Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

7 livros para desenvolver uma mentalidade empreendedora

Escrito por Voitto

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Pensando em desenvolver seu próprio negócio, mas não sabe qual o ponto de partida? Pois vem conosco que este artigo é para você!

Atualmente, empreendedorismo e inovação são as palavras-chave para se dar bem no mercado, em especial quando mencionamos pequeno e médio porte. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada em 2019 pela SEBRAE, existem 6,4 milhões de empresas registradas no Brasil e 99% delas são pequenos negócios.

Os dados não param por aí! A pesquisa ainda revelou que, no mesmo ano, esses empreendimentos geraram mais de 731 mil empregos, representando quase 30% do PIB brasileiro total. De fato, eles vêm se expandindo surpreendentemente e a tendência é continuar nesta curva positiva.

Algumas sacadas destas empresas são a prática acentuada de modelos de gestão altamente inovadores, fornecendo imensa autonomia para os funcionários, e o destaque primordial no cliente.

O maior desafio dos empresários neste ramo é, portanto, saber aplicar os investimentos certos. Essa questão confunde muita gente, em vista da dificuldade de se identificar quais as melhores estratégias para um negócio.

Pensando nisso, trouxemos 7 obras renomadas de grandes especialistas, com o intuito de descomplicar a mentalidade empreendedora.

Boa leitura!

O que você procura?

1. De Empreendedor e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco – Linda Rottenberg

Linda Rottenberg é CEO e cofundadora da Endeavor, uma organização sem fins lucrativos, cujo objetivo é auxiliar empreendedores do mundo todo a desenvolverem seus próprios negócios. Há mais de 30 anos, Linda atua como empresária e gestora, tendo artigos publicados no The Wall Street Journal e The Economist.

"De Empreendedor e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco" é um compilado de aprendizados da vasta bagagem dessa especialista, considerada uma das "100 mulheres mais inovadoras do século XXI" pela revista Time.

Para a autora, existem quatro tipos de empreendedores: Gazelas, fundadores de empresas de acelerado crescimento; Gambás, que correm bastante riscos na busca do lucro; Golfinhos, geralmente colaboradores de organizações e ávidos por transformar o mundo; e Borboletas, empreendedores autônomos ou freelancers.

Logo, este livro é altamente indicado para profissionais que desejam colocar suas ideias em prática e construir um projeto de sucesso, buscando um impacto positivo. A especialista nos mostra, através de uma linguagem inspiradora, que a inovação pode ser praticada por qualquer um que almeje aprendê-la.

Capa do livro

2. A Mente do Empreendedor – Kevin D. Johnson

"A Mente do Empreendedor" é uma obra de Kevin D. Johnson, CEO e fundador da empresa de comunicação Johnson Media Inc. Este exemplar propõe desvendar os segredos contidos nas mentes dos maiores empresários do mundo, entre eles Steve Jobs, Jeff Bezos e Larry Page.

A mentalidade empreendedora é definida por uma série de características comportamentais. Entre elas, podemos citar a competência na elaboração de estratégias, a busca pelo constante autodesenvolvimento, a posse de uma excelente rede de contatos e a prática da transparência com colaboradores.

Segundo o autor, este intelecto pode ser aperfeiçoado por meio de exercícios. Ele aponta a importância de montar um cronograma para o desenvolvimento desses hábitos. Além disso, o estudo é totalmente baseado nos próprios erros e acertos de Johnson como um profissional do ramo.

Acima de tudo, empreender é focar na execução de ideias e assumir riscos. Portanto, o especialista defende a importância de se pedir feedbacks para colegas sobre quaisquer projetos, e o quanto é necessário manter a cabeça bastante aberta para sugestões. Certamente, é uma obra indispensável para qualquer empresário!

Capa do livro

3. Desperte o Empreendedor que Há em Você – Michael E. Gerber

Qual o perfil do empresário de sucesso? Quem são as pessoas que constroem negócios altamente transformadores? Ao contrário do que muitos pensam, qualquer um pode se tornar este profissional, inclusive você!

Em seu livro "Desperte o Empreendedor que Há Em Você", o autor Michael Gerber defende que pessoas comuns podem se tornar empreendedores extraordinários! A receita para isso? Seguir quatro passos genuinamente simples, mas com um fantástico poder de mudança.

A primeira etapa para se tornar disruptivo é o "sonho". Antes de qualquer realização, o empreendedor é um inventor e deve criar algo que valha a pena ser efetuado. Depois, temos a "visão", em que o indivíduo precisa colocar suas ideias no papel e torná-las viáveis, por meio de metodologias de planejamento estratégico.

A terceira fase é denominada "objetivo". Ou seja, aqui o idealizador irá guiar sua equipe através da execução, em prol de uma meta. Por último, encontramos a "missão", caracterizada principalmente pela jornada do líder, onde todo o propósito da equipe será formulado. Vale muito a pena a leitura dessa obra!

Capa do livro

4. A Sacada – Norm Brodsky, Bo Burlingham

Os empreendedores Norm Brodsky e Bo Burlingham relatam em "A Sacada" segredos de suas próprias experiências. O livro analisa o motivo pelo qual certas marcas obtêm sucesso, enquanto outras fracassam. Ao longo dos capítulos, são citados casos reais de empresas, acompanhados pelos próprios autores.

