Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Averbação de empréstimo: o que esse termo significa?

Por Sabrina VansellaPublicado em

Aqueles que contrataram uma linha de crédito consignado provavelmente já se depararam com o termo averbação de empréstimo, que nada mais é do que uma autorização do contratante de que as parcelas sejam descontadas do salário ou benefício. Essa modalidade de empréstimo tem feito parte da vida de muitas pessoas que precisam de uma grana extra, mas não desejam arcar com altas taxas de juros.

Para entender mais sobre o termo e seu impacto no empréstimo consignado, recomendamos a leitura do artigo!

Averbação de empréstimo: para que serve?

Todo empréstimo consignado oferece taxas de juros menores por descontar as parcelas diretamente da folha de pagamento do contratante. Para que a instituição financeira consiga fazer o desconto mensal das parcelas, o solicitante e a empresa que realiza o pagamento do salário ou benefício devem dar permissão ao banco no momento da contratação.

Portanto, a averbação de empréstimo é responsável por liberar o acesso ao empréstimo consignado e permitir que os descontos mensais aconteçam. Alguns dados devem estar presentes no momento de realizar a averbação. Confira:

  • Valor concedido;
  • Prazo de pagamento;
  • Taxa de juros;
  • Custo Efetivo Total (CET);
  • Valor que será descontado mensalmente;
  • Tempo de carência (caso tenha).

Como é realizada a averbação de empréstimo?

O empréstimo consignado pode ser solicitado por colaboradores de empresas privadas e públicas. Por isso, a averbação de empréstimo costuma variar para cada tipo de vínculo, seja ele empregatício ou de benefício concedido pelo INSS. Entenda como é feita a averbação para cada caso:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  • Funcionários de empresas privadas: para trabalhadores em regime CLT a averbação de empréstimo deverá ser realizado pelo departamento de Recursos Humanos da empresa;
  • Aposentados e pensionistas do INSS: nesse caso a averbação deve ser feita pelo DataPrev;
  • Servidores públicos federais: a averbação de empréstimo para servidores públicos federais é feita pelo Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal, o Sigepe;
  • Servidores públicos estaduais e municipais: nesse caso os colaboradores devem recorrer ao departamento de Recursos Humanos dos empregadores, inclusive os servidores que estão inativos;
  • Militares: a averbação de empréstimo para militares é realizada pelo pelo Centro de Pagamento do Exército, o CPex, através do Sistema de Pagamento Pessoal do Exército.

Em quanto tempo a averbação de empréstimo é aprovada?

Ao entregar todos os documentos corretamente a averbação de empréstimo é aprovada em 24h ou 48h após a assinatura, caso seja um novo contrato. Para portabilidade de empréstimo consignado, o prazo para averbação é de até 15 dias corridos. Caso ela não seja aprovada durante esse prazo, existem alguns fatores que podem impedir a averbação, como:

  • Falta de documentação, documentos irregulares ou fora do prazo de validade;
  • Informações pessoais divergentes;
  • Inadimplência com o banco;
  • Falta de margem consignável (quando o empréstimo compromete mais do que 30% do salário ou benefício mensal).

 Nesses casos, o empregador deverá informar à instituição financeira que a averbação foi negada. Portanto, confira quais problemas foram encontrados para corrigi-los sem precisar fazer uma nova solicitação.

Descomplicamos?

Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas sobre esse termo. Caso tenha restado alguma, faça um comentário. Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

5 cuidados com empréstimo para seu nome não ficar sujo

Empréstimo consignado Bradesco. Entenda

A empresa meutudo é confiável? Veja como ela funciona

Empréstimo para MEI negativado: entenda

Foi aprovada a suspensão do empréstimo consignado? Entenda

Empréstimo para BPC 2022: veja as regras para solicitar

Empréstimo Bemol: características, vantagens e como solicitar

Fiz um empréstimo no Nubank, posso fazer outro?