPF.

Score de Crédito é na Foregon!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Consulte a Inscrição Estadual de um CNPJ ou CPF

O processo de consulta é bem simples, já que será preciso apenas entrar no site do Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (SINTEGRA).

Esta é uma plataforma do governo que existe com o objetivo de disponibilizar informações de contribuintes aos entes fazendários estaduais. Portanto, para descobrir a Inscrição Estadual de um CNPJ ou CPF, basta seguir as nossas orientações:

  1. Acesse o site do SINTEGRA;
  2. Logo em seguida, vai aparecer um mapa na tela principal. Clique no estado onde está localizada a empresa que você deseja consultar;
  3. Depois, será necessário informar o CNPJ ou CPF do contribuinte;
  4. Dê continuidade no passo a passo e clique no captcha que vai ser mostrado na tela;
  5. Agora, o site vai exibir, na parte de baixo da tela, a razão social da empresa e o número da IE;
  6. Caso prefira, ainda é possível clicar sobre a razão social. Assim, você poderá conferir diversos dados relacionados à empresa como, por exemplo, endereço, telefone, dentre os tipos de atividades desenvolvidas pela instituição.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você. Qualquer dúvida ou sugestão, envie o seu comentário aqui para que possamos responder. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Victor Brisola
Redator SEO

Redator especializado em proteção de dados e score de crédito, formado em Jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Sorocaba. Ele é responsável pela produção e refinamento dos conteúdos da Foregon.