Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como calcular quanto vou gastar de combustível na viagem?

Por Thais SouzaPublicado em

Antes de fazer uma viagem de carro é fundamental considerar alguns fatores, e o principal deles são os gastos na estrada. Quanto a isso, você deve se atentar a custos, como: combustível, pedágio, alimentação e estacionamentos. Mas, como calcular quanto vou gastar de combustível na viagem?

Essa é uma dúvida muito comum de quem pretende viajar com o próprio veículo, por isso, neste artigo vamos descomplicar tudo para você. 

Como calcular quanto vou gastar de combustível na viagem?

Primeiramente, você deverá levar alguns pontos em consideração antes de fazer o cálculo do custo total. Confira:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

1. Quantos quilômetros seu carro percorre por litro de combustível? 

O primeiro passo é descobrir a média que seu carro gasta por litro de combustível. Se você já conhece bem o veículo, então já deve saber a resposta. 

Mas, se ainda não tiver essa informação, você pode digitar o ano e modelo do seu carro no Google para descobrir o consumo médio ou então fazer o seguinte cálculo:

  • Consumo médio = distância percorrida / quantidade de litros utilizada.

Se você já viajou com seu carro deve saber que o consumo de combustível na estrada é diferente comparado ao consumo na cidade. Por isso, considere também essa informação.

2. Qual a distância a ser percorrida?

Aqui você deve anotar quantos quilômetros terá que percorrer até chegar ao seu destino. Você pode utilizar o Google Maps ou outro GPS para isso. 

3. Qual o valor médio gasto em combustível na estrada? 

Outro ponto importante é descobrir quanto vale o litro de combustível, em média, nos postos de combustível que você pretende abastecer na estrada até chegar ao destino.

Quando o assunto é combustível, alguns lugares oferecem valores exorbitantes e outros bem abaixo da média. Portanto, faça uma pesquisa e anote onde você pretende abastecer o seu veículo. 

4. Calcule

Para fazer o cálculo de combustível para viagem você precisará calcular:

Combustível necessário para a viagem = distância até o destino / consumo médio do carro. Confira o exemplo abaixo para entender melhor: 

Supondo que o seu carro percorra 12 quilômetros por litro de combustível e a distância até o seu destino seja de 400 quilômetros. Então, o cálculo ficaria da seguinte maneira: 

Combustível necessário para a viagem: 400/12 = 33 litros

Para você fazer o cálculo do preço do combustível, use a fórmula:

Combustível necessário para a viagem X valor de valor médio do combustível. Usando o exemplo, a fórmula ficaria da seguinte maneira: 33 (litros) x 4,50 = R$ 148,50.

Como calcular quanto vou gastar de combustível na viagem pelo site Mapeia?

Agora, se você deseja fazer um cálculo rápido, preciso e ainda descobrir quanto irá gastar de pedágio na viagem, pode utilizar o Mapeia.

O Mapeia é um site que oferece a ferramenta de cálculo de gastos através das informações do seu veículo, origem e destino da sua viagem. Confira o passo a passo de como calcular: 

  1. Entre no site Mapeia;
  2. Informe sua origem (de onde você irá partir);
  3. Informe qual o destino da sua viagem;
  4. Insira o valor que você paga por litro de combustível;
  5. Em seguida, informe quantos quilômetros o seu veículo percorre por litro de combustível;
  6. Clique em "Mapear" e pronto!

O site informará a distância da sua viagem, duração, o quanto você irá gastar de combustível e de pedágios. Muito simples, não é mesmo? 

Dica Foregon 

Quanto a alimentação, as paradas em postos da pista podem sair bem mais caro que o esperado. Por isso, a dica é que você procure comprar alguns alimentos no supermercado e levar para sua viagem.

Você pode optar por montar lanchinhos naturais e levar em uma caixa térmica ou comprar alimentos prontos e práticos de comer. Independentemente do que você escolher, comprar sua comida antecipadamente pode fazer com que você economize, e muito, no orçamento. 

Descomplicamos?

Deixe seu comentário caso tenha restado alguma dúvida e até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

5 práticas de gestão financeira para empresas de sucesso

Saiba como remover os dados do cartão de crédito no Google Chrome

5 livros que mudarão sua vida financeira

Criminosos usam novidades do Open Banking para aplicar golpes: como evitar?

Veja como visualizar os números de cartão de crédito salvos no navegador

Tecnologia 5G: veja quando sua cidade terá cobertura

Débito automático Nubank: como cadastrar contas?

Título de capitalização: o que é e como funciona