Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Conheça 3 benefícios em trocar moedas no comércio

Por Jennifer FigueiredoPublicado em

Você passa na padaria para comprar alguns pães, no caixa você entrega uma nota alta e o atendente logo pergunta: "Você não tem trocado?". Esse é um drama no qual comerciantes e consumidores passam diariamente com a falta de moedas. A verdade é que nas raras vezes em que uma loja tem troco, você guarda no bolso ou na mochila e depois esquece de usá-las em uma compra. Trocar moedas no comércio beneficia tanto as lojas, quanto o seu bolso. Saiba como nesse post!

Trocar moedas no comércio

Já tem um tempo que o comércio sente os prejuízos da ausência de troco. Isso se deve ao hábito dos brasileiros em guardar as moedas e depois não utiliza-las mais. Não levar troco em pequenas compras reflete na circulação do dinheiro, o que ocasiona a falta de moedas no comércio, como: supermercado, casas lotéricas, padarias, etc.

Prejuízo aos Cofres Públicos

Uma pesquisa do Banco Central apontou que cerca de 508 Milhões de Reais em moedas estão fora de circulação. Ao que tudo indica, boa parte desse valor pode estar guardado em cofrinhos, ou as moedas estão simplesmente perdidas. 
Para produzir esse mesmo valor em Moedas custa aos Cofres Públicos 1.1 Bilhão de Reais. Isso significa maior extração de minérios, prejudicando o meio ambiente.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Agora que você entende a importância da circulação da nossa moeda, vamos aos benefícios! Conheça 3 benefícios em trocar moedas:

Benefícios para seu bolso

Você certamente já deve ter ouvido a frase: "posso dar troco em balas?". Pois essa é uma das consequências que a falta de moeda pode causar, ou seja, prejuízo para seu bolso. Em poucas unidades, as moedas parecem insignificantes, mas somando cada uma que você deixa de lado, ao longo da vida pode resultar em um valor bem elevado.

Não deixe dinheiro parado, lucre com ele

Trocar moedas no banco ou no comércio só gera benefícios, portanto a dica é juntar um bom valor, que não rende nada parado em casa, e trocá-las. Com esse dinheiro você pode investir, ou seja, ter um lucro na sua conta todo mês.

Troque moedas e ganhe brindes: 

Para diminuir as consequências da falta de troco, o comércio tem apostado em ideias criativas que incentivam a trocar moedas em várias cidades. Algumas empresas oferecem cortesias, brindes, mimos, prêmios e muito mais pelas moedinhas.

  • Projetos inovadores também vem ganhando destaque em alguns lugares como o CataMoeda. Troque moedas e ganhe vale-compras, créditos para celular, troque por notas ou outros serviços. Basta colocar seu trocado na máquina e pronto!
  • O aplicativo Troco Simples te ajuda a não perder dinheiro. É fácil de usar e você ainda pode lucrar com o app e ter vantagens como usuário ou comerciante.

Viu como é fácil trocar moedas e ter benefícios com uma simples atitude? Se você costuma guardar seu trocado por aí, tá na hora de mudar os hábitos e ajudar o comércio local, o governo e o seu bolso. Tem alguma loja perto de você que incentiva levar um trocado? Conta aqui pra gente nos comentários. Te espero no próximo post!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Aprenda a economizar nas contas dentro da sua casa

CPF: para que serve e como fazer?

Confira o ranking das 100 melhores cidades para se viver no Brasil em 2021

Falta de planejamento financeiro pode afetar a sua saúde e qualidade de vida

Cartão Méliuz: ganhe dinheiro de volta em todas as compras

Banco Inter: saiba como ganhar cashback assistindo filmes

Reconhecimento de firma: o que é e como é feito?

Saiba como cadastrar o Google Pay no aplicativo Nubank