Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Cheque caução: aprenda como preencher e usar

Por Sabrina VansellaPublicado em

Muitas pessoas não sabem o significado do cheque caução, mas, aqueles que precisam alugar um apartamento ou comprar carro e não tem um fiador ou cartão de crédito, provavelmente já se depararam com este termo.

Neste artigo, você vai entender o que é o cheque caução e como ele funciona. Boa leitura!

O que é um cheque caução?

Basicamente, o cheque caução funciona como uma garantia que o pagamento vai ser realizado de forma correta. Ou seja, caso a pessoa não respeite esse compromisso, o cheque poderá ser descontado. Se o negócio acontecer conforme o combinado, a quantia volta para o emissor.

O uso do cheque caução é frequente em empresas que oferecem serviços de aluguéis e, até mesmo, em clínicas veterinárias, nos casos de internação do pet.

O procedimento é legal e é usado como forma de garantia de pagamento, por isso, existem algumas regras que devem ser respeitadas por ambas partes.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Como funciona o cheque caução?

Com foco em garantir o ressarcimento do pagamento, as empresas que trabalham com aluguéis podem exigir o cheque ou bloqueio de parte do limite do seu cartão de crédito. Caso você efetue o pagamento corretamente durante o período proposto e entregue o produto no prazo certo, a empresa devolve o cheque ou cancela a operação de crédito para você.

Porém, se o pagamento não for feito como o combinado ou o produto não for devolvido no prazo proposto, por exemplo, a empresa tem permissão legal de depositar o cheque como uma compensação da perda.

O que tenho que pensar ao usar um cheque caução?

Vamos te apresentar alguns pontos que merecem atenção antes de firmar um contrato com garantia do cheque caução. Confira:

  • Direito a cheque: saiba se você tem direito ao cheque pelo seu banco antes de firmar o contrato;
  • Cobrança pela emissão: um talão de cheques geralmente é cobrado pela emissão, o que deve ser levado em consideração;
  • Saldo em conta: caso o cheque seja depositado, é preciso ter saldo em conta. Se o cheque for compensado sem saldo, acontece o que chamamos de "cheque sem fundo", o que pode gerar problemas;
  • Confiança na empresa ou responsável: antes de entregar o cheque, é preciso ter confiança na pessoa, pois ele deve ser guardado em segurança e apenas ser depositado se as obrigações não for cumpridas;
  • Opções: considere garantir o pagamento com cartão de crédito ou, até mesmo, com um fiador que se responsabilize financeiramente por você.

Como preencher o cheque caução?

Preencher um cheque caução é semelhante ao nominal comum. Mas fique atento a alguns detalhes importantes:

Caneta de tinta azul ou preta

Apesar de ser liberado o uso de canetas de outras cores ao preencher um cheque, é preferível optar por tinta azul ou preta para não correr risco das informações ficarem ilegíveis no processo de microfilmagem (funciona como um scanner). Pensando nisso, algumas instituições não aceitam cheques que foram preenchidos com canetas de outras cores.

Preencha o valor em número e por extenso

Para preencher um cheque caução é fácil, basta ir na parte de cima da folha de cheque, no lado direito e escrever o valor numérico no campo "R$ (exemplo: 650,20)".

No meio da folha, existem duas linhas compridas em frente ao campo "pague por este cheque a quantia de", este é o lugar que deve ser escrito o valor por extenso: seiscentos e cinquenta reais e vinte centavos.

Por fim, confirme se o valor numérico e o escrito por extenso são os mesmos, pois se algo estiver errado o cheque não será pago. Fique atento em não deixar espaços em branco para evitar que o cheque seja fraudado.

Cheque nominal, não à ordem

Para que o seu cheque não seja transferido a outra pessoa, é possível exigir que o cheque seja nominal, ou seja, somente a pessoa que está recebendo seu cheque pode comparecer à agência bancária ou depositá-lo em conta própria.

Logo depois do nome do beneficiário, escreva na folha do cheque: "não-à ordem"; "não-transferível"; ou "proibido o endosso".

Data para desconto

É possível escrever na parte de trás da folha do cheque caução, a data limite ou prevista que o cheque deve ser compensado. No entanto, isto é apenas uma instrução e não impede que o valor seja descontado de sua conta bancária sem o seu conhecimento e fora da data acordada.

Mas é bom ter essa atitude como forma de prevenção, caso a empresa ou pessoa se engane quanto às datas que foram combinadas.

Informações importantes no contrato ou recibo

Seja qual for a relação de compra ou aluguel do bem, é importante que tenha um contrato ou recibo que descreva quais são os motivos que podem fazer com que o cheque seja compensado.

Por isso, escreva no verso da folha o principal motivo daquele cheque caução. Por exemplo: "cheque caução que garanta o possível não pagamento do aluguel ou reparos no imóvel no ato da entrega".

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado com essas informações, não esqueça de clicar no "like". Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Por que você deve considerar ter um cartão que pontua por Real?

Milhas Aéreas: O que um iniciante precisa saber?

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022