Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

As principais dúvidas sobre estorno

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Fez uma compra online com seu cartão e se arrependeu, não recebeu o produto, ele veio com defeito ou diferente da foto do site? Saiba que nesses e em outros casos você tem direito a receber o valor de volta, ou seja, o estorno.

O que você procura?

O que é estorno?

O estorno é quando um cliente deseja cancelar uma transação realizada com o cartão de crédito e receber o dinheiro de volta.

Existem diversas situações em que o consumidor pode pedir o estorno. Portanto, é importante ficar atento às regras.

Quando posso pedir estorno de uma compra?

O estorno da compra deve ser solicitado ao vendedor, caso você não consiga entrar em contato, deve comunicar à operadora do seu cartão. A reversão da compra pode ser solicitada nos seguintes casos:

  • Comprador não recebeu o produto que foi pago;
  • O produto (dentro do prazo de garantia) tenha algum defeito e não seja reparado em até 30 dias;
  • Quando o titular não reconhece uma cobrança em seu cartão;
  • Foi cobrado mais de uma vez por algo;
  • A quantidade recebida seja diferente do que diz a embalagem;
  • Não autorizou um pagamento.

Além das situações acima, para pagamentos online, o consumidor tem até sete dias úteis para se arrepender da compra e pedir o estorno. Já para compras presenciais, isso vai depender da política do estabelecimento.

O estorno é depositado na minha conta ou no cartão?

O estorno vai depender da maneira em que você realizou uma compra, confira como funciona:

Cartão de crédito

Se a resposta ao estorno for rápida, a compra é cancelada e não é cobrada. Porém, se a fatura estiver fechada ou perto de fechar, pode demorar de dois a três meses para que o crédito seja debitado e você receba esse valor de volta. Nesses casos, o valor volta como crédito na fatura ou em conta corrente.

Estorno no cartão de débito

Se a compra foi realizada no cartão de débito, o estorno será depositado diretamente na sua conta corrente ou digital vinculada ao cartão.

Estono de pagamento via boleto

Para compras pagas no boleto, a devolução do valor é feita na conta do comprador, através de uma transferência bancária. Nesses casos, não é a administradora do cartão que faz o intermédio do processo. Portanto, tudo deve ser resolvido entre o vendedor e comprador.

Como funciona o estorno quando pago usando o PayPal?

Se você pagou a sua compra através do PayPal mas a transação continua pendente, basta entrar em na aba de "Atividades" da sua conta e clicar em "Cancelar". O pagamento pode ser reembolsado automaticamente caso a solicitação seja feita dentro do prazo de 30 dias.

Agora, se o pagamento foi efetuado e você não recebeu o produto ou ele foi entregue diferente do que estava na descrição, você pode registrar o caso na Central de Soluções do PayPal (localizada na sua conta) e solicitar o reembolso.

Como funciona o estorno de compras feitas com cartão virtual?

O cartão virtual é apenas uma forma de comprar online com mais segurança. Por mais que ele possa ter números e informações diferentes, o estorno e todas as transações feitas através dele são vinculados ao cartão físico.

Portanto, se você comprou com cartão virtual e deseja solicitar o dinheiro de volta, saiba que o valor será estornado na fatura do cartão físico ou na sua conta.

Quando peço estorno, esse valor volta para o meu limite?

Depende. Se a sua fatura do cartão de crédito já fechou, você terá que pagar pela compra – mesmo que já tenha solicitado o estorno. Depois, o valor do estorno volta como crédito na próxima fatura ou na sua conta vinculada ao cartão.

Caso o estono seja realizado antes da fatura fechar, a compra é cancelada do seu cartão, então o seu limite é restabelecido e a cobrança não vem na fatura.

O estorno foi negado. E agora?

Como dito anteriormente, o estorno pode demorar de duas a três faturas para ser efetuado. Mas, se você tiver o pedido negado, você pode buscar o PROCON da sua cidade para auxiliar na resolução do problema.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você.

Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.