Foregon.comConteúdos

Como colocar o nome de alguém no SPC?

Por Thais SouzaPublicado em
Compartilhe

O SPC serve para proteger as empresas e comerciantes da inadimplência de clientes. Caso algum consumidor esteja devendo para você, é possível negativá-lo ao colocar seu nome nos órgãos de proteção ao crédito. 

No entanto, quem é comerciante ou empresário, precisa entender como funciona a negativação e estar atento a alguns passos essenciais desse processo. Por isso, neste artigo vamos trazer todas essas informações e cuidados que você precisa ter antes de incluir o nome de um cliente no SPC.

O que é o SPC

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é um órgão responsável por administrar o cadastro e informações de consumidores, incluindo o score de crédito. Essas informações são consultadas por instituições financeiras e empresas antes de conceder qualquer tipo de crédito ao cliente. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Uma vez que o consumidor tenha seu nome incluído no SPC, ele entra para lista de devedores e fica com o nome negativado, ficando impossibilitado de comprar à prazo ou ter solicitações de produtos ou serviços financeiros concedidas.

Por isso, colocar o nome de alguém na lista do SPC é algo sério e que deve ser feito com bastante cuidado.

O que é preciso para colocar o nome de alguém no SPC? 

Você precisa ter algumas informações básicas do cliente antes de inseri-lo no Serviço de Proteção ao Crédito. Confira quais são elas: 

  • Data da compra; 
  • Valor da dívida; 
  • Data de vencimento da dívida; 
  • Nome completo do cliente; 
  • CPF;
  • Endereço. 

Cuidados a se tomar antes de negativar alguém

Espere no mínimo 30 dias 

Mesmo que a legislação permita a inclusão do consumidor no dia seguinte do vencimento da dívida, o recomendado é esperar no mínimo 30 dias para a inclusão do nome do cliente no SPC. Lembre-se: é fundamental cobrá-lo, informá-lo e tentar negociar antes da negativação.

Mande pelo menos três avisos antes da notificação

Você sabia que pode sofrer um processo judicial se não avisar antecipadamente o consumidor sobre a negativação? Por isso, mande no mínimo três avisos por e-mail, no endereço físico e também por SMS. Certifique-se que o cliente está ciente da inclusão de seu nome no SPC. 

Como colocar o nome de alguém no SPC?

Para protestar o seu cliente no SPC, antes de qualquer coisa, é preciso ter associação com o órgão através da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da sua cidade.

Para isso, basta preencher a ficha da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas com os dados da empresa ou comparecer ao cartório. O cadastro seguirá para análise e, quando aprovado, já é possível usar o serviço de consulta de crédito.

Após vincular-se ao SPC, você pode negativar o seu cliente pela internet, através do site, usando o login (recebido no momento da associação) e senha. Depois de entrar na sua conta, coloque os dados do inadimplente, forneça os documentos pedidos e faça o cadastro do negativado.

Como proceder quando o cliente pagar a dívida? 

Após o consumidor regularizar a sua dívida, o lojista tem até cinco dias úteis para informar o SPC sobre a situação para que eles retirem o nome do cliente da lista de inadimplentes.

Isso vale também para acordos. Mesmo que o consumidor tenha negociado e parcelado a sua dívida, ele tem o direito de ter seu nome retirado da lista de inadimplentes no mesmo prazo de pagamentos à vista. 

E então, ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você! 

Até a próxima.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Thais Souza

Estudante de Publicidade e Propaganda, é Redatora na Foregon. Gosta de escrever textos sobre dicas de viagens e destinos. Nas horas livres gosta de ