Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Asset Allocation: qual a Importância dessa Estratégia?

Escrito por Voitto

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Asset Allocation, ou alocação de ativos, é uma estratégia de distribuição de investimentos entre diferentes classes de ativos, como ações, fundos de investimentos imobiliários, criptomoedas, renda fixa, entre outras formas. O objetivo é maximizar os retornos ao mesmo tempo em que se minimiza o risco.

O mercado financeiro é um universo repleto de conceitos e metodologias. Grande parte delas buscam auxiliar o investidor na rentabilidade das aplicações realizadas.

Esse é o caso do asset allocation, uma técnica fundamental que todo bom investidor precisa conhecer, pois uma alocação de ativos bem feita pode ser a diferença entre um investimento positivo e uma aplicação arriscada.

Se a sua meta é ter sucesso nos investimentos e alcançar seus objetivos financeiros, continue a leitura para entender mais sobre o asset allocation, sua importância, principais benefícios e como implementá-lo de forma eficaz na sua estratégia de investimento.

Vamos lá?

Você encontra nesse artigo:

O que é Asset Allocation?

"Asset allocation", conhecido também como "alocação de ativos", é uma estratégia de investimento que envolve a segmentação de ativos financeiros em diferentes classes de investimento, como ações, títulos, fundos de investimento imobiliários, renda fixa e commodities.

O principal objetivo desse conceito é maximizar o retorno dos investimentos enquanto se minimiza o risco, por meio da diversificação dos investimentos.

A ideia por trás asset allocation se resume em: diferentes tipos de ativos possuem diversos níveis de risco e retorno. Ao combinar esses ativos em uma carteira heterogênea, os investidores reduzem o risco total da carteira e aumentam o potencial de retorno.

Em outras palavras, se uma aplicação financeira foi arriscada, as outras conseguem equilibrar as perdas.

Qual é a importância do Asset Allocation?

Como podemos presumir, o asset allocation é importante por causa da diversificação da carteira de investimentos.

Ao investir em diferentes classes de ativos e distribuir os investimentos em diferentes setores, geografias e tipos de empresas, os investidores minimizam os riscos e aumentam o retorno. Contudo, por que diversificar os investimentos é importante?

As ações, por exemplo, oferecem um alto potencial de retorno, mas em contrapartida são arriscadas. Já o investimento em títulos pode oferecer um retorno menor, mas são menos inseguros.

Sendo assim, os investidores que têm uma carteira diversificada podem equilibrar esses riscos e retornos, reduzindo a volatilidade e aumentando a estabilidade em geral.

Quais são as vantagens e desvantagens do Asset Allocation?

Para entendermos ainda mais sobre o asset allocation, também precisamos descobrir as vantagens e desvantagens dessa técnica. Aqui estão algumas das principais vantagens:

Tomada de decisão mais clara

Ao definir uma alocação de ativos adequada, os investidores podem ter uma visão certeira da composição de sua carteira de investimentos e como cada ativo contribui para seus objetivos a longo prazo.

Além disso, o asset allocation ajuda a evitar decisões emocionais baseadas nas mudanças de curto prazo no mercado.

Flexibilidade

Com o dinamismo do mercado financeiro, o asset allocation permite ajustar a distribuição de ativos de acordo com as condições do mercado e as necessidades pessoais do investidor.

Gestão de riscos e retorno

O asset allocation permite que o investidor ajuste sua carteira de acordo com seus objetivos financeiros, horizonte de investimentos e tolerância aos riscos, o que ajuda a gerenciar a segurança da carteira de investimentos.

Além disso, com a diversificação de investimentos, é possível aproveitar oportunidades de aplicações em diferentes mercados e setores, maximizando os retornos da carteira.

Já as principais desvantagens do asset allocation são:

Complexidade

Como primeira desvantagem podemos citar a complexidade. A implementação do asset allocation pode ser difícil, pois exige uma análise cuidadosa dos diferentes ativos disponíveis e suas características de risco e retorno.

Custo

Com a necessidade de se investir em ativos variados e monitorar cada um deles, o asset allocation pode ter um custo maior. Além disso, surgem também alguns custos associados à realocação de recursos entre as classes de ativos.

Risco de falha

Embora essa estratégia auxilie no gerenciamento de riscos, não há garantia de que o investidor atingirá seus objetivos financeiros, o que pode levar a perdas significativas, mesmo em uma carteira diversificada.

Quando utilizar o Asset Allocation?

O asset allocation pode ser usado em diferentes situações, dependendo dos objetivos financeiros do investidor, seu perfil de risco e sua estratégia de investimento. Confira algumas situações úteis para aplicar o asset allocation:

Investidores iniciantes

Pessoas que estão começando na área de investimentos podem se beneficiar da diversificação do asset allocation, pois conseguem gerenciar de forma mais objetiva os riscos da carteira.

Investidores com horizonte de investimentos longo

Os investidores com o horizonte de investimentos longo são aqueles que permanecem com a aplicação financeira por mais tempo, como quem está investindo com foco na aposentadoria ou compra de um imóvel.

Investidores conservadores

Investidores com perfil de risco mais conservador podem usar o asset allocation para reduzir a exposição a ativos mais arriscados, como ações, e aumentar a alocação em títulos e outros investimentos de renda fixa.

Investidores que buscam diversificação ou gerenciar os riscos

Como aprendemos anteriormente, o asset allocation permite que os investimentos sejam distribuídos em diferentes classes de ativos. Portanto, os investidores que desejam diversificar a carteira de investimentos podem se beneficiar dele.

Por fim, se seguirmos a mesma lógica, a alocação de ativos de forma distribuída possibilita a redução de riscos dos investimentos, pois se uma aplicação não tiver um bom desempenho, as outras equilibram as perdas.

5 dicas para utilizar o Asset Allocation

Para começar a fazer uso do asset allocation, o primeiro – e mais importante – passo é entender sobre o seu perfil do investidor, pois ele ajuda a determinar quais tipos de investimentos são adequados para você.

Afinal, através do estudo sobre o seu perfil você poderá escolher investimentos que reflitam suas necessidades e principais objetivos. Com isso em mente, vamos às dicas para utilizar o asset allocation:

Defina seus objetivos financeiros

O primeiro passo é definir o seu objetivo financeiro enquanto investidor, como a aposentadoria ou a compra de uma casa, por exemplo. Esses objetivos traçados ajudarão a determinar a linha de tempo do investimento e o nível de risco que você está disposto a assumir.

Avalie sua predisposição a riscos

Aqui, o objetivo é analisar o perfil de risco do investidor, ou seja, a sua disposição para assumir riscos e a sua capacidade financeira para lidar com perdas. Isso ajudará a determinar a alocação de recursos em diferentes classes de ativos.

Identifique classes de ativos

A nossa terceira dica é: identifique quais classes de ativos estão disponíveis e estude sobre as características de risco e rentabilidade de cada uma delas. São exemplos de classes de ativos: criptomoedas, ações, títulos, commodities, fundos de investimentos imobiliários, etc.

Defina a alocação

Chegou a hora de definir a sua alocação de recursos em cada classe de ativos escolhida, considerando o seu objetivo financeiro e a sua disposição a correr riscos. Lembre-se que a alocação pode ser ajustada posteriormente.

Monitore a carteira

Por fim, a última dica é: monitore a sua carteira regularmente para fazer os ajustes necessários! Essa ação é importante para alocar os recursos em um determinado ativo que esteja mais rentável, evitando assim a perda financeira em uma aplicação sem sucesso.

Esse conteúdo foi produzido pelo Grupo Voitto!

Compartilhe

Escrito por:

Voitto
Escola de Negócios

Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independentemente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.