Brodsky e Burlingham defendem que os investimentos de uma companhia devem priorizar seus clientes e colaboradores. Afinal, estes contatos são os maiores determinantes do sucesso ou fracasso de um negócio, e nada mais justo que direcionar significativos esforços para eles.

Além disso, os especialistas apontam que, se um empresário deseja que a sua marca seja amplamente reconhecida, ele precisa exercitar dois comportamentos fundamentais: a humildade, pois sempre há algo novo a ser aprendido com seus funcionários, e acreditar no propósito da marca mais do que qualquer um.

Entre outros conteúdos valiosos, o exemplar está entre as obras obrigatórias para todo e qualquer empreendedor!

Capa do livro

5. Inovação e Espírito Empreendedor – Peter Ferdinand Drucker

Peter Drucker, considerado o "pai da administração moderna", foi um renomado consultor, jornalista e economista. Ele desenvolveu métodos de gerenciamento que são amplamente utilizados atualmente, como a gestão descentralizada, o propósito organizacional, o aumento da participação de colaboradores nas tomadas de decisão, entre outros.

"Inovação e Espírito Empreendedor" é apenas um dos mais de 30 exemplares publicados pelo autor, ao longo de sua vida. Neste livro, a proposta principal é aperfeiçoar a mentalidade empreendedora, fazendo da inovação e criatividade um exercício de rotina.

Para Drucker, o bom gestor deve realizar a prática diária de algumas ações imprescindíveis. Estamos falando, por exemplo, da pesquisa de mercado, da análise crítica de oportunidade e da busca pela simplicidade, reduzindo burocracias ao mínimo necessário.

Por ser um especialista na área, Drucker proporciona um maior enfoque na administração de uma empresa. De fato, a obra se aprofunda com maestria em ensinamentos imortais e indispensáveis para qualquer empresário!

Capa do livro

6. Líder Empreendedor – Dave Ramsey

"Líder Empreendedor" foca no dia-a-dia de um empreendedor. Este livro fornece excelentes orientações de gerenciamento para empresas, auxiliando tanto empresários iniciantes quanto experientes.

Seu autor, Dave Ramsey, possui uma história de vida curiosa: tornou-se milionário aos 26 anos e, pouco tempo depois, perdeu toda a sua fortuna, sendo forçado a reconstruir a carreira do zero. Atualmente, ele apresenta um renomado programa de rádio, o The Dave Ramsey Show, e já publicou mais de 20 livros.

Afinal, o que é um líder empreendedor? Ora, sabemos que o líder é um indivíduo que orienta e inspira seus colaboradores. Já o empreendedor é aquele que compreende a excelência na execução de projetos e cálculo de riscos. Logo, esse conceito de perfil possui o melhor dos dois mundos.

A obra é, indubitavelmente, um fantástico compilado do know-how do especialista. Ela contém ensinamentos necessários a qualquer empreendedor, especialmente àqueles que desejam colher dicas para seu próprio negócio a partir do depoimento inspirador de quem já superou numerosas adversidades.

Capa do livro

7. Empreendedor Rico – Robert T. Kiyosaki, Sharon Lechter

Quem nunca pensou em largar o emprego para perseguir suas paixões individuais que atire a primeira pedra! Porém, é natural o receio sentido por muitos, antes da decisão de começar um empreendimento. Só de pensarmos em burocracias, conhecimentos técnicos e gestão, ficamos desnorteados .

Em "Empreendedor Rico" encontramos, por meio de uma linguagem simples e objetiva, lições práticas para iniciarmos o nosso próprio negócio da melhor forma. Robert Kiyosaki fundou a Rich Global LLC e a Rich Dad Company, empresas qualificadas em consultoria financeira e educação empresarial.

Do inglês original "Before Quit Your Job", Kiyosaki nos fornece ensinamentos baseados em sua experiência pessoal de anos no mercado. Ele defende que, para construir uma marca de sucesso, em primeiro lugar é necessário evoluir a mentalidade de "empregado" para empreendedor.

O primeiro é um intelecto alienado (o autor até cita o filme "Tempos Modernos", de Chaplin), completamente ineficiente para a eficácia de um novo negócio. A outra é caracterizada, especialmente, pela responsabilidade ao tomar riscos e liberdade inventiva. Assim, a obra é um roteiro para efetivar essa transformação.

Capa do livro

Quem não arrisca, não petisca!

Este é um ditado popular bastante apropriado para expressar como funciona a cabeça de um empreendedor! O cálculo de riscos e a experimentação são um exercício rotineiro para aqueles intrinsecamente conectados a esse mundo.

Um grande exemplo disto é o próprio Vale do Silício, cuja origem remonta a testes militares em rádio, televisão e outros produtos eletrônicos. Sua cultura inovadora permaneceu além do tempo, marcando o ambiente pela grande disseminação de ideias e investimentos empíricos.

Atrelado a isso, muitas vezes o papel do empreendedor é enxergar oportunidades nos momentos mais difíceis, desenvolvendo projetos rentáveis para tal. Associando ao momento em que vivemos, com suas instabilidades políticas e econômicas, concluímos que não faltam chances para se investir em um novo negócio.

Portanto, esperamos que, por meio dessas obras, você tenha adquirido uma maior confiança para buscar transformações positivas em seu negócio!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Compartilhe

Escrito por:

Voitto
Escola de Negócios

Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independentemente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.