A importância do planejamento financeiro diante de crises econômicas
Hoje em dia, basta abrir qualquer aplicativo ou rede social para ser bombardeado com dezenas de propagandas. Entre elas, muitas são de pessoas prometendo ensinar como enriquecer de maneira rápida e fácil. Se você já caiu em algum "bait" deste tipo, sabe como pode ser frustrante.
A verdade, você que é leitor do Foregon e que se interessou por este artigo, já deve saber: não existe fórmula mágica para prosperar financeiramente. Para tal feito é necessário estudo, tempo e a aplicação de diversas estratégias, que só são entendidas por meio da educação financeira.
Sendo assim, se você está disposto a aplicar tempo e esforços nesta missão, continue neste artigo e entenda a importância do planejamento financeiro, que se ressalta ainda mais, diante de crises econômicas como a que estamos passando.
O que você procura?
"Crise, que crise?"
Obviamente, você sabe de qual crise estou falando.

Porém, até esta crise atual, que chegou com uma severidade sem precedentes, muitos brasileiros, imbuídos em um cenário de crise quase constante, duvidavam que algo tão mais grave pudesse acontecer, não se prepararam e já estão, infelizmente, passando por dificuldades.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Ainda que a pergunta do título tenha sido irônica, cabe explicar aqui, brevemente, como a atual crise se instaurou.
Primeiramente, devemos dizer que o mercado considera uma recessão econômica quando determinado país tem queda no PIB por dois trimestres consecutivos. Sendo assim, pode-se afirmar que o país encontra-se realmente em crise, prevendo queda nos próximos trimestres.
Porém a queda no PIB é só um reflexo de diversos outros fatores. Já há algum tempo, o mundo vêm acompanhando uma guerra tecnológica e comercial entre as grandes potências, EUA e China, o que traz oscilações para as bolsas do mundo inteiro.
Somado a isto, instabilidades nos preços do barril do petróleo aconteceram devido à demora no acordo entre Rússia e OPEP sobre os níveis de produção e ao baixo consumo de combustíveis, causado pela quarentena.
Principal motivo da crise atual, o coronavírus obrigou pessoas ao redor do mundo inteiro a se isolarem em suas casas para evitar a rápida disseminação da COVID-19.
Desta maneira, empresas de todos os setores considerados não essenciais foram obrigados a fechar as portas e muitas vêm declarando falência nos últimos meses.
A importância do planejamento financeiro
Você pode pensar: nenhum tipo de planejamento poderia prever o cenário atual. E você está completamente correto!
Porém a função do planejamento financeiro não é prever o futuro, mas sim, te deixar preparado financeiramente para qualquer que seja ele (ou ao menos para o maior número de possibilidades).
Estratégias simples, como por exemplo a criação de um fundo de emergência, poderiam salvar a vida financeira de muitas Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas.
Dentre outras vantagens trazidas pelo planejamento financeiro, podemos citar o corte de gastos desnecessários, a conquista de sonhos, a segurança financeira, a melhoria na qualidade de vida e a realização de bons investimentos para um futuro mais próspero.
E como fazer um bom planejamento financeiro?
Agora que você percebeu a importância de um bom planejamento financeiro e a capacidade que este tem de evitar dívidas e te aproximar dos seus sonhos, vamos entender como você pode começar!
Uma boa análise
Seja para as finanças pessoais ou para as finanças de uma empresa, um bom planejamento deve começar com uma análise e mapeamento de tudo o que entra e o que sai de dinheiro durante o mês.
Desde as entradas como seu salário fixo, rendas extras vindas de trabalhos como freelancer ou rendimento de investimentos, assim como as saídas como a conta de luz ou o cafézinho, é necessário que se mapeie os ganhos e gastos para melhor controlá-los.
Busque por renda extra
Se você leu o trecho acima que falava sobre anotar as rendas extras e pensou "Quem me dera", devo te dizer que elas são algo possível e mais fácil de alcançar do que você pensa.
Porém, determinar qual é a melhor fonte de renda extra para você é algo que só você e quem conhece a sua realidade poderá fazer.
Realize um brainstorming com a sua família para obter as mais variadas ideias, depois priorize e elimine as ruins. O processo do brainstorming pode te fazer perceber algumas possibilidades, anteriormente esquecidas.
Aprenda mais sobre finanças
Buscar por educação financeira pessoal para você e toda a sua família é, sem dúvidas, a dica mais importante que você pode seguir.
O processo de educação financeira é muito importante para que se desenvolva maior consciência em torno do dinheiro na sua casa. Uma família educada financeiramente enriquece e prospera junto.
Com muito estudo e as capacitações corretas, todos entenderão, além dos tópicos citados acima, a importância de se economizar e buscar por descontos, quais os principais tipos de investimento para aplicar o dinheiro que sobra e a como criar um fundo de emergência para situações inesperadas como crises.
Rumo à tranquilidade financeira
Esperamos que este artigo seja o início da sua jornada rumo à prosperidade e à tranquilidade financeira. Que, mais do que isso, seja uma motivação para expor a importância de se planejar financeiramente, tanto nos momentos de bonança quanto nos momentos de crise.
Deixe seu comentário