Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Arrendamento de Imóvel: Saiba o que é, os Tipos e Vantagens

Por Thais SouzaPublicado em

Você já ficou na dúvida entre comprar imóvel ou alugar? Pois bem, esta é uma decisão muito grande na vida das pessoas. Comprar possibilita que o bem se torne propriedade total da pessoa, possibilitando-a de fazer o que quiser com ele, já alugar é um contrato temporário onde o locatário paga mensalmente pelo bem. Porém existe um meio termo, o arrendamento.

Continue a leitura para saber mais sobre o que é arrendamento, os tipos disponíveis e a diferença entre arrendamento e aluguel.

O que você procura?

O que é arrendamento?

O arrendamento nada mais é que um contrato de cessão, uma negociação. Neste caso, uma pessoa arrenda um bem e paga mensalmente por ele. Durante o período de tempo estipulado no contrato o bem e todas as suas responsabilidades e custos passam a ser de quem o arrendou.

Ou seja, o arrendamento é uma espécie de compra e aluguel ao mesmo tempo, e é uma ótima alternativa para quem não tem dinheiro para comprar um bem mas pretende comprá-lo no futuro.

Existem duas partes no processo de arrendamento, são elas:

  • Arrendatário: usuário do bem arrendado, quem irá usufruir;
  • Arrendador: proprietário do bem arrendado, é a pessoa que cede os direitos de uso ao arrendatário.

Qual a diferença de arrendamento e aluguel?

A diferença entre os dois é que, no aluguel, todo o dinheiro pago mensalmente durante o contrato não volta para o inquilino.

Já o arrendamento funciona como uma espécie de financiamento, o arrendatário tem a opção de comprar o imóvel ao final do contrato, dessa forma, as mensalidades pagas por ele durante o contrato podem servir para abater no valor final da compra.

Tipos de arrendamento

Arrendamento Comercial

É o arrendamento de pontos comerciais, como lojas e outros estabelecimentos comerciais. Neste caso, o arrendatário usufrui do bem, arca com as suas despesas e também obtém o lucro total que foi gerado no local.

Arrendamento Mercantil

Nesta modalidade o arrendador (quem cede), neste caso bancos ou sociedades mercantis, adquirem o bem e depois repassam para o arrendatário (quem usufrui)

Existem dois tipos de arrendamento mercantil, o financeiro e o operacional.

No arrendamento financeiro o arrendatário tem a intenção de permanecer com o bem após o término do contrato, ou seja, comprá-lo.  Neste contrato que vai de dois a cinco anos, as despesas de manutenção são do arrendatário.

Já no arrendamento operacional o arrendatário geralmente não tem a intenção de comprar o bem e, ao final do contrato ele tem a opção de devolvê-lo ou renovar seu contrato.

Esse tipo de arrendamento é vantajoso pois as taxas de juros são menores do que em casos de financiamento.

Arrendamento Rural

Contrato de arrendamento de propriedades rurais. Pode ser parcial ou total. Geralmente é feito no intuito de produção agropecuária.

Arrendamento Royalty

Neste caso, o inventor passa seus bens intangíveis, como patentes e direitos autorais, para outra pessoa. Geralmente, nestes casos, o inventor não possui dinheiro para comercializar sua ideia.

Vantagens do arrendamento

Digamos que o arrendamento é uma via de mão dupla, já que, costuma ser vantajoso para os dois lados.

Para o lado do arrendatário porque ele paga taxas mais reduzidas do que a de um financiamento e ao final do contrato pode abater o valor pago no valor final do bem, e para o arrendador, a vantagem está em ver seu bem ser utilizado e rentabilizado.

Consulte suas chances de aprovação

Você sabia que em todas as operações de locação, arrendamento ou compra de imóvel, o contratante passa por uma análise de crédito para consulta de riscos de inadimplência?

Nesta análise, o seu score é um dos principais critérios avaliados. Consulte seu score gratuitamente na Foregon e saiba suas chances de aprovação.

Consulte seu CPF grátis e saiba suas chances de aprovação!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Se você gostou deste artigo também pode gostar de: vantagens e desvantagens de investir em imóveis

Até a próxima! 🙂

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Leia também

13 ideias para ganhar dinheiro com pouco investimento

Consórcio de Dinheiro: Como Funciona, Vantagens e Desvantagens

Descubra Agora: Braip – O Que é e Como Funciona

Vender Milhas Tudo Azul: Descubra Aqui Como Proceder

MaxMilhas é Confiável? Descubra Tudo o que Você Precisa Saber

Como Ter uma Renda Extra: 37 Maneiras Comprovadas

25 Aplicativos de Renda Extra: Potencialize Seus Ganhos Online

Como Sacar o FGTS: Guia Completo