Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Saiba como cobrar um amigo sem perder a amizade

Por Sabrina VansellaPublicado em

Pagou algo para algum amigo com a esperança de receber o dinheiro de volta? Essas situações costumam ser desagradáveis, ainda mais se ele esqueceu de efetuar o pagamento, mas neste artigo você vai ver que é possível cobrar um amigo da melhor forma possível e sem perder a amizade.

Continue a leitura do artigo!

O que você procura?

4 formas de cobrar um amigo sem perder a amizade

É possível cobrar um amigo e não perder a amizade, mas é necessário ter paciência para não magoar ninguém. Confira 4 formas de fazer isso:

1. Estabeleça um prazo

Se no momento em que você emprestou o dinheiro já estabeleceu um prazo para recebê-lo de volta, fica mais fácil de fazer a cobrança. Afinal, combinado é combinado, não é mesmo? 

Mas se você esqueceu de fazer isso, a única forma de fazer a cobrança é entrando em contato com seu amigo ou parente e explicando a situação. Se por acaso ele não tiver como fazer o pagamento do valor total, divida o valor em parcelas em um acordo.

2. Saiba qual é a melhor forma de abordá-lo

Amigos costumam fazer brincadeiras entre si, então se o valor que o seu colega está devendo é baixo, aproveite para escrever uma mensagem descontraída pedindo o valor. Agora, se a dívida for alta, escreva uma mensagem com seriedade e respeito. 

Caso prefira fazer a cobrança pessoalmente para evitar confusões, chame seu amigo para sair e tente introduzir o assunto e afirmar que você realmente precisa receber em breve.

3. Use o WhatsApp

Se a pessoa que está te devendo não é tão próxima, abordá-la pelo WhatsApp (Android e iOS) é uma das melhores formas de receber o dinheiro de volta. Escreva uma mensagem de texto mais séria e se ela não te responder, considere fazer uma ligação ou marcar um bate-papo para explicar a situação.

Se a pessoa te bloquear ou te evitar ao máximo, considere chamar um amigo em comum e pedir para ele enviar uma mensagem para a pessoa que está te devendo, sem precisar explicar o motivo, apenas peça que ela entre em contato o mais rápido possível.

4. Escute o amigo que está devendo

A compreensão sempre deve estar presente nesse tipo de situação. Por isso, comece a conversar com o amigo ou parente e tente debater sobre o assunto. A partir disso, tente entrar em um consenso e fazer um acordo viável para os dois lados.

Mesmo que pareça difícil, tenha paciência e empatia para conseguir o seu dinheiro de volta.

Situações para evitar na hora de cobrar um amigo

Mostramos os principais caminhos que você pode cobrar um amigo amigavelmente e, para evitar mais problemas ou conflitos, tenha cuidado e evite as seguintes situações:

  • Ameaças ou ofensas;
  • Ligações com alta frequência;
  • Difamar o amigo ou parente para outros pessoas;
  • Utilizar as redes sociais para difamar a pessoas;
  • Colocar amigos em comum contra o devedor.

Não recebi o valor que me devem, o que posso fazer?

Se você já tentou todas as abordagens citadas no artigo e ainda não conseguiu receber o dinheiro, então considere solicitar a cobrança judicial. Dessa forma, a pessoa será cobrada através de cartas.

Para conseguir solicitar uma cobrança judicial, vá até o tribunal de pequenas causas da sua cidade e pesquise todos os detalhes de como funciona esse processo. 

E aí, te ajudamos?

Esperamos ter ajudado com esse artigo. Na Foregon nós descomplicamos os bancos e te oferecemos uma consulta gratuita de CPF:

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Se gostou do artigo, não esqueça de curtir. Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens

Foregon: Como usar a Plataforma para Planejar suas Finanças?