Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

CEO, CFO, CTO e mais: Entenda o que são os Cargos C-Level

Escrito por Guia do Investidor

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Há grandes chances de você já ter ouvido falar no nome "CEO", mas além desse, existem outros cargos executivos "C-Level". Então, para quem quer entender mais sobre essa nomenclatura do mundo coorporativo, iremos explicar qual é o significado dos cargos executivos C-Level, as categorias, atribuições e mais.

O que você procura?

Por que o nome "C-Level"?

Os cargos C-Level são posições de liderança de alto nível em uma empresa. Eles se chamam assim pois todos os títulos começam com a letra "C". Essa letra vem da palavra inglesa "chief", que significa "chefe" em tradução direta.

Mesmo assim, é normal que essas pessoas aqui no Brasil sejam chamadas de diretores. Esses cargos são responsáveis por:

  • Tomar decisões estratégicas importantes para a empresa
  • Liderar equipes de profissionais em diferentes áreas.
  • Estar sempre alinhados entre si.

Antes de tudo, é bom entender que por mais que existam diferentes cargos executivos C-Level, nem sempre todos estão presentes em uma empresa. É possível que alguma empresa inclua todos os cargos que veremos a seguir, criem novos ou até não contenham nenhum deles, mas posições equivalentes.

Veja abaixo os tipos de cargo e o significado das siglas

CEO – Chief Executive Officer

O CEO (Chief Executive Officer) é o líder máximo da empresa e toma decisões importantes sobre o futuro dela. Podemos traduzir esse nome em português para "Diretor Executivo". O CEO lidera a equipe de gerentes e é o aquele que vai garantir que a empresa esteja caminhando na direção certa.

Sendo assim, entre as suas responsabilidades, cabe a ele definir a visão de longo prazo, direção da companhia e as estratégias que serão adotadas. Então, ´por conta de sua importância, a palavra final sobre as decisões da empresa é dele.

Exemplos de CEOs famosos: Steve Jobs, da Apple; Bill Gates, da Microsoft; Mark Zuckerberg, da Meta; Jeff Bezos, da Amazon.

CFO – Chief Financial Officer

O CFO (Chief Financial Officer ), nome que pode ser traduzido para diretor financeiro, é quem vai gerenciar as finanças da empresa e garantir que ela esteja financeiramente saudável. Ele é quem vai cuidar do dinheiro que entra e sai da companhia e é o responsável por garantir que a empresa tenha recursos financeiros para operar e crescer, além de ser responsável pela contabilidade e planejamento.

Além disso, o CFO trabalha em conjunto com o CEO e outros membros da diretoria para tomar decisões importantes relacionadas ao dinheiro e pode assumir um papel de "conselheiro" alertando os riscos e benefícios de algum negócio.

CTO – Chief Technology Officer

O CTO (Chief Technology Officer) é responsável por liderar a equipe de tecnologia e desenvolver novos produtos e soluções. Assim, em português, podemos traduzir como diretor de tecnologia. É esse quem vai garantir que a empresa esteja utilizando os métodos mais avançados para melhorar seus produtos e serviços.

Ainda mais, trabalha em conjunto com outros membros da diretoria para criar estratégias, novos produtos e soluções, além de garantir que a empresa esteja protegida contra ameaças cibernéticas.

CMO – Chief Marketing Officer

O CMO (Chief Marketing Officer), ou diretor de marketing, é quem lidera a equipe de marketing e cria estratégias para promover a marca e os produtos da empresa. É esse quem vai garantir que a empresa esteja promovendo seus produtos e serviços da melhor forma possível.

Ademais, o CMO trabalha em conjunto também para criar as campanhas publicitárias e definir o público-alvo ideal para os produtos e serviços da empresa. Assim, fazendo da melhor forma possível para conquistar novos clientes e manter os atuais.

COO – Chief Operating Officer

É o COO quem vai liderar as operações diárias da empresa, ou seja, o diretor de operações. Sendo assim, O COO vai garantir que tudo esteja funcionando de maneira eficiente para alcançar os objetivos da companhia. Vai, então, desenvolver as estratégias de negócios, gerenciar a produção, as vendas e o atendimento ao cliente.

Por: Anna Clara de Oliveira

Compartilhe

Escrito por:

Guia do Investidor
Fintech

Nós acreditamos na simplicidade e na transparência das relações, por isso descomplicamos os bancos