Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

9 passos para aumentar suas chances de aprovação

Escrito por Janaína Tavares

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Se você pensa em adquirir um serviço ou produto financeiro, que tal conhecer algumas dicas que vão te ajudar nesse processo e ainda aumentar suas chances de aprovação em até 80%? Como a grande maioria das solicitações são negadas pelos bancos, vale a pena se preparar nesse momento.

Por isso, preparamos este conteúdo que vai trazer os nove passos essenciais para aumentar as suas chances de aprovação de crédito.

Cada um deles será fundamental nessa jornada. Portanto, você precisa seguir todos para não reduzir as suas chances de aprovação. O último passo, inclusive, é o mais importante e será aquele que terá um grande poder de influenciar o banco a seu favor.

Sendo assim, nossa recomendação é que você salve este artigo como favorito para poder ler mais tarde e conferir se você seguiu todas as nossas orientações. Preparado para conhecer os noves passos? Vamos lá!

O que você procura?

Como aumentar suas chances de aprovação?

Preste atenção em todas as nossas dicas, logo a seguir:

Passo 1: tenha contas em seu nome

Você sabia que ter contas em seu nome/CPF pode aumentar suas chances de aprovação no mercado?

As instituições financeiras e empresas precisam saber se você é uma pessoa responsável e paga as dívidas em dia.

Por isso, compensa transferir algumas contas para o seu nome (por exemplo: água e luz) ou abrir uma conta bancária e movimentá-la. Com isso, você vai construindo aos poucos o seu histórico de crédito e os bancos começam a ter acesso à informações relevantes sobre você.

Passo 2: não atrase o pagamento das contas

Outro passo que vai fazer toda a diferença para você aumentar suas chances de aprovação é pagar as dívidas em dia e evitar os juros.

Tanto os bancos como as instituições financeiras prezam por clientes que honram com os seus pagamentos. Por isso, você tem que mostrar que é um bom pagador e adotar novos hábitos, como:

  • Cadastrar suas contas em débito automático;
  • Anotar o dia de vencimento em seu calendário;
  • Contar com a ajuda de aplicativos de finanças pessoais;
  • Programar o desconto dos boletos na conta;
  • Quitar suas contas em uma mesma data, dentre outras dicas.

Passo 3: evite o uso do cheque especial

O cheque especial é uma solução financeira que deve ser usada com muita cautela para que você não complique a sua vida por causa dos juros cobrados.

Nossa recomendação é que você evite ao máximo usá-lo, já que ele pode indicar uma falta de controle financeiro.

Além disso, em alguns casos é mais interessante você adquirir um empréstimo do que o cheque especial. Os juros serão mais baixos e as chances de você não conseguir pagar a dívida depois, também serão menores.

Passo 4: cuidado com os empréstimos e financiamentos

Mesmo que o empréstimo possa ser uma alternativa mais vantajosa do que o cheque especial, ele e o financiamento são duas linhas de crédito que devem ser usadas com muita responsabilidade.

Um dos segredos para aumentar suas chances de aprovação é colocar as parcelas do seu empréstimo ou financiamento em débito automático, antecipar o pagamento e ter o controle dessas dívidas com a ajuda de um bom planejamento financeiro.

Passo 5: mantenha sua renda atualizada

Quando você vai solicitar um cartão de crédito ou um financiamento, por exemplo, o banco irá considerar a sua renda atual.

Dito isso, você precisa atualizar a documentação que comprova o seu salário para aumentar suas chances de aprovação.

Se você for um trabalhador autônomo, pergunte ao seu gerente do banco qual o documento poderá ser aceito para comprovar a renda.

Passo 6: movimente dinheiro pela sua conta bancária

Movimentar o dinheiro pela sua conta bancária fará com que o banco conheça ainda mais o seu histórico de crédito, aumentando também suas chances de aprovação.

Para mostrar como anda sua movimentação financeira, siga as dicas que elaboramos para você:

  • Utilize os serviços do banco;
  • Use seu cartão de débito, mas dê preferência para o cartão de crédito caso já tenha um;
  • Faça transferências bancárias;
  • Opte por receber dinheiro pela sua conta.

Passo 7: pague suas dívidas através da sua conta bancária

Para facilitar sua vida no dia a dia e ainda aumentar suas chances de aprovação, que tal pagar suas dívidas pela conta bancária e evitar as filas das casas lotéricas?

Além de melhorar sua relação com seu banco, você não precisa mais quitar as pendências financeiras em dinheiro.

Portanto, separe as contas de aluguel, telefone, energia, água e gás e já comece a pagar pela conta bancária. Mas, calma! Se você ainda não tem nenhuma conta, vamos recomendar uma excelente opção no passo nove.

Passo 8: negocie as dívidas em seu nome

Em nosso penúltimo passo, a orientação é que você tente negociar todas as suas dívidas ativas e tirar os seus débitos registrados nos órgãos de proteção a crédito, como a Boa Vista (SPC) e Serasa.

Caso você não faça isso, será muito difícil ter acesso ao crédito e de aumentar suas chances de aprovação. Por isso, converse com a empresa credora e feche uma proposta de acordo com as suas condições de pagamento.

Passo 9: abra uma conta digital

Como você notou, ter uma conta pode ser o que estava faltando para você conseguir aumentar suas chances de aprovação. Ela é o primeiro passo para construir uma relação com o banco, um bom histórico de crédito e sua movimentação financeira.

Neste contexto, o que você acha de ter uma conta digital que não cobra taxas e tarifas pelos seus serviços? Com a conta digital do banco PAN, você terá direito a 30 transações grátis, isenção de mensalidade e muito mais.

Por isso, recomendamos que você abra uma conta do banco PAN agora mesmo. Basta apenas seguir o passo a passo indicado:

Para abrir sua conta PAN gratuitamente pelo celular, siga os passos:

  1. Clique aqui para abrir a página de solicitação;
  2. Clique em "Peça Já";
  3. Você será redirecionado para sua loja de aplicativos;
  4. Instale o aplicativo do Banco PAN;
  5. Abra o aplicativo e siga os passos indicados até o final.

Para abrir sua conta PAN gratuitamente pelo computador, siga os passos:

  1. Clique aqui para abrir a página de solicitação;
  2. Clique em "Peça Já";
  3. Você será redirecionado para o site do banco PAN;
  4. Por lá, você deve clicar na opção "Abrir minha conta";
  5. Preencha o formulário solicitado e opte por "Continuar Cadastro";
  6. Abra sua loja de aplicativos no celular e instale o aplicativo do Banco PAN;
  7. Abra o aplicativo e siga os passos indicados até o final.

Descomplicamos?

Gostou do nosso conteúdo? Conte pra gente, aqui nos comentários, se você já seguia algum desses passos para aumentar suas chances de aprovação.

Não deixe de compartilhar essas dicas com os seus amigos nas redes sociais para que eles também possam organizar melhor a vida financeira deles. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Janaína Tavares
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.