Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Comece o Ano no Azul: Como Construir uma Vida Financeira Saudável

Camila SilveiraPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Critério de seleção: Alguns dos produtos financeiros apresentados aqui são de nossos parceiros. Entretanto, isso não influencia nossa avaliação e análise, que permanece imparcial e independente.

As finanças são uma parte importante do dia a dia dos brasileiros e influencia diretamente a qualidade de vida. No entanto, dados e estatísticas revelam que muitas pessoas enfrentam problemas, como o endividamento, a inadimplência e a falta de educação financeira.

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), mais de 77% das famílias brasileiras estão endividadas, enquanto a inadimplência atinge quase 32,5% da população. Diante desse cenário, é fundamental promover ações que incentivem a educação financeira e ajudem as pessoas a controlarem suas finanças.

O "Comece o Ano no Azul", promovido pela Foregon, se destaca como uma iniciativa importante para conscientizar e orientar os brasileiros sobre como lidar com suas finanças.

Você encontra nesse artigo:

O endividamento das famílias brasileiras

Entre os principais motivos para o endividamento, estão as compras de bens duráveis, como eletrodomésticos e carros, além dos gastos com cartão de crédito e empréstimos. O perfil dos endividados é diverso, porém é possível encontrar alguns padrões.

Jovens adultos e famílias de baixa renda são mais propensos a se endividar com cartão de crédito, enquanto famílias de renda mais alta costumam contrair empréstimos. Em relação aos tipos de dívida, as mais comuns são cartão, carnês, financiamentos de carro e casa, além de empréstimos pessoais.

É importante ressaltar que o endividamento pode causar grandes prejuízos à saúde financeira das famílias, e muitas vezes leva à inadimplência. Por isso, é fundamental que os consumidores tenham consciência e controlem seus gastos de forma responsável, buscando sempre a educação e o planejamento das finanças pessoais.

Por que o planejamento financeiro é importante para sair das dívidas?

O planejamento financeiro é uma ferramenta importante para ajudar as pessoas a identificarem seus gastos e receitas, bem como a definirem metas financeiras e estabelecerem um orçamento realista. Com ele, é possível traçar um plano para quitar as dívidas e evitar futuros endividamentos.

No entanto, apenas fazer um planejamento não é o suficiente. É preciso também mudar o comportamento com relação às finanças, já que ele também é um dos fatores que podem prejudicar o orçamento do consumidor brasileiro.

Um exemplo disso é que algumas pessoas têm uma tendência maior a serem impulsivas e gastarem mais dinheiro, enquanto outras podem ser influenciadas pela quantidade de publicidade e marketing, resultando em compras desnecessárias. Esses comportamentos são influenciados por fatores psicológicos que podem levar ao endividamento.

Com um planejamento financeiro adequado e mudança de comportamento, é possível sair das dívidas e começar a construir um futuro financeiro mais sólido e saudável.

Conta digital grátis
Banco PAN
Nota da avaliação:5
  • MensalidadeGrátis
  • Taxa de saqueGrátis (R$ 2,00 após 30 transações)
  • Mastercard Surpreenda também na função débito
  • Cartão de crédito sujeito a aprovação

O que é o evento "Comece o Ano no Azul" e como ele pode ajudar?

O "Comece o Ano no Azul" é um evento promovido pela Foregon com o objetivo de ajudar os brasileiros a organizarem suas finanças e começarem o ano de forma mais tranquila. A iniciativa reúne educadores financeiros e especialistas comportamentais para compartilhar conhecimentos e dicas práticas sobre como controlar despesas, economizar dinheiro e quitar dívidas.

Durante o evento, os participantes têm a oportunidade de assistir a uma série de vídeos que visam aprimorar seus conhecimentos sobre finanças pessoais e que explicam como fatores psicológicos e emoções podem influenciar as decisões financeiras e afetar a relação com o dinheiro.

Com o "Comece o Ano no Azul", a Foregon busca contribuir para a promoção da educação financeira no Brasil e ajudar os brasileiros a tomarem melhores decisões em relação às suas finanças.

Programação do evento

Entre os dias 6 e 10 de março, a Foregon disponibiliza a trilha apresentada por sua Coordenadora da Experiência do Usuário Helen Lemucchi e convidados em seu canal do YouTube. Com duração média de 20 minutos cada, esses vídeos abordam uma ampla variedade de temas relacionados a finanças, desde como controlar gastos até lidar com dívidas.

Participar do evento "Comece o Ano no Azul" é fácil e gratuito! Você pode acompanhar os conteúdos no canal da Foregon no YouTube (@Foregoncom). Não é necessário se inscrever ou pagar qualquer taxa para participar.

Aproveite essa oportunidade de aprender com especialistas renomados sobre como melhorar sua saúde financeira e comece a transformar sua vida o quanto antes!

