Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

App Waze: busque por caminhos alternativos em dia de rodízio

Escrito por Janaína Tavares

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Para facilitar a vida de quem vive dirigindo em São Paulo, o aplicativo Waze disponibiliza um recurso capaz de indicar para o motorista rotas alternativas durante os dias de rodízio municipal. Acompanhe a leitura do artigo e saiba como usar esse serviço com as nossas dicas.

O que você procura?

Entenda como funciona o rodízio municipal

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Paulo possui uma população estimada em 12.252.023 de habitantes. Sendo assim, para evitar que a situação do trânsito piore nesta cidade, foi criado o rodízio municipal.

O procedimento, estabelecido por lei, abrange caminhões e automóveis. Além disso, ele contribui ativamente para controlar o fluxo de veículos durante os dias úteis na cidade de São Paulo. Portanto, a regra é:

  • Em cada dia, automóveis que possuem um determinado número final da placa não podem circular em áreas de maior movimentação. Isso vale para o período entre às 7h e 10h e das 17h às 20h.

Você pode ter acesso a mais informações sobre o rodízio no site da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Como buscar rotas alternativas com o Waze?

Para te ajudar ainda mais a dirigir pela cidade de São Paulo nos dias de rodízio, o aplicativo Waze (disponível em iOS e Android) possibilita que você calcule as melhores rotas para o seu destino.

Siga o passo a passo que elaboramos e veja como é fácil usar esse recurso do App Waze:

  1. Abra o Waze e selecione a opção "Buscar";
  2. Clique no ícone de engrenagem para abrir as configurações;
  3. Logo após, opte por "Detalhes do carro", dentro de "Preferências de direção";
  4. Depois, você deve clicar em "Placa do veículo";
  5. Digite os dois números finais da placa do seu carro;
  6. Pressione a opção "Salvar";
  7. Pronto! Agora o Waze usará esses dados para criar rotas alternativas no dia em que o seu veículo estiver dentro das restrições do rodízio.

O que é possível fazer com o Waze?

Esse App é um dos mais conhecidos quando falamos em navegação por GPS e instruções de trânsito. Por isso, ele também oferece:

  • Informações atualizadas sobre a situação do tráfego de veículos;
  • Alertas para a presença de radares, acidentes e congestionamento;
  • Alertas sobre trânsito, polícia, perigos, dentre outras situações do dia a dia;
  • Mudanças instantâneas de rota para economizar tempo;
  • Hora de chegada no destino, baseada no trânsito em tempo real e muito mais para sua rotina como motorista.

Conteúdos que você precisa ler

Veja mais artigos da Foregon que preparamos para sua jornada de conhecimento:

Descomplicamos?

Conte pra gente: você já conhecia o aplicativo Waze e suas funcionalidades? Qualquer dúvida, envie sua pergunta aqui. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Janaína Tavares
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.