Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Sujar o Nome de uma Pessoa no SPC?

Escrito por 

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O SPC serve para proteger as empresas e comerciantes da inadimplência de clientes. Caso algum consumidor esteja devendo para você, é possível negativá-lo ao colocar seu nome nos órgãos de proteção ao crédito.

No entanto, quem é comerciante ou empresário, precisa entender como funciona a negativação e estar atento a alguns passos essenciais desse processo. Por isso, neste artigo vamos trazer todas essas informações e cuidados que você precisa ter antes de incluir o nome de um cliente no SPC.

Descubra se existem restrições no seu CPF com o Monitoramento de dívida negativada

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar dívidas negativadas!
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

O que você procura?

O que é o SPC?

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é um órgão responsável por administrar o cadastro e informações de consumidores, incluindo o score de crédito. Essas informações são consultadas por instituições financeiras e empresas antes de conceder qualquer tipo de crédito ao cliente.

Uma vez que o consumidor tenha seu nome incluído no SPC, ele entra para lista de devedores e fica com o nome negativado, ficando impossibilitado de comprar à prazo ou ter solicitações de produtos ou serviços financeiros concedidas.

Por isso, colocar o nome de alguém na lista do SPC é algo sério e que deve ser feito com bastante cuidado.

Consulte seu score de crédito grátis e descubra os motivos por trás da sua pontuação

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar score grátis!
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

A dívida negativada ocorre quando você tem um compromisso financeiro com uma empresa ou banco que não foi pago a tempo, levando o credor a registrar essa pendência nos birôs de crédito. Esse registro pode afetar suas chances de aprovação em novos pedidos de crédito.

Com o Foregon Premium, você pode consultar suas dívidas negativas. Esse serviço de monitoramento oferece diversos benefícios, incluindo o envio de alertas sempre que houver adição ou remoção de dívidas negativas no seu nome.

Com o Foregon Premium, você descobre:

  • Data da pendência;
  • Empresa credora;
  • Valor da dívida.

Com essas informações, você pode entender se sua dívida é nova ou se está prestes a caducar, identificar a empresa credora para renegociar seu débito e conhecer o valor total com juros para buscar o melhor desconto. Estamos aqui para ajudar você a conquistar uma vida financeira mais tranquila e segura. Conte com a Foregon para ter mais proteção e controle sobre suas informações financeiras.

Como sujar o nome de uma pessoa no SPC?

Você precisa ter algumas informações básicas do cliente antes de inseri-lo no Serviço de Proteção ao Crédito. Confira quais são elas:

  • Data da compra;
  • Valor da dívida;
  • Data de vencimento da dívida;
  • Nome completo do cliente;
  • CPF;
  • Endereço.

Cuidados a se tomar antes de negativar alguém

Espere no mínimo 30 dias

Mesmo que a legislação permita a inclusão do consumidor no dia seguinte do vencimento da dívida, o recomendado é esperar no mínimo 30 dias para a inclusão do nome do cliente no SPC. Lembre-se: é fundamental cobrá-lo, informá-lo e tentar negociar antes da negativação.

Mande pelo menos três avisos antes da notificação

Você sabia que pode sofrer um processo judicial se não avisar antecipadamente o consumidor sobre a negativação? Por isso, mande no mínimo três avisos por e-mail, no endereço físico e também por SMS. Certifique-se que o cliente está ciente da inclusão de seu nome no SPC.

Como colocar o nome de alguém no SPC?

Para protestar o seu cliente no SPC, antes de qualquer coisa, é preciso ter associação com o órgão através da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da sua cidade.

Para isso, basta preencher a ficha da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas com os dados da empresa ou comparecer ao cartório. O cadastro seguirá para análise e, quando aprovado, já é possível usar o serviço de consulta de crédito.

Após vincular-se ao SPC, você pode negativar o seu cliente pela internet, através do site, usando o login (recebido no momento da associação) e senha. Depois de entrar na sua conta, coloque os dados do inadimplente, forneça os documentos pedidos e faça o cadastro do negativado.

Como proceder quando o cliente pagar a dívida?

Após o consumidor regularizar a sua dívida, o lojista tem até cinco dias úteis para informar o SPC sobre a situação para que eles retirem o nome do cliente da lista de inadimplentes.

Isso vale também para acordos. Mesmo que o consumidor tenha negociado e parcelado a sua dívida, ele tem o direito de ter seu nome retirado da lista de inadimplentes no mesmo prazo de pagamentos à vista.

Qual birô de crédito é melhor?

Atualmente, existem 4 birôs de crédito no país: Quod, Serasa, SPC e Boa Vista. Todos eles são autorizados pelo Banco Central para exercer suas atividades.

Apesar de não existir um birô melhor que o outro, escolher o melhor birô de crédito para sua empresa ter parceria dependerá dos objetivos e necessidades específicos do seu negócio. Aqui está uma lista de recomendações de acordo com as principais atribuições de cada um:
  • Se você busca soluções integradas: Serasa Experian;
  • Para suporte educacional e serviços personalizados: Boa Vista SCPC;
  • Para inovação tecnológica e segurança: Quod;
  • Para amplo histórico de dados e presença nacional: SPC Brasil.

Avalie as necessidades específicas do seu negócio e os pontos fortes de cada birô para tomar a melhor decisão de parceria.

Perguntas frequentes

O que é o SPC?

O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é uma entidade que armazena dados sobre inadimplência, utilizada por empresas para consultar a situação financeira de consumidores.

Quem pode incluir o nome no SPC?

Apenas empresas ou entidades credoras podem incluir o nome de um consumidor no SPC, quando há inadimplência comprovada.

Como incluir o nome de alguém no SPC?

Para incluir o CPF de alguém no SPC, a sua empresa precisa ter parceria com o birô de crédito e enviar um documento que comprove a dívida, além de notificar o devedor antes da inclusão.

Quanto tempo demora para o nome ser incluído no SPC?

Após notificação, o nome pode ser incluído no SPC se a dívida não for quitada em até 10 dias úteis.

Como a minha dívida vai parar no birô de crédito?

Quando você fica devendo para uma empresa, ela pode incluir seu CPF nos 4 birôs de crédito: SPC, Serasa, Quod ou Boa Vista. Normalmente, as empresas não incluem o CPF do devedor nos 4 birôs, pois isso tem um custo.

Qual o impacto de ter o nome no SPC?

Estar no SPC pode dificultar a obtenção de crédito, financiamentos e contratos.

Como tirar o nome do SPC?

Para retirar o nome do SPC, é necessário quitar a dívida ou negociar um acordo com o credor. Após o pagamento, o nome é removido em até 5 dias úteis.

O que fazer se meu nome for incluído no SPC injustamente?

Entre em contato com o credor para resolver o erro. Se não funcionar, procure órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, para formalizar uma reclamação.

Qual o valor mínimo de dívida para inclusão no SPC?

Não há valor mínimo definido, mas geralmente, pequenas dívidas também podem levar à inclusão no SPC.

E então, ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você!

Até a próxima.

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Analista de Comunicação e Conteúdo

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), a Thaís escreve desde 2019 com foco na experiência e resolução das dúvidas de seus leitores.Desde 2021, atua como Analista de Comunicação e Conteúdo na Foregon, onde trabalha na produção e melhoria de conteúdos relacionados a CPF, score de crédito, golpes e fraudes, e vazamento de dados.Além da produção de artigos, também já trabalhou com projetos para Guest Posts, notícias, posts para redes sociais, e-books e roteiros para vídeos.