Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Por Thais SouzaPublicado em

Uma das estratégias mais efetivas para ter assertividade nos seus investimentos é a diversificação da carteira, afinal, ao aplicar em diferentes ativos, o investidor não fica dependente de só um deles para obter lucro. Dentre as opções para compor a carteira, os investimentos no exterior, principalmente na Bolsa Americana, podem ser ótimas opções.

Se você pretende entrar na Bolsa Americana e diversificar seus investimentos com ativos do exterior, saiba que chegou ao artigo certo!

O que você procura?

Investimento no exterior

Um investimento no exterior é quando o investidor brasileiro decide aplicar em ativos de outros países. Essa é uma das melhores estratégias em cenários de incerteza e instabilidade local.

Esse tipo de investimento permite a diversificação da carteira e rendimentos em moedas de mais força que o Real, como o Dólar e Euro.

Além disso, investir internacionalmente é uma oportunidade de acessar ações de empresas mais influentes, como a Amazon e Apple.

Conheça Bolsa Americana

Para aproveitar as oportunidades internacionais da melhor maneira, o investidor deve conhecer o mercado norte-americano. Este mercado é composto por duas principais bolsas de valores:

  • New York Stock Exchange (NYSE);
  • National Association of Securities Dealers Automated Quotations (Nasdaq).

A NYSE é considerada a maior bolsa de valores do mundo. Fundada em 1792, a bolsa de Nova York conta com aproximadamente 2.400 empresas listadas, oferecendo uma grande variedade de alternativas para realizar investimentos.

Já a NASDAQ é uma bolsa de valores fundada em 1971, que também fica em Nova York. Ela é a segunda maior bolsa de valores do mundo, com 3.300 companhias listadas.

O principal diferencial da NASDAQ é que a bolsa de valores tem uma grande concentração de empresas do setor de tecnologia.

Como investir na Bolsa Americana?

Juntas, as duas maiores Bolsas Americanas oferecem milhares de ativos, entre eles: ações, fundos de investimento e títulos. Primeiramente, podemos dividir o investimento em duas grandes categorias: a partir do Brasil ou diretamente nos Estados Unidos.

Investindo na Bolsa Americana pelo Brasil

Quem ainda não tem familiaridade com investimentos diretamente na bolsa de valores do exterior pode optar por investir pelo Brasil, por meio dos Brazilian Depositary Receipt (BDR’s).

Os BDRs representam certificados de empresas com ações listadas nas Bolsas Americanas, mas que não possuem títulos na Bolsa Brasileira, como é o caso do Nubank.

Outra maneira de investir na Bolsa é por meio de Exchange Traded Funds (ETFs), fundos que replicam o comportamento de algum índice das Bolsas Americanas. Os principais são: o IVVB11 e o SPXI11.

Para investir em BDRs ou em ETFs, o primeiro passo a abrir uma conta em uma corretora de valores e transferir recursos para estas contas. Então, basta comprar cotas de um dos ativos citados que você já estará investindo no exterior de forma indireta.

Investindo diretamente na Bolsa Americana

Quem já possui mais familiaridade com investimentos de Renda Variável pode optar pode comprar ou vender ações diretamente na Bolsa Americana.

Entretanto, o processo é um pouco mais complicado, já que o investidor deve abrir uma conta em uma corretora dos Estados Unidos. Para isso, atente-se aos seguintes fatores:

  • Escolher uma corretora de investimento que aceite o cadastro de estrangeiros;
  • A documentação deve ser enviada para análise;
  • Todos os documentos e formulários deve ser enviados no idioma inglês;
  • O investidor deve fazer a checagem da regularidade da corretora, isso pode ser feito com consulta à FINRA;
  • Também é preciso se informar em relação aos ganhos em dólar e impostos de câmbio.

Ações para investir na Bolsa Americana

Quem ainda não está familiarizado com investimentos internacionais pode acabar ficando inseguro para investir em empresas internacionais desconhecidas. Por isso, muitas pessoas acabam escolhendo ações de empresas mundialmente reconhecidas. Abaixo listaremos algumas opções:

  • Apple (AAPL);
  • Microsoft Corporation (MSFT);
  • Google (GOOG);
  • Amazon (AMZN);
  • Tesla (TSLA);
  • Berkshire Hathaway (BRK-B);
  • UnitedHealth Group Incorporated (UNH);
  • Johnson & Johnson (JNJ);
  • Meta Platforms (META).

É importante ressaltar que antes de investir em ativos de qualquer empresa, você deve considerar o seu perfil de investidor, além dos seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Essa é a melhor forma de investir de forma assertiva. Isso vale tanto para investimentos nacionais como internacionais.

Perguntas frequentes (FAQ)

Quais são as Bolsas Americanas?

Existem duas principais Bolsas norte-americanas, são elas: New York Stock Exchange (NYSE) e National Association of Securities Dealers Automated Quotations (Nasdaq).. Elas são consideradas as maiores do mundo.

Qual a principal bolsa americana?

A principal bolsa americana é a New York Stock Exchange, a Bolsa de Valores de New York, também conhecida como NYSE. Sua capitalização supera os 19 trilhões de dólares.

Qual o valor mínimo para investir nos EUA?

Não existe um valor mínimo para realizar os seus aportes no exterior. Tudo dependerá do tipo de investimento escolhido. Cada tipo de investimento oferece valores mínimos. No caso de ações, cada ação tem seu preço de acordo com a empresa;

Quais as opções de investimento nos Estados Unidos?

  • Ações de empresas norte-americanas;
    Imóveis nos EUA;
    Fundos multimercados;
    Exchange Traded Funds (ETFs);
    Brazilian Depositary Receipts (BDR).
Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens

Foregon: Como usar a Plataforma para Planejar suas Finanças?