Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Sujar o Nome de uma Pessoa no SPC?

Por Thais SouzaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O SPC serve para proteger as empresas e comerciantes da inadimplência de clientes. Caso algum consumidor esteja devendo para você, é possível negativá-lo ao colocar seu nome nos órgãos de proteção ao crédito.

No entanto, quem é comerciante ou empresário, precisa entender como funciona a negativação e estar atento a alguns passos essenciais desse processo. Por isso, neste artigo vamos trazer todas essas informações e cuidados que você precisa ter antes de incluir o nome de um cliente no SPC.

O que você procura?

O que é o SPC?

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é um órgão responsável por administrar o cadastro e informações de consumidores, incluindo o score de crédito. Essas informações são consultadas por instituições financeiras e empresas antes de conceder qualquer tipo de crédito ao cliente.

Uma vez que o consumidor tenha seu nome incluído no SPC, ele entra para lista de devedores e fica com o nome negativado, ficando impossibilitado de comprar à prazo ou ter solicitações de produtos ou serviços financeiros concedidas.

Por isso, colocar o nome de alguém na lista do SPC é algo sério e que deve ser feito com bastante cuidado.

Score Grátis é na Foregon!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Como sujar o nome de uma pessoa no SPC?

Você precisa ter algumas informações básicas do cliente antes de inseri-lo no Serviço de Proteção ao Crédito. Confira quais são elas:

  • Data da compra;
  • Valor da dívida;
  • Data de vencimento da dívida;
  • Nome completo do cliente;
  • CPF;
  • Endereço.

Cuidados a se tomar antes de negativar alguém

Espere no mínimo 30 dias

Mesmo que a legislação permita a inclusão do consumidor no dia seguinte do vencimento da dívida, o recomendado é esperar no mínimo 30 dias para a inclusão do nome do cliente no SPC. Lembre-se: é fundamental cobrá-lo, informá-lo e tentar negociar antes da negativação.

Mande pelo menos três avisos antes da notificação

Você sabia que pode sofrer um processo judicial se não avisar antecipadamente o consumidor sobre a negativação? Por isso, mande no mínimo três avisos por e-mail, no endereço físico e também por SMS. Certifique-se que o cliente está ciente da inclusão de seu nome no SPC.

Como colocar o nome de alguém no SPC?

Para protestar o seu cliente no SPC, antes de qualquer coisa, é preciso ter associação com o órgão através da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da sua cidade.

Para isso, basta preencher a ficha da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas com os dados da empresa ou comparecer ao cartório. O cadastro seguirá para análise e, quando aprovado, já é possível usar o serviço de consulta de crédito.

Após vincular-se ao SPC, você pode negativar o seu cliente pela internet, através do site, usando o login (recebido no momento da associação) e senha. Depois de entrar na sua conta, coloque os dados do inadimplente, forneça os documentos pedidos e faça o cadastro do negativado.

Como proceder quando o cliente pagar a dívida?

Após o consumidor regularizar a sua dívida, o lojista tem até cinco dias úteis para informar o SPC sobre a situação para que eles retirem o nome do cliente da lista de inadimplentes.

Isso vale também para acordos. Mesmo que o consumidor tenha negociado e parcelado a sua dívida, ele tem o direito de ter seu nome retirado da lista de inadimplentes no mesmo prazo de pagamentos à vista.

E então, ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você!

Até a próxima.

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.