Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como se programar para a Black Friday 2018

Por Leonardo JacominiPublicado em

Quando a gente começa a pensar em final de ano, vem a lembrança de que novembro tem Black Friday. A sexta-feira negra, como é chamada aqui no Brasil, é o momento de fazer compras e aproveitar o desconto.

O evento que ano passado faturou 2.1 bilhões em vendas no Brasil, segundo o site oficial da Black Friday, dessa vez ocorre no dia 23 de novembro, nas lojas físicas do Brasil e no mundo.

Quantas vezes você já não perdeu um bom negócio por falta de planejamento? Dessa vez, separamos um guia para você se organizar na hora das compras.

Quais os produtos que você anda de olho? Conheça a Black Friday e tenha a certeza de que você vai garantir um bom desconto por ter esperado um pouquinho. São preços bem abaixo em vários departamentos, e o melhor: a maioria das lojas já entraram nessa onda!

Então fica ligado nas dicas e não deixe passar a oportunidade de economizar!

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

História da Black Friday – Como surgiu?

Black Friday como aproveitar melhor

A origem não é exata, mas segundo o site da Black Friday no Brasil, existem duas versões. O certo é que o evento nasceu nos Estados Unidos.

A primeira é de que o termo nasceu no final do século XIX após duas instituições financeiras terem quebrado no mesmo dia em plena corrida do ouro. Coincidentemente, em uma sexta-feira.

A outra versão conta que, o termo foi criado por policiais da Filadélfia na década de 60 para se referir ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças em que o trânsito se tornou um caos. Graças a isso, surgiu então uma grande oportunidade de venda para os lojistas que se aproveitam disso e faziam diversas promoções para atrair quem passasse por lá.

No Brasil, a Black Friday chegou no ano de 2011 com o portal Busca de Descontos, criador do site oficial no país. A cada ano o evento bate recordes de vendas.

Curiosidade

No Brasil, o evento começou exclusivamente em sites de compras online, logo passando para o varejo físico. O contrário do que aconteceu nos Estados Unidos.

Como se programar para as compras da Black Friday?

Para garantir que você esteja fazendo o melhor negócio e tendo a certeza de um bom desconto, é preciso se programar antes. A Black Friday é um ótimo evento para economizar e levar os presentes de final de ano.

Da uma olhada nessas 10 dicas especiais para você:

Faça um orçamento

A primeira coisa que você precisa fazer é um orçamento, saber o quanto você pode gastar. Levando em conta o quanto você tem de dinheiro disponível, sem comprometer o seu saldo nos próximos meses.

Defina um limite máximo para compras. Esse será o valor total de seus gastos e deve ser levado como uma regra por você mesmo. Dentro desse orçamento para a Black Friday, leve em conta o que você pretende comprar e para quem.

Fique de olho nos preços

Essa é hora de pesquisar os produtos que você deseja comprar. Faça sua lista e comece a busca em sites e lojas. Anote todos os preços. Isso servirá como um balanço para você no dia da Black Friday, se os preços baixaram e onde está a melhor oferta.

Anotar os preços garante que você economize de verdade e não tenha apenas um desconto pequeno.

Cuidado com a "metade do dobro"

Algumas lojas fazem a chamada "falsa Black Friday". Ou seja, uma semana antes do evento, dobram o preço dos produtos, para no dia, colocar o valor praticado anteriormente.

Por isso é chamado de metade do dobro. Se você anotar os preços antes, dificilmente cairá nessa. O site da Black Friday conta com empresas parceiras, garantindo a confiabilidade dos descontos, esses são alguns deles:

  • Americanas
  • Submarino
  • Shoptime
  • Nike Store
  • Quantum
  • Unilever
  • Positivo
  • Vaio

Comprar em loja online ou física

A nossa 4ª dica é para você que ainda não se decidiu por onde vai fazer suas compras na Black Friday. Tanto uma quanto a outra possuem benefícios e desvantagens.

Não é uma regra, mas normalmente, os preços do comércio online são melhores do que as físicas. Mas é importante observar os valores em ambas. Os sites de compras melhoraram muito desde o começo da Black Friday, mas ainda podem apresentar lentidão ou fila de espera para entrar no site, o que pode deixar você sem a oferta que você precisava.

No entanto, na internet, as lojas não tem horário de funcionamento e as promoções começam automaticamente a meia noite, além de poder pesquisar os preços em vários sites ao mesmo tempo.

Já as lojas físicas, podem ser um teste de paciência para os clientes. Tanto em sentido de uma multidão, falta de produtos e empurra-empurra até com a falta de estacionamento.

A nossa dica, para você que ainda não sabe pelo que decidir, é pesquisar o que precisa nas lojas físicas e online antes. Assim dá para saber se já existe uma grande diferença de preço. Fique ligado também nas propagandas dos descontos em TV e outros meios, isso pode te ajudar na escolha.

Faça um plano de compra

Se você já sabe o que vai levar e não pode perder por nada uma promoção, fique de olho até quando ela estará disponível. Em alguns lugares e até na internet, os descontos têm horários específicos. Avalie também se os produtos têm alta demanda, fazendo com que se esgotem rapidamente.

Fique atento ao horário de funcionamento das lojas. Algumas abrem mais cedo e fecham mais tarde do que o costume. Quando há uma "super-oferta", programa-se para ser um dos primeiros à chegar.

Mais descontos com os aplicativos

Existem aplicativos para celular que dão ainda mais descontos ou encontram uma oferta imperdível para você. Algumas lojas possuem apps, que oferecem frete grátis ou ainda mais economia em alguns produtos.

Outros aplicativos que você pode baixar são de cupons de desconto ou de compras coletivas. Procure pelo app da loja que você preferir ou digite "descontos" em sua loja de aplicativos e confira os melhores.

Controle para suas compras

Quando você entra em lojas ou nos sites de vendas online, as promoções, vantagens e o próprio produto parecem indispensáveis. Cuidado com as compras por impulso. Isso pode estragar o seu planejamento e comprometer seu orçamento nos próximos meses.

Evite as tentações e siga sua lista. Se você conseguir bons descontos em tudo o que você precisa, sua Black Friday já valeu a pena!

Cuidado com o prazo de entrega

Na Black Friday, as encomendas tendem a demorar mais para chegar. Isso se justifica pelo grande número de pedidos e a demanda na entrega pelas transportadoras.

Então fique ligado na data de entrega durante a Black Friday. Se você pretende presentear alguém em uma data especial, como aniversário, tenha certeza de que sua encomenda chegará antes.

Segurança na Black Friday

Assim como você pesquisa o produto em vários sites, é importante pesquisar também a loja em que pretende comprar. Prefira adquirir naquelas mais conhecidas e que garantem um bom serviço.

O Reclame Aqui e Procon são boas empresas que você pode checar e ficar de olho se a loja é séria e se compromete com a segurança dos dados pessoais e de entrega.

Durma mais tarde

Essa dica é para você que não quer mais perder nenhuma oportunidade de fazer bom negócio. Para conferir os melhores descontos, durma mais tarde no dia da Black Friday.

O motivo é que, os sites atualizam os produtos e descontos a meia noite. Ou seja, quem estiver acordado, pode garantir uma compra com economia de verdade.

Meios de pagamento

Preste atenção no meio e condição de pagamento escolhido em suas compras na Black Friday. O cartão pode facilitar e te dar comodidade, mas fique atento se você for parcelar, para não comprometer o seu orçamento nos próximos meses.

Ainda há as opções de pagamento por boleto e débito em conta. O boleto tem data de validade e pode ser pago em algum banco, lotérica ou ainda por meio de aplicativos de banco.

A nossa dica para o pagamento é escolher o cartão de crédito da loja em que você pretende fazer suas compras. Normalmente, clientes do cartão têm descontos exclusivos e vantagens no frete.

Separei uma lista com os melhores cartões de crédito de lojas para você. Que tal conferir clicando aqui?

Aproveite a Black Friday para datas especiais

black friday

Que tal adiantar o presente de natal e garantir que seu final de ano seja menos tumultuado com compras em cima da hora, filas enormes e preços menos atraentes?

Se você já tem um casamento ou outra data especial marcada, aproveite o Black Friday e garanta um bom desconto. Ah, e lembre-se da dica 8, para a encomenda não chegar depois da data!

Se você gostou das nossas dicas, conta para a gente nos comentários. E não se esqueça de comentar se você já comprou alguma coisa na Black Friday ou se pretende levar algum produto esse ano.

E fique atento, lembramos que neste ano, a Black Friday é dia 23 de novembro!

Fique à vontade para navegar em nosso blog, sempre tem muito conteúdo legal para você. Até logo!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Leonardo Jacomini

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa. - Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer

Adesivo para Cartão de Crédito: Veja Como Funciona

Índices de Reajuste de Aluguel: IGP-M ou IPCA?

Barra de Ouro Vale Mais que Dinheiro? Veja Quanto Custa

Banco do Brasil: Como Emitir 2ª via da Fatura do Cartão?

Dataprev: Como Consultar Calendário do Auxílio Emergencial