Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Commodities: o que são e como funcionam?

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Commodities: uma palavra complicada que muitas pessoas ainda não sabem o significado. Mas, por incrível que pareça, elas estão mais presentes no nosso cotidiano do que você pode imaginar. Inclusive, podem causar efeitos positivos e negativos na Bolsa de Valores do Brasil, B3

Portanto, é muito importante que você entenda o que são esses commodities, seu funcionamento e como eles podem nos afetar. Pensando nisso, fizemos este post para falar tudo sobre esse assunto. 

O que você procura?

O que são Commodities? 

A palavra commodity vem do inglês e significa mercadoria. Ou seja, as commodities são matérias-primas produzidas em larga escala, pequeno grau de industrialização, que não possuem diferenciação de marca e que podem ser estocadas por um longo período de tempo, sem que a qualidade seja afetada. 

O valor do mercado de Commodities depende diretamente da lei da oferta e da procura dessas matérias-primas, que podem ser: agrícolas, ambientais, financeiras e minerais. Veja abaixo outras características das Commodities:

  • Grande importância mundial;
  • Produtos de origem primária;
  • Alto nível de comercialização;
  • Pouca industrialização;
  • Qualidade e traços uniformes de produção;
  • Não há diferenciação de marca.

Tá, mas afinal, o que as Commodities têm a ver com investimentos? Por serem produtos consumidos em larga escala e com muita variação de preços. elas também são vistas como uma forma de investimento. Inclusive, algumas podem ser negociadas na Bolsa de Valores. 

Tipos de Commodities 

Como dito anteriormente, existem quatro categorias de Commodities no mercado. As agrícolas, ambientais, financeiras e minerais. Abaixo vamos explicar cada uma delas para você: 

  • Commodities agrícolas: são produtos cultivados no agronegócio, como por exemplo: a soja, o açúcar, trigo e suco de laranja, café, milho, algodão, dentre outros;
  • Commodities ambientais são recursos naturais fundamentais para o setor agrícola e industrial. Como, água, a geração de energia e a madeira;
  • Commodities financeiras: são moedas negociadas em diversos mercados e títulos do governo, como dólar, euro e títulos públicos do governo federal;
  • Commodities minerais: são bens do segmento de energia, metais e minerais diversos. Assim como: petróleo, etanol, ouro, gás natural.

Como investir em Commodities?

Para investir em Commodities você deve, primeiramente, abrir uma conta em uma corretora de valores. Assim, você contará com a ajuda de profissionais qualificados, que entendem sobre esse tipo de investimento e as variações de preços. 

Assim, você pode aplicar seu dinheiro em Commodities agrícolas ou financeiras, escolhendo os produtos que estão com alta demanda no mercado mundial para ter maior retorno. 

Além de commodities, você pode investir em ações, títulos públicos e outras aplicações interessantes para o seu perfil. Confira alguns exemplos que separamos para você conhecer: 

Descomplicamos? 

E então, gostou de conhecer melhor sobre as Commodities existentes no mercado? Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo que entraremos em contato com você. 

Não deixe de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro das notícias e novidades em primeira mão. Até a próxima! 

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.