Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

5 Passos para Descobrir se existe uma Empresa no seu CPF

Escrito por Sabrina Vansella

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Como saber se tenho empresa no meu nome pelo CPF? Essa é uma preocupação válida, afinal se alguém estiver utilizando os seus dados, você poderá ser cobrado pelas dívidas desse CNPJ.

Essa situação exige cuidado e vem atingindo várias pessoas. Por isso, vamos te ensinar em 5 passos a conferir se existe alguma empresa aberta com o seu CPF.

Aproveite a leitura!

O que você procura?

Como saber se tenho empresa no meu nome pelo CPF? 

Existe uma forma segura e totalmente online que você consegue saber se tem CNPJ no seu nome! Confira o passo a passo:

1. Primeiro, acesse o portal REDESIM do Governo Federal;

Print do Portal REDESIM, primeiro passo para o usuário descobrir se existe uma empresa aberta em seu CPF.

2. Na parte superior direita, clique em "Entrar com gov.br";

Print do Portal REDESIM com

3. Agora, preencha seu CPF, toque em "Continuar" e digite sua senha;

Print da tela de login do gov.br, terceiro passo para o usuário descobrir se existe uma empresa aberta em seu CPF.

4. Na área logada da REDESIM, escolha a opção "Consultas Pessoa Jurídica" e depois toque em "Minhas empresas";

Print da tela

Print do Portal REDESIM, com

5. No campo de Tipo de Integrante selecione "Todos", na Situação Cadastral coloque "Todas" e em UF escolha "Todas UF". Por fim, clique em "Pesquisar".

Print da tela de pesquisa por empresas no seu CPF, com e Tipo de Integrante, Situação Cadastral e UF grifados.

Pronto! Caso você não tenha nenhum CNPJ ativo ou inativo registrado no seu nome, receberá a seguinte mensagem:

Print da tela de resposta para empresas no CPF do consultante.

Se preferir, você também pode fazer uma busca específica, basta alterar os filtros de tipo de integrante, localização do negócio.

Abriram uma empresa no meu nome, e agora?

Caso você tenha conferido e percebeu que existe uma empresa no seu nome, é recomendado que você aja o mais rápido possível!

Toda empresa possui impostos e contribuições, caso as dívidas não sejam quitadas elas podem sujar o seu nome.

De acordo com o SEBRAE, existem alguns passos a serem tomados para quem possui um MEI aberto em seu nome sem autorização:

  1. Primeiro, registre um boletim de ocorrência na delegacia do seu município e diga que houve uma abertura de CNPJ no seu nome sem a sua autorização;
  2. Agora, o com RG em mãos e o boletim feito, busque a Receita Federal do Brasil e dê início ao cancelamento do CNPJ;
  3. Verifique com a ajuda de um advogado se há necessidade de informar a Secretaria de Fazenda e a Prefeitura sobre a exclusão do CNPJ.

Se outro tipo de empresa (ME, LTDA, SS, S.A etc) foi aberta em seu nome, faça o boletim de ocorrência e compareça à Junta Comercial do município.

Importante: por se tratar de um problema burocrático, recomendamos que você conte com a ajuda de um advogado durante o processo. 

Foregon Premium: fique por dentro de tudo sobre o seu nome!

Por apenas R$9,90 mensais você deixa o seu nome seguro! Com Foregon Premium, o seu CPF é monitorado e o seu nome sempre vem em primeiro lugar. 

Sendo Premium, você recebe alertas por e-mail e SMS, caso possua:

Somos suspeitos de falar, mas após a leitura deste artigo, ficou claro que vale a pena investir na própria segurança, não é?

Até a próxima!

Perguntas Frequentes

Como saber se alguém tem empresa pelo CPF?

Para saber se alguém possui empresa pelo CPF, acesse o site da Receita Federal, informe o CPF e faça a consulta nos registros públicos.

Como descobrir se a pessoa tem empresa em seu nome?

Para verificar se uma pessoa tem empresa em seu nome, consulte o CNPJ na base de dados da Receita Federal utilizando o CPF da pessoa.

Como saber o CNPJ de um MEI pelo CPF?

Para saber o CNPJ de um MEI pelo CPF, acesse o portal do Empreendedor no site do Governo Federal e faça a busca utilizando o CPF do titular.

Como consultar firma aberta pelo CPF?

Para consultar firma aberta pelo CPF, acesse o site da Receita Federal, vá até a opção "Consulta CNPJ" e insira seu CPF. Também é possível verificar em órgãos estaduais de registro comercial.

Compartilhe

Escrito por:

Sabrina Vansella
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon desde 2021, através da escrita busca melhorar a qualidade de vida das pessoas.