Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Câmbio CVT: como funciona e principais vantagens

Por Camila SilveiraPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O câmbio CVT é uma opção de transmissão automática bastante utilizada em novos modelos de carros mais caros e que possui um dos melhores consumos de combustível, dependendo da forma como você dirige e da manutenção que o carro precisa. Quer saber se realmente vale a pena esse investimento? Acompanhe todos os detalhes com a gente.

O que você procura?

O que é o câmbio CVT?

CVT significa Continuously Variable Transmission, que em português significa Transmissão Continuamente Variável. Trata-se de um câmbio que possui diversos benefícios, pois não força o veículo com altas rotações e, automaticamente, não causa solavanco nas trocas de marchas, gasta menos óleo, é silencioso, desgasta menos o motor, é suave e bem econômico.

Como funciona o câmbio CVT?

Em seu desenho, o câmbio CVT possui uma correia de alta resistência e duas polias de tamanhos diferentes, das quais a primeira está interligada ao motor do carro, enquanto a segunda, se relaciona com as rodas. Para um melhor entendimento, pense no funcionamento da catraca, coroa e corrente de uma bicicleta, só que sem marchas fixas e limitadas.

Portanto, as trocas de marchas do câmbio CVT funcionam de maneira virtual, de acordo com a velocidade do veículo e que se adaptam à qualquer situação em que o carro se encontra. Dessa forma essa transmissão promete uma aceleração gradual e previsível, o que resulta em benefícios na condução.

Principais diferenças em relação ao câmbio manual

Depois de entender um pouco mais sobre o funcionamento do sistema CVT, confira a seguir as principais diferenças entre ele e o câmbio manual.

Marchas automáticas:

Como citado anteriormente, as marchas do câmbio CVT são trocadas automaticamente. Sendo assim, você não precisará trocá-las e nem se preocupar com o controle da embreagem, que o outro tipo de veículo exige. Melhor dizendo: basta acelerar e frear.

Economia no combustível:

Outra diferença vantajosa entre os dois tipos de câmbios, é que no sistema CVT, o dono do carro economiza muito mais no consumo de combustível, pois todo o procedimento de troca de marchas, que é realizada pelo sistema de transmissão, estará adequada à qualquer situação que o carro se encontra, exigindo menos do motor e garantindo mais economia.

Principais diferenças em relação ao câmbio automático

Talvez você esteja se perguntando se existe alguma diferença entre o câmbio CVT e o automático e a resposta é positiva. Existem algumas distinções entre esses tipos de sistemas. Confira abaixo.

Marcha adequada:

Como já apresentamos anteriormente, as polias do sistema alteram o seu diâmetro em função da velocidade. Dessa forma, o câmbio CVT está a todo momento em mudanças de "marchas" que estão sempre adequadas à circunstância atual.

Direção suave:

Como a maioria sabe, os carros de câmbio automático sofrem alguns balanços imprevistos na troca de marchas, também conhecidos como solavancos, e essa é uma característica que o sistema CVT não possui. Portanto, a direção fica mais agradável, fator que não ocorre em veículos de câmbio automático.

E aí, vale a pena escolher o câmbio CVT?

De acordo com todas as informações citadas, podemos dizer que seria uma boa decisão optar pelo câmbio CVT devido à quantidade de vantagem que ele tem. Mas, sempre leve em consideração os preços dos modelos de carro que possuem esse sistema e da manutenção, que precisa ser feita frequentemente.

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.