Cartão de crédito ou empréstimo: qual escolher para pagar as despesas?
Para ter uma vida financeira saudável e sob controle, algumas decisões devem ser tomadas antes de sair gastando o seu dinheiro. Por isso, não deixe de fazer algumas perguntas básicas antes de tomar uma decisão financeira importante. Por exemplo: usar o cartão de crédito ou um empréstimo pessoal?
Conhecimento é a chave para tomar decisões mais assertivas, então continue lendo esse texto para entender qual a diferença entre os dois e como fazer a escolha certa para o seu bolso.
O que você procura?
Vantagens e desvantagens do uso do cartão de crédito
O cartão de crédito há muito tempo é o queridinho dos brasileiros e, com certeza, está presente nas bolsas e nos bolsos de grande parte da população.
Mas, apesar da sua força, já se perguntou se ele é mesmo a melhor opção?

Vantagens
Não dá para negar as diversas vantagens que o cartão proporciona. Mas, vamos analisar algumas que podem impactar na sua decisão.
Conveniência nas compras do dia a dia
Mesmo com um bom planejamento financeiro você enfrentará momentos em que precisará tomar medidas emergenciais. No dia a dia, o cartão de crédito pode salvar nas situações de aperto.
Gastos com remédios, mercado ou até mesmo algum conserto em casa podem aparecer de surpresa. Então, o cartão de crédito, com suas diversas possibilidades de pagamento, pode ser muito útil até mesmo para não perder o controle das suas finanças.
Programas de recompensas e benefícios
Não são todos os cartões de crédito que oferecem esses benefícios, mas, escolhendo o certo para você, diversas oportunidades de desconto, pontuação e recompensas surgirão para que você faça compras de forma ainda mais inteligente.
Viagens, prêmios e muitas promoções podem ser aproveitados. Dessa forma, o uso do cartão de crédito acaba compensando no planejamento financeiro.
Desvantagens
O limite do cartão de crédito pode passar a falsa sensação de quem tem dinheiro sobrando. Mas, não esqueça: a fatura chega, e ela precisa estar dentro do que você pode pagar com o seu salário.
Taxas e encargos adicionais
Ao realizar uma transação no cartão de crédito, algumas taxas e encargos podem ser cobrados nessa operação.
Multas, juros, IOF, taxa da máquina, tudo isso soma ainda mais na sua fatura, o que pode fazer você perder o controle e acabar com aqueles gastos invisíveis, que são difíceis de cortar no seu planejamento financeiro.
Juros altos em caso de atraso ou pagamento mínimo
Um fato incontestável sobre os cartões de crédito é que eles não são conhecidos como facilitadores na hora do pagamento. Atrasou a fatura? Os juros sobem a cada dia de atraso. O mês foi mais apertado e tentou pagar o valor mínimo? Juros ainda mais altos para o próximo mês.
O que poderia ajudar acaba virando, na verdade, uma bola de neve. Para quem quer ter um bom planejamento financeiro, isso acaba atrapalhando os planos, já que terá que reembolsar valores cada vez maiores para quitar as dívidas.
Vantagens e desvantagens do empréstimo pessoal
Outra opção fácil e acessível para as horas de emergência, além do cartão de crédito, é o empréstimo pessoal.
Pouco conhecido como solução, o empréstimo pessoal ainda é visto como última escolha. Isso porque ele carrega uma imagem de endividamento muito grande, mas, assim como o cartão de crédito, sabendo usar, é uma ótima saída para o seu planejamento financeiro.
Vantagens
Perca o medo do empréstimo pessoal e conheça as vantagens de fazer a sua contratação.
Taxas de juros geralmente mais baixas do que cartões de crédito
Existem muitas opções de empréstimo pessoal no mercado visando atender às diversas necessidades dos clientes.
Com uma boa pesquisa, você pode encontrar a alternativa perfeita para o que busca. Além disso, o empréstimo é uma dívida isolada e negociável, ou seja, você não acumula várias compras em um lugar só e as financeiras dispõem diversas opções de negociamento de dívida.
Possibilidade de empréstimos com garantia, que podem ter taxas ainda menores.
Caso queira diminuir ainda mais os juros do seu empréstimo, ainda existe a possibilidade do empréstimo com garantia.
Nessa modalidade, você coloca um bem como garantia do pagamento. Dessa forma, o valor dos juros diminui, já que o risco de inadimplência é menor.
O valor pode fazer muita diferença para o seu planejamento financeiro e, com o pagamento em dia, o seu perfil de consumidor melhora para outras ofertas de crédito.
Desvantagens
Como toda escolha financeira, algumas desvantagens do empréstimo pessoal também devem ser colocadas na balança. Confira abaixo:
Requer análise de crédito e garantias em alguns casos.
As financeiras precisam identificar o seu perfil de consumidor. Existem outras dívidas em seu nome? O seu score no Serasa é baixo? Esses são apenas alguns fatores que podem fazer o seu empréstimo ser aprovado ou não.
No entanto, ainda existem financeiras que possuem a opção de empréstimo para negativados, porém, não são todas, já que o risco de inadimplência é grande. Além disso, os valores liberados podem ser mais baixos que o que você está buscando.
Menos flexibilidade do que o cartão de crédito.
Com o cartão de crédito você tem sempre à sua disposição aquele limite disponível para fazer as suas compras emergenciais do dia a dia.
No empréstimo pessoal, por outro lado, você deve fazer uma solicitação, esperar a aprovação, correr o risco de não ser liberado e ainda, caso receba o valor, esperar a conclusão de todo o pagamento da dívida para solicitar outro empréstimo.
Quando é mais adequado usar o cartão de crédito
O cartão de crédito, pela sua facilidade e disponibilidade de uso, é uma opção viável para você não ficar no aperto durante o mês. Por isso, essa é uma escolha que deve ser pensada olhando para o seu planejamento financeiro.
Já pagou todas as suas contas do mês? Já separou o dinheiro da sua reserva de emergência? Quanto sobrou de dinheiro na sua conta?
Esse valor, portanto, será o seu orçamento. Gaste de forma inteligente. Porém, muitas vezes, o que sobra não é suficiente. Nesse caso, use o cartão de crédito para fazer os pagamentos maiores e realmente necessários.
Por exemplo: mercado, farmácia, compras emergenciais para a casa ou família. Não se dê ao luxo, e lembre-se de que o seu limite de crédito não é a sua renda mensal.
Veja os melhores cartões de crédito para as suas necessidades.
Quando é mais adequado obter um empréstimo pessoal
Com o empréstimo pessoal, você tem mais chances de conseguir valores maiores e com juros mais baixos. Portanto, pense naquele gasto necessário, mas que você não tem como bancar sozinho.
Por exemplo, uma reforma na casa, investir no seu negócio, pagar os estudos ou até mesmo quitar uma outra dívida. Essas são as melhores opções para fazer um empréstimo pessoal.
Porém, não é só isso. Você pode pensar que não precisa se comprometer com um cartão de crédito, que tem o potencial de te fazer perder o controle das finanças, com faturas intermináveis, já que está sempre disponível no seu bolso.
Confira nossas opções de empréstimo pessoal
Como tomar a decisão certa?
De forma resumida, faça uma boa pesquisa e busque as soluções que se encaixem no seu planejamento financeiro. A decisão certa não tem uma resposta fixa, pois está de acordo com a realidade de cada um.
Se informe sobre taxas de juros, anuidade, condições de pagamento e facilidades de negociação. No final, quem deve sair ganhando é você!
Você pode fazer uma simulação e ter várias ofertas de empréstimo e/ou cartão de crédito no site da Juros Baixos. Essa é uma boa maneira para fazer as suas pesquisas e encontrar a sua solução.

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário