Banco Central suspende serviço de pagamento por WhatsApp
Na última segunda-feira (15), o WhatsApp anunciou o lançamento de um novo serviço de pagamento por meio do aplicativo. Contudo, a partir dessa terça-feira, a novidade está suspensa por causa de uma decisão do Banco Central e Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Veja mais sobre o assunto, logo a seguir.

Entenda a suspensão de pagamentos por WhatsApp
De acordo com uma nota divulgada pelo próprio BC, a instituição precisa avaliar antes os possíveis riscos do pagamento por WhatsApp, além de garantir o pleno funcionamento do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).
Por isso, o órgão determinou a paralisação do início das atividades que envolvem as bandeiras de pagamento Visa e Mastercard, já que as duas são responsáveis por viabilizar as operações financeiras.
Sendo assim, conforme a nota, "a motivação do Banco Central para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato".
Ainda vale destacar que o descumprimento da determinação imposta pelo BC pode gerar:

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
- O pagamento de multa cominatória;
- Apuração de responsabilidade em processo administrativo sancionador.
O que diz o Cade?
Por outro lado, o principal motivo da suspensão feita pelo Cade diz respeito aos potenciais riscos para a concorrência que esse pagamento por WhatsApp pode trazer.
Em nota, a instituição argumenta que a Cielo poderia se beneficiar da grande base de usuários do WhatsApp.
Segundo o Cade, "fica evidente que a base de usuários do WhatsApp propicia um potencial muito grande de transações que a Cielo poderia explorar isoladamente, a depender da forma como a operação foi desenhada".
Como o novo recurso iria funcionar?
O Brasil seria o primeiro país a receber a novidade de enviar e receber dinheiro por meio do WhatsApp Bussiness. Todos os pagamentos seriam feitos dentro de uma função chamada Facebook Pay.
Além disso, as transferências bancárias só poderiam ser realizadas por clientes que possuem cartões de débito da Sicredi (incluindo a conta digital Woop), Nubank ou do Banco do Brasil. Você pode ver mais detalhes sobre o serviço de pagamento por WhatsApp neste artigo.
Descomplicamos?
O que você achou da decisão do Banco Central e do Cade? Qualquer dúvida sobre o serviço de pagamento por WhatsApp, basta enviar sua pergunta aqui pra gente. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário