Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como calcular o índice de sazonalidade de vendas?

Por Thais SouzaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O processo de abertura de uma empresa não é nada fácil, isso porque vários fatores devem ser levados em consideração, como: segmento, público-alvo, relação de preço, produto e o índice de sazonalidade. 

Tudo isso influencia no processo de elaboração de estratégias mais assertivas para o seu negócio, por isso, um bom planejamento é o primeiro passo para ter sucesso e não ser afetado por impactos negativos. 

O índice de sazonalidade de vendas está dentro desse planejamento. Mas, você sabe como calculá-lo? Fique tranquilo, pois vamos te ajudar.

O que você procura?

O que é sazonalidade? 

A sazonalidade se trata de períodos específicos do ano, ou seja, datas comemorativas, feriados, dentre outros. No mundo dos negócios, esse termo é utilizado para definir os períodos de alta e baixa nas vendas da sua empresa.

Ou seja, trata-se de períodos que causam impacto direto na sua empresa, podendo ser positivos ou negativos. Esses períodos referem-se às variações climáticas, eventos, crises, estações do ano e diversos outros fatores. 

Como calcular o índice de sazonalidade de vendas?

O índice de sazonalidade de uma empresa é o resultado que apresenta essas variações, quando elas ocorrem, em qual intensidade e o porquê ocorrem. É importante que o gestor tenha essa informação em mãos para monitorar as suas tendências e se preparar para os meses de baixo índice de vendas. 

Para calcular o índice de sazonalidade, você deve saber a média de vendas de cada mês do ano e também os aspectos que podem influenciá-la, como datas comemorativas. 

Por exemplo, se a sua empresa é do ramo de turismo, provavelmente, seu maior índice de vendas será em janeiro, julho e dezembro, meses de alta temporada, por conta das férias e datas comemorativas. 

O Google Trends pode te ajudar nesse cálculo. Ele consiste em criar um índice base e registrar a sua variação a partir da quantidade de buscas para um determinado termo no Google. Ou seja, ele oferece gráficos que indicam a alta na procura de um produto ou serviço durante o ano. 

Essa ferramenta pode ser muito útil para auxiliá-lo no cálculo de índice de sazonalidade da sua empresa. Essas medidas tornam possível que a sua empresa tenha um maior controle do fluxo de caixa e evite prejuízos no período sazonal.

Ficou com alguma dúvida? Escreva aqui nos comentários que iremos ajudá-lo. 

Até a próxima! 

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.