Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é cobrança extrajudicial?

Por Nara LimaPublicado em

A inadimplência é uma situação que faz parte da vida de milhares de brasileiros. Apesar de ser desgastante para essa parcela da população, da mesma forma que o empreendedor oferece seu produto ou serviço, o consumidor tem a obrigação de pagar pelo o que deve. Nesses casos, a cobrança extrajudicial é um dos melhores caminhos para solucionar o problema.

Afinal, o credor tem sim o direito de exigir o pagamento de qualquer dívida em aberto. Neste artigo, você confere o que é cobrança extrajudicial e entende como ela funciona.

O que é cobrança extrajudicial?

A cobrança extrajudicial é uma espécie de notificação que comprova a situação de inadimplência do consumidor. Dessa forma, ele fica a par da dívida em aberto e cria iniciativa para buscar uma solução e quitá-la.

A notificação é enviada por meio de  carta de cobrança extrajudicial, telegrama, e-mail ou outras formas documentadas que certifiquem um aviso para pagamento do débito. Nesse momento, o devedor deve assinar o documento para comprovar que está ciente da dívida.

Ainda que o devedor se negue a deixar sua assinatura, a recusa é registrada e serve para provar que o credor tentou solucionar o caso de forma amigável. Nos casos em que a notificação é assinada, começa então o prazo para dar início ao pagamento da dívida.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Mas calma, tá? Normalmente, antes da notificação ser enviada, o credor faz ligações para cobrar a dívida.

Assinei a notificação da cobrança extrajudicial e agora?

Após receber e assinar a cobrança extrajudicial, o indicado é entrar em contato com a empresa credora para tentar negociar a pendência. Nesse momento, confira se valor cobrado está correto e se é possível ajustar formas de pagamento para que o devedor consiga quitar a dívida.

Caso o devedor note que não possui aquela dívida ou o valor está incorreto, é necessário ter em mãos os comprovantes de pagamento ou a fatura que informe o valor exato da dívida. Dependendo da situação, buscar ajuda profissional para te auxiliar pode ser uma opção.

O que acontece depois da notificação extrajudicial?

Como o próprio nome indica, a cobrança extrajudicial ainda não é uma etapa judicial. Entretanto, ao se negar a assinar o documento, provavelmente o credor entrará na Justiça para cobrança.

Caso a dívida vá para o judicial, um oficial de justiça comparecerá à residência do devedor para avisá-lo do início do processo. Durante a ação, o juiz informará um prazo para que a dívida seja quitada. Se ela não for paga após o prazo estabelecido, existe o risco do devedor ter a conta bloqueada e os bens penhorados.

Como evitar a cobrança extrajudicial?

Para evitar essa dor de cabeça, o melhor a fazer é ter um planejamento financeira adequado a sua realidade. Dessa forma, é possível ter uma visão geral de todas as dívidas em aberto e se planejar para quitá-las mensalmente.

No Portal da Foregon você encontra diversos conteúdos de educação financeiro que podem te ajudar a não terminar o mês no vermelho. Além disso, você também consegue visualizar seu score de crédito e recebe ofertas com os produtos e serviços financeiros que mais se encaixam com o seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Emissão do comprovante CNPJ: como fazer

Trabalhei 2 anos, quanto vou receber? Aprenda a calcular

Como consultar o resultado da perícia do INSS?

O que é cobrança extrajudicial?

IGP-M do aluguel: o que é e como funciona

Existem moedas antigas que valem dinheiro?

Como funciona a mineração de criptomoedas

Dinheiro falso: saiba como identificar