Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Sujar o Nome de uma Pessoa no SPC?

Por Thais SouzaPublicado em

O SPC serve para proteger as empresas e comerciantes da inadimplência de clientes. Caso algum consumidor esteja devendo para você, é possível negativá-lo ao colocar seu nome nos órgãos de proteção ao crédito.

No entanto, quem é comerciante ou empresário, precisa entender como funciona a negativação e estar atento a alguns passos essenciais desse processo. Por isso, neste artigo vamos trazer todas essas informações e cuidados que você precisa ter antes de incluir o nome de um cliente no SPC.

O que você procura?

O que é o SPC?

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é um órgão responsável por administrar o cadastro e informações de consumidores, incluindo o score de crédito. Essas informações são consultadas por instituições financeiras e empresas antes de conceder qualquer tipo de crédito ao cliente.

Uma vez que o consumidor tenha seu nome incluído no SPC, ele entra para lista de devedores e fica com o nome negativado, ficando impossibilitado de comprar à prazo ou ter solicitações de produtos ou serviços financeiros concedidas.

como sujar o nome de uma pessoa

Por isso, colocar o nome de alguém na lista do SPC é algo sério e que deve ser feito com bastante cuidado.

Score Grátis é na Foregon!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Como sujar o nome de uma pessoa no SPC?

Você precisa ter algumas informações básicas do cliente antes de inseri-lo no Serviço de Proteção ao Crédito. Confira quais são elas:

  • Data da compra;
  • Valor da dívida;
  • Data de vencimento da dívida;
  • Nome completo do cliente;
  • CPF;
  • Endereço.

Cuidados a se tomar antes de negativar alguém

Espere no mínimo 30 dias

Mesmo que a legislação permita a inclusão do consumidor no dia seguinte do vencimento da dívida, o recomendado é esperar no mínimo 30 dias para a inclusão do nome do cliente no SPC. Lembre-se: é fundamental cobrá-lo, informá-lo e tentar negociar antes da negativação.

Mande pelo menos três avisos antes da notificação

Você sabia que pode sofrer um processo judicial se não avisar antecipadamente o consumidor sobre a negativação? Por isso, mande no mínimo três avisos por e-mail, no endereço físico e também por SMS. Certifique-se que o cliente está ciente da inclusão de seu nome no SPC.

Como colocar o nome de alguém no SPC?

Para protestar o seu cliente no SPC, antes de qualquer coisa, é preciso ter associação com o órgão através da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da sua cidade.

Para isso, basta preencher a ficha da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas com os dados da empresa ou comparecer ao cartório. O cadastro seguirá para análise e, quando aprovado, já é possível usar o serviço de consulta de crédito.

Após vincular-se ao SPC, você pode negativar o seu cliente pela internet, através do site, usando o login (recebido no momento da associação) e senha. Depois de entrar na sua conta, coloque os dados do inadimplente, forneça os documentos pedidos e faça o cadastro do negativado.

Como proceder quando o cliente pagar a dívida?

Após o consumidor regularizar a sua dívida, o lojista tem até cinco dias úteis para informar o SPC sobre a situação para que eles retirem o nome do cliente da lista de inadimplentes.

Isso vale também para acordos. Mesmo que o consumidor tenha negociado e parcelado a sua dívida, ele tem o direito de ter seu nome retirado da lista de inadimplentes no mesmo prazo de pagamentos à vista.

E então, ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você!

Até a próxima.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Leia também

Parcelar Fatura Diminui Score? Entenda aqui!

Pagar Boleto Aumenta seu Score? Descubra Aqui!

Por que meu Score Abaixou? Veja 3 motivos

4 benefícios de um score positivo pra sua vida financeira

Como Aumentar o Score do CPF Rápido em 2024?

Seu Instagram foi Hackeado? Saiba como se Proteger

Boa Vista Score: Veja Como Funciona e Aumente sua Pontuação

O que é Limite Adicional Nubank: Entenda Como Funciona