Temas abordados

Alguns dos principais temas que serão discutidos incluem:

  • Perfis financeiros: como identificar seu perfil financeiro e entender suas características, vantagens e desvantagens;
  • Comportamento humano aplicado às decisões financeiras: como as emoções, crenças e comportamentos podem afetar as decisões financeiras e como lidar com isso;
  • Planejamento financeiro: como elaborar um orçamento, definir metas financeiras e poupar dinheiro;
  • Endividamento: como sair das dívidas, renegociar dívidas, evitar novas dívidas e lidar com cobranças;
  • Educação financeira: como desenvolver hábitos financeiros saudáveis e tomar boas decisões em momentos de crise.

Especialistas convidados

Os especialistas confirmados para o evento são:

  • (06/03) Luanny Batista: Psicóloga Comportamental que ajuda as pessoas a enxergarem em si mesmas o ponto de partida para uma jornada de recomeço financeiro. Comprovou, em seus atendimentos, que ignorar os problemas financeiros é um dos maiores responsáveis pela gravidade da situação;
  • (07/03) Felipe Tapi: Educador Financeiro com mais de quatro mil horas de atendimento individual, que acredita que o planejamento e a disciplina são os pilares fundamentais para se alcançar a estabilidade financeira;
  • (08/03) Rafael Immediato: Experiência pessoal é o que não falta a Rafael Immediato, que superou problemas financeiros com muito esforço e disciplina. Agora, ele tem como objetivo contribuir com a educação financeira do país;
  • (09/03) Celso Sant’Ana: Psicólogo Comportamental e Mestre em Finanças, com mais de 10 anos de atuação dedicados a estudar o comportamento humano aplicado às decisões financeiras. Autor de diversos artigos, ele desenvolveu estruturas que permitem analisar perfis financeiros;
  • (10/03) Fernando Assunção: Gerente de Dados e Analytics da Quod, empresa especializada em inteligência de dados e gestora do Cadastro Positivo. Ele traz uma visão sobre como os dados transformam a vida das pessoas que buscam crédito e das empresas que concedem.

Comece o Ano no Azul: principais insights sobre finanças

1. Luanny Batista

No primeiro episódio da série, a psicóloga comportamental Luanny Batista enfatiza a importância de lidar diretamente com questões financeiras em vez de ignorá-las.

De acordo com a especialista, esse hábito está intimamente ligado às emoções, pois elas podem nos impedir de resolver problemas financeiros devido a medo, insegurança e outros fatores.

A falta de discussão sobre dinheiro na infância contribui para o tabu em torno dele, levando muitas pessoas a ter comportamentos financeiros equivocados, resultando em mais problemas e prejuízos.

Para mudar os hábitos financeiros prejudiciais, é fundamental examinar a relação com o dinheiro desde a infância e compreender como os fatores psicológicos afetam essa relação. Isso permitirá que os problemas financeiros sejam enfrentados de frente e resolvidos de maneira mais efetiva.

2. Felipe Tapi

No segundo episódio da série "Comece o Ano no Azul", Felipe Tapi, educador financeiro, aponta que o comportamento financeiro muitas vezes é influenciado por tabus, medos e crenças limitantes, que podem levar à auto sabotagem e impedir a realização de objetivos pessoais.

Por exemplo, é comum as pessoas evitarem falar sobre dinheiro, especialmente quando estão ganhando mais do que o esperado, por medo e insegurança de que algo ruim aconteça. A falta de transparência financeira é um hábito comum, inclusive dentro de casa, que impede as pessoas de enfrentarem os problemas de frente e de prosperarem juntas.

Felipe ressalta que compartilhar o problema financeiro com a família é fundamental para obter uma solução e estar aberto a mudanças, já que "juntos somos mais fortes". Além disso, destaca que é necessário um bom planejamento financeiro para começar o ano no azul, que pode começar até um ano antes.

É importante juntar o valor das contas e despesas no início do ano e aplicar em um lugar que renda juros, para que a pessoa possa ter desconto no pagamento à vista futuramente e, como resultado, obter tranquilidade financeira ao longo dos meses.

3. Rafael Immediato

No terceiro episódio da série "Comece o Ano no Azul", Rafael compartilha sua experiência de transformação financeira. Em meados de 2015, ele percebeu a necessidade de mudar seus hábitos financeiros e percepções sobre dinheiro para melhorar sua qualidade de vida e evitar prejudicar as pessoas que ama.

Apesar das dificuldades em manter a organização financeira, Rafael mudou sua perspectiva sobre finanças, o que o ajudou a sair da situação de endividamento. Hoje, ele é um investidor profissional e contribui para a educação financeira no país, tendo se formado em administração e obtido certificações em educação financeira e investimentos.

Para quitar dívidas e se organizar financeiramente, Rafael enfatiza a importância de encarar a realidade financeira, analisando de perto as dívidas e orçamento disponível. Isso é crucial para evitar prejuízos financeiros no futuro.

Ele destaca que entender o papel do dinheiro na vida de cada um é o primeiro passo para mudar a forma como administramos nossos recursos. O dinheiro é como uma semente que deve ser plantada e cuidada para crescer e se multiplicar. Dessa forma, podemos quitar dívidas, adquirir bens e poupar para o futuro.

