Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como calcular o valor do imóvel com base no IPTU?

Por Jennifer FigueiredoPublicado em

Encerrado o primeiro trimestre do ano, é provável que já tenha recebido o carnê do IPTU da sua casa. Nele, constam informações importantes como o nome do contribuinte, ou seja, o proprietário dos imóveis e o valor da propriedade, junto com o total do imposto cobrado pelo bem. Você sabe como calcular o valor venal do imóvel com base no IPTU? Acompanhe tudo neste artigo.

Entenda o que é o valor venal de imóveis

O valor venal de um imóvel é uma quantia estabelecida pelo Poder Público, com a finalidade de servir como base de cálculo para a aplicação de impostos como o IPTU, sigla para Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana e ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis).

Seu cálculo é feito a partir de vários fatores, considerando a região em que a propriedade está localizada, a idade do prédio, modificações, reformas e outros parâmetros previstos em lei. O resultado dessas variáveis geralmente não se aproxima ao valor real do imóvel.

Como calcular o valor venal do imóvel no IPTU?

Para entender como o valor venal de imóveis é calculado e posteriormente informado no IPTU, é utilizada a seguinte fórmula: V = A x VR x I x P x TR.

  • V valor venal do imóvel;
  • A – área do terreno ou edificação;
  • VR – valor unitário padrão residencial de imóveis próximos;
  • I – idade do imóvel;
  • P – posição do imóvel na região;
  • TR – tipologia residencial ou características da construção construtivas (modificações, reformas, etre outros.).

A partir dessa conta, é possível chegar ao valor venal estimado, abaixo do valor de mercado.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Qual a diferença entre valor venal e valor de mercado?

Esclarecido que o valor venal e de mercado sobre um imóvel não são a mesma coisa, é possível entender as diferenças entre os dois:

  • Valor de mercado: o preço pelo qual os imóveis podem ser vendidos. Para chegar nesse montante, são levados em conta fatores mais subjetivos, que ficam à critério das negociações entre vendedor e comprador;
  • Valor venal: preço estimado dos imóveis para compra e venda em uma transação à vista, após a análise feita pelo Poder Público, ou seja, a prefeitura de sua cidade. É sob esse valor que são calculados os impostos do IPTU.

Impostos descomplicados

Impostos podem dar dores de cabeça com prazos, taxas e parcelamentos. Mas o fato é que são obrigações que o cidadão deve cumprir para ficar em dia com a Receita. Confira os conteúdos que selecionamos sobre compromissos importantes que devem ser realizados durante o ano:

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Itaucard Click Visa Platinum: conheça todos os benefícios e peça já o seu

5 dicas para se planejar a longo prazo

Score Serasa: conheça a nova função de bloqueio e desbloqueio de consultas

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?