Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Saber se Tenho Empresa no meu nome pelo CPF?

Escrito por 

Atualizado em 
Revisado por Guilherme Dorneles

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Como saber se tenho empresa no meu nome pelo CPF? Essa é uma preocupação válida, afinal se alguém estiver utilizando os seus dados, você poderá ser cobrado pelas dívidas desse CNPJ.

Essa situação exige cuidado e vem atingindo várias pessoas. Por isso, vamos te ensinar em 5 passos a conferir se existe alguma empresa aberta com o seu CPF.

PS.: Se você quer consultar o CPF de outra pessoa para checar pendências financeiras ou até a possibilidade de fraude, clique na recomendação de leitura a seguir.

Empresas em nome de terceiros: a fraude do sócio laranja

Abrir o negócio próprio é o sonho de milhares de brasileiros, entretanto, muitos deles já tem um CNPJ no nome e nem sabem. Elas são vítimas de um esquema fraudulento conhecido como "sócio laranja", onde seus dados são utilizados, sem consentimento, para abrir empresas em nome de terceiros.

Um "sócio laranja" é uma pessoa que se torna sócia ou proprietária de uma empresa, mas não possui qualquer participação real no negócio. Na prática, seus dados são utilizados por terceiros para abrir empresas, obter crédito, lavar dinheiro ou cometer outros crimes.

Dependendo do crime que a empresa estiver envolvida, a vítima pode enfrentar problemas na justiça, como uma ação judicial ou até ir para a cadeia.

Consulte seu CPF e descubra se existe uma ação judicial em seu nome

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar ação judicial em meu nome
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

O que você procura?

Como saber se tenho empresa no meu nome pelo CPF? 

Aqui na Foregon, você consulta se existem empresas em seu nome de forma simples e segura. Com um rápido cadastro, você já descobre se existe algum CNPJ atrelado ao seu CPF.

Além da consulta, a Foregon oferece o serviço de alerta em tempo real. Caso uma nova empresa seja identificada em seu nome, nós te enviamos um SMS e e-mail em tempo real. O serviço é essencial para prevenir golpes e fraudes.

Para fazer a consulta, basta clicar em "Consultar empresas no meu nome" e fazer o seu cadastro.

Consulte seu CPF e descubra empresas em seu nome

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar empresas em meu nome!
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Consultar empresas no nome pelo portal Redesim

Também existe uma outra forma em que você consegue saber se tem CNPJ no seu nome! Confira o passo a passo:

1. Primeiro, acesse o portal REDESIM do Governo Federal;

Print do Portal REDESIM, primeiro passo para o usuário descobrir se existe uma empresa aberta em seu CPF.

2. Na parte superior direita, clique em "Entrar com gov.br";

Print do Portal REDESIM com

3. Agora, preencha seu CPF, toque em "Continuar" e digite sua senha;

Print da tela de login do gov.br, terceiro passo para o usuário descobrir se existe uma empresa aberta em seu CPF.

4. Na área logada da REDESIM, escolha a opção "Consultas Pessoa Jurídica" e depois toque em "Minhas empresas";

Print da tela

Print do Portal REDESIM, com

5. No campo de Tipo de Integrante selecione "Todos", na Situação Cadastral coloque "Todas" e em UF escolha "Todas UF". Por fim, clique em "Pesquisar".

Print da tela de pesquisa por empresas no seu CPF, com e Tipo de Integrante, Situação Cadastral e UF grifados.

Pronto! Caso você não tenha nenhum CNPJ ativo ou inativo registrado no seu nome, receberá a seguinte mensagem:

Print da tela de resposta para empresas no CPF do consultante.

Se preferir, você também pode fazer uma busca específica, basta alterar os filtros de tipo de integrante, localização do negócio.

A situação cadastral do CPF mostra se seu documento está regular ou irregular na Receita Federal, ou seja, se há pendências financeiras em seu nome ou qualquer informação errada em seu cadastro, o que pode levar ao bloqueio de CPF e movimentações de dinheiro.Existem 6 tipos de situação cadastrais que você pode encontrar:

  • CPF Regular: Indica que seu CPF está em dia, sem pendências, com todas as declarações de IR entregues e cadastro completo.
  • CPF Pendente de Regularização: Significa que alguma declaração do Imposto de Renda não foi entregue nos últimos 5 anos. Resolva isso para evitar complicações.
  • CPF Suspenso: Indica falta de informações ou dados incorretos. Regularize rapidamente para manter acesso a serviços públicos essenciais, como Bolsa Família e aposentadoria pelo INSS.
  • CPF Cancelado: Pode acontecer em casos de perda, roubo, fraude ou por decisão judicial/administrativa. Será necessário emitir uma nova via ou regularizar a situação.
  • CPF Nulo: Indica possível fraude. Regularize o mais rápido possível para evitar problemas futuros.
  • CPF de Pessoa Falecida: O CPF deve ser cancelado após o falecimento do titular. Em alguns estados, esse cancelamento é automático após o registro de óbito.

Na Foregon, você pode verificar a situação cadastral do seu CPF na Receita Federal e ainda recebe alertas em tempo real sobre qualquer mudança no status ou movimentação suspeita. Isso permite que você tome as medidas necessárias a tempo, evitando prejuízos maiores e garantindo mais segurança e controle sobre seus dados.

Abriram uma empresa no meu nome, e agora?

Caso você tenha conferido e percebeu que existe uma empresa no seu nome, é recomendado que você aja o mais rápido possível!

Toda empresa possui impostos e contribuições, caso as dívidas não sejam quitadas elas podem sujar o seu nome.

De acordo com o SEBRAE, existem alguns passos a serem tomados para quem possui um MEI aberto em seu nome sem autorização:

  1. Primeiro, registre um boletim de ocorrência na delegacia do seu município e diga que houve uma abertura de CNPJ no seu nome sem a sua autorização;
  2. Agora, o com RG em mãos e o boletim feito, busque a Receita Federal do Brasil e dê início ao cancelamento do CNPJ;
  3. Verifique com a ajuda de um advogado se há necessidade de informar a Secretaria de Fazenda e a Prefeitura sobre a exclusão do CNPJ.

Se outro tipo de empresa (ME, LTDA, SS, S.A etc) foi aberta em seu nome, faça o boletim de ocorrência e compareça à Junta Comercial do município.

Importante: por se tratar de um problema burocrático, recomendamos que você conte com a ajuda de um advogado durante o processo. 

Como prevenir empresas em meu nome?

Para diminuir o número de fraudes de empresas abertas em nome de terceiros, a Receita Federal lançou a ferramenta Proteção do CPF, que impede que seu CPF seja utilizado para abertura de empresas sem a sua autorização.

Para ativar a proteção, basta entrar no Portal Nacional Redesim e clicar em "Proteger meu CPF". Depois, faça login na sua conta Gov.br e clique no botão "Impedir participação".

Com isso, seu CPF não poderá ser utilizado para abrir empresas ou entrar em sociedades.

Que consultas posso fazer com meu CPF?

Seu CPF é uma chave importante para acessar dezenas de informações relevantes sobre sua vida. Pra sua agilidade, separamos uma lista com algumas consultar bastante comuns que podem te ajudar em algum momento crucial:

Foregon Premium: fique por dentro de tudo sobre o seu nome!

Por apenas R$9,90 mensais você deixa o seu nome seguro! Com Foregon Premium, o seu CPF é monitorado e o seu nome sempre vem em primeiro lugar. 

Sendo Premium, você recebe alertas por e-mail e SMS, caso possua:

Somos suspeitos de falar, mas após a leitura deste artigo, ficou claro que vale a pena investir na própria segurança, não é?

Até a próxima!

Perguntas Frequentes

Como saber se alguém tem empresa pelo CPF?

Para saber se alguém possui empresa pelo CPF, acesse o site da Receita Federal, informe o CPF e faça a consulta nos registros públicos.

Como descobrir se a pessoa tem empresa em seu nome?

Para verificar se uma pessoa tem empresa em seu nome, consulte o CNPJ na base de dados da Receita Federal utilizando o CPF da pessoa.

Como saber o CNPJ de um MEI pelo CPF?

Para saber o CNPJ de um MEI pelo CPF, acesse o portal do Empreendedor no site do Governo Federal e faça a busca utilizando o CPF do titular.

Como consultar firma aberta pelo CPF?

Para consultar firma aberta pelo CPF, acesse o site da Receita Federal, vá até a opção "Consulta CNPJ" e insira seu CPF. Também é possível verificar em órgãos estaduais de registro comercial.

Compartilhe

Escrito por:

Sabrina Vansella
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon desde 2021, através da escrita busca melhorar a qualidade de vida das pessoas.