4. Celso Sant’ana

Celso, psicólogo comportamental com mestrado em finanças, introduz o quarto episódio do "Comece o Ano no Azul" explicando que o dinheiro está intimamente ligado às emoções.

Ele afirma que muitas vezes buscamos dinheiro para pagar nossas contas e satisfazer nossos desejos, o que pode levar a uma relação saudável ou não saudável com o dinheiro. Quando não saudável, pode levar a problemas de saúde mental, como estresse e ansiedade, e outros prejuízos pessoais e financeiros.

Para Celso, é crucial que os consumidores compreendam como sua relação com o dinheiro funciona e avaliem se suas compras diárias são realmente necessárias ou se atendem apenas a um desejo emocional.

Ele exemplifica isso com um caso em que uma cliente gastou R$12.000 em aplicativos de entrega em um período de tempo, demonstrando como os impulsos emocionais podem afetar significativamente as finanças pessoais, levando até mesmo à negativação do nome.

Celso sugere que, para resolver esses problemas, é importante fazer um levantamento das entradas e saídas do orçamento e confrontar o cenário financeiro, entendendo os motivos e gatilhos que levam ao gasto excessivo.

Enfrentando o problema de frente, os consumidores podem buscar ajuda de profissionais financeiros e psicólogos com mais facilidade, dando o primeiro passo para a solução de seus problemas financeiros e pessoais.

5. Fernando Assunção

No último episódio, Fernando Assunção, gerente de dados e analytics da Quod, explicou as vantagens dos serviços e produtos da empresa na tomada de decisões financeiras mais precisas.

A Quod é especializada em inteligência de dados e é gestora do Cadastro Positivo, que fornece informações sobre os hábitos financeiros dos consumidores, como histórico de dívidas e relacionamento com o crédito, para auxiliar instituições financeiras a conhecerem melhor seus clientes.

Com os dados fornecidos pela Quod, os bancos conseguem entender melhor o perfil de cada cliente e tomar decisões financeiras mais assertivas. Um dos serviços oferecidos pela empresa é o Cadastro Positivo, um banco de dados que reúne todo o histórico financeiro de um determinado consumidor e que determina o score de crédito de cada cliente.

O score de crédito é uma pontuação de 0 a 1.000, baseada no histórico de pagamento, que indica as chances de aprovação em produtos ou serviços financeiros. Esse serviço é importante para minimizar os riscos de inadimplência por parte do consumidor e outros prejuízos financeiros.

De acordo com Fernando, a Quod tem como objetivo facilitar a relação entre os consumidores e os bancos, fornecendo informações válidas e amplas sobre o histórico financeiro de cada consumidor, levando em consideração, não apenas a negativação nos órgãos de proteção ao crédito, mas também outros dados considerados importantes.

Perguntas Frequentes

O que é o evento Comece o Ano no Azul?

O evento "Comece o Ano no Azul" é uma série de conteúdos gratuitos sobre Educação Financeira que serão disponibilizados no canal da Foregon no YouTube entre os dias 6 e 10 de março. O evento conta com a participação de especialistas em finanças e psicologia comportamental que vão compartilhar dicas e orientações para ajudar as pessoas a equilibrarem suas finanças e terem um ano mais próspero.

Quando e onde ele será realizado?

O evento "Comece o Ano no Azul" será realizado entre os dias 6 e 10 de março de 2023 e poderá ser acompanhado gratuitamente no canal da Foregon no YouTube.

Quem pode participar do evento?

Qualquer pessoa pode participar do evento "Comece o Ano no Azul", já que os conteúdos serão disponibilizados gratuitamente no canal da Foregon no YouTube.

Qual é o valor da inscrição para o evento?

Não há taxa de inscrição para o evento "Comece o Ano no Azul". Todos os conteúdos serão disponibilizados gratuitamente no canal da Foregon no YouTube.

Quais serão os temas abordados no evento?

O evento terá como tema central a educação financeira, com especialistas abordando assuntos como mudança de hábitos financeiros, planejamento financeiro, controle de gastos e comportamento humano aplicado às decisões financeiras.

Quem são os especialistas confirmados para o evento?

Os especialistas confirmados para o evento "Comece o Ano no Azul" são: Luanny Batista, Felipe Tapi, Rafael Immediato, Celso Sant’Ana e Fernando Assunção.

Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Leia também

Auxílio Brasil Jovem Ainda Existe? Veja o que Muda em 2024

Aumento do salário mínimo 2024 e economia de horas extras

Posso Fazer Portabilidade de Salário Mesmo Devendo o Banco?

IGP-DI: Valor Atual e o Acumulado de 2023

IPC-Fipe 2023: Conheça o Índice de Preços ao Consumidor

Descubra Agora: Buser é Confiável? Uma Análise Detalhada

Poupançudo da Caixa: Como Adquirir os Cofres Divertidos?

Finanças para Millennials: um guia passo a passo