Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Aluguel: vantagens e desvantagens de investir em imóveis

Por Janaína TavaresPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Existem muitas razões para se considerar quando você planeja investir no aluguel de pequenos imóveis. Assim como outras áreas da economia, o mercado imobiliário sofreu com o impacto da crise que o país viveu. Nesse cenário, é sempre bom analisar quais são as vantagens e desvantagens, vamos ver? Acompanhe no texto:

O que você procura?

Quais são as vantagens do aluguel?

Isso depende muito dos objetivos que a pessoa tem em relação ao investimento, por exemplo: do valor que pretende lucrar e do prazo de espera para ter esse lucro. Contudo, não existe uma receita de sucesso quando o tema é investimento.

Daí a importância de estar bem informado e analisar o lucro com base nas tendências do mercado, o que vai permitir que você invista com segurança e na hora certa. Conheça algumas das vantagens:

  • Localização: um dos grandes fatores de relevância do imóvel. Assim, observar a região antes de decidir pode salvar seu investimento. Por isso, é interessante ficar de olho em locais como universidades que atraem estudantes e centros onde há a predominância de trabalhadores;
  • Segurança: você é o dono do patrimônio, então tem a liberdade de ocupar, viver ou gerar renda através da locação. O tipo de investimento que se adequa a perfis mais conservadores;
  • Renda fixa mensal: caso o imóvel seja alugado e o inquilino estiver em dia com o pagamento das contas, isso permite que você tenha uma renda fixa mensal;
  • Valorização do imóvel: com o passar dos anos, as áreas urbanas mostram um crescimento acelerado. Esse desenvolvimento faz com que o imóvel fique cada vez mais rentável.

Quais são as desvantagens de investir?

Investir em imóveis pode ser vantajoso, mas você precisa considerar os riscos que existem como em qualquer outro investimento. Confira algumas desvantagens:

  • Demora de achar um inquilino: precisa levar essa possibilidade em conta. Seu imóvel pode ficar vazio e será você que vai precisar pagar as contas básicas, manutenção, IPTU, dentre outros;
  • Riscos econômicos: fique atento e não coloque todas as suas reservas financeiras nesse negócio, já que em algumas situações o imóvel pode ter baixa liquidez, ou seja, a desvalorização;
  • Localização: esse fator também pode ser considerado uma desvantagem e é bem comum. Algumas das causas: fechamento de fábricas ou de centros de ensino que se encontram próximos do seu imóvel.

Viu como é bom se atentar a esse fatores e se planejar financeiramente? Comente aqui embaixo, caso tenha dúvidas se o investimento em pequenos imóveis é o melhor negócio para você.

Compartilhe

Escrito por:

Janaína Tavares
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.