Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Boleto não registrado: o que isso significa?

Por Camila SilveiraPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Quem tem o costume de gerar ou pagar boletos bancários já pode ter se deparado com a informação de boleto não registrado. Se você também passou por isso, entenda agora mesmo o que essa mensagem significa e saiba como proceder neste caso.

O que você procura?

O que é boleto não registrado?

É uma cobrança que não foi registrada no sistema do banco ou empresa credora, ou seja, é quando a instituição não tem conhecimento da existência do boleto bancário.

Neste caso, o repasse do cliente não é feito à conta corrente do credor, fazendo com que a empresa precise entrar em contato diretamente com o cliente para que eles combinem uma nova forma de pagamento.

A boa notícia é que a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) descontinuou esse tipo de boleto no ano de 2018, momento em que as novas regras para a emissão destes documentos bancários passaram a ser exigidas no Brasil.

O que fazer quando recebo a mensagem de boleto não registrado?

É importante ressaltar que todos os boletos emitidos, nos dias de hoje, são registrados por segurança e regulamentação.

No entanto, se você acabou de gerar um boleto e a mensagem de "boleto não registrado" apareceu, pode ser que o registro ainda não tenha sido finalizado. Neste caso, aguarde aproximadamente 2 horas e tente pagá-lo novamente pelo aplicativo do seu banco.

Se ainda assim, você não conseguir, entre em contato diretamente com o banco emissor para entender o motivo de não estar conseguindo pagar o boleto e esclareça as suas dúvidas.

Porque boleto não registrado foi descontinuado?

O boleto não registrado foi descontinuado porque o número de golpes e fraudes envolvendo esse documento cresceu significativamente até meados de 2018. Outro motivo que resultou no encerramento do boleto sem registro foi o objetivo da instituição em padronizar e centralizar a base de títulos nacionais.

Quer receber as melhores ofertas de produtos e serviços financeiros?

No Portal da Foregon você pode consultar o seu score de crédito de forma totalmente gratuita e receber as melhores ofertas de cartão, conta digital e empréstimo, de acordo com o seu perfil!

Consulte o seu CPF agora mesmo para aproveitar todas as vantagens. É totalmente grátis e seguro!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.