Arrendamento de Imóvel: Saiba o que é, os Tipos e Vantagens
Você já ficou na dúvida entre comprar imóvel ou alugar? Pois bem, esta é uma decisão muito grande na vida das pessoas. Comprar possibilita que o bem se torne propriedade total da pessoa, possibilitando-a de fazer o que quiser com ele, já alugar é um contrato temporário onde o locatário paga mensalmente pelo bem. Porém existe um meio termo, o arrendamento.
Continue a leitura para saber mais sobre o que é arrendamento, os tipos disponíveis e a diferença entre arrendamento e aluguel.
O que você procura?
O que é arrendamento?
O arrendamento nada mais é que um contrato de cessão, uma negociação. Neste caso, uma pessoa arrenda um bem e paga mensalmente por ele. Durante o período de tempo estipulado no contrato o bem e todas as suas responsabilidades e custos passam a ser de quem o arrendou.
Ou seja, o arrendamento é uma espécie de compra e aluguel ao mesmo tempo, e é uma ótima alternativa para quem não tem dinheiro para comprar um bem mas pretende comprá-lo no futuro.

Existem duas partes no processo de arrendamento, são elas:

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
- Arrendatário: usuário do bem arrendado, quem irá usufruir;
- Arrendador: proprietário do bem arrendado, é a pessoa que cede os direitos de uso ao arrendatário.
Qual a diferença de arrendamento e aluguel?
A diferença entre os dois é que, no aluguel, todo o dinheiro pago mensalmente durante o contrato não volta para o inquilino.
Já o arrendamento funciona como uma espécie de financiamento, o arrendatário tem a opção de comprar o imóvel ao final do contrato, dessa forma, as mensalidades pagas por ele durante o contrato podem servir para abater no valor final da compra.
Tipos de arrendamento
Arrendamento Comercial
É o arrendamento de pontos comerciais, como lojas e outros estabelecimentos comerciais. Neste caso, o arrendatário usufrui do bem, arca com as suas despesas e também obtém o lucro total que foi gerado no local.
Arrendamento Mercantil
Nesta modalidade o arrendador (quem cede), neste caso bancos ou sociedades mercantis, adquirem o bem e depois repassam para o arrendatário (quem usufrui)
Existem dois tipos de arrendamento mercantil, o financeiro e o operacional.
No arrendamento financeiro o arrendatário tem a intenção de permanecer com o bem após o término do contrato, ou seja, comprá-lo. Neste contrato que vai de dois a cinco anos, as despesas de manutenção são do arrendatário.
Já no arrendamento operacional o arrendatário geralmente não tem a intenção de comprar o bem e, ao final do contrato ele tem a opção de devolvê-lo ou renovar seu contrato.
Esse tipo de arrendamento é vantajoso pois as taxas de juros são menores do que em casos de financiamento.
Arrendamento Rural
Contrato de arrendamento de propriedades rurais. Pode ser parcial ou total. Geralmente é feito no intuito de produção agropecuária.
Arrendamento Royalty
Neste caso, o inventor passa seus bens intangíveis, como patentes e direitos autorais, para outra pessoa. Geralmente, nestes casos, o inventor não possui dinheiro para comercializar sua ideia.
Vantagens do arrendamento
Digamos que o arrendamento é uma via de mão dupla, já que, costuma ser vantajoso para os dois lados.
Para o lado do arrendatário porque ele paga taxas mais reduzidas do que a de um financiamento e ao final do contrato pode abater o valor pago no valor final do bem, e para o arrendador, a vantagem está em ver seu bem ser utilizado e rentabilizado.
Consulte suas chances de aprovação
Você sabia que em todas as operações de locação, arrendamento ou compra de imóvel, o contratante passa por uma análise de crédito para consulta de riscos de inadimplência?
Nesta análise, o seu score é um dos principais critérios avaliados. Consulte seu score gratuitamente na Foregon e saiba suas chances de aprovação.
Se você gostou deste artigo também pode gostar de: vantagens e desvantagens de investir em imóveis
Até a próxima! 🙂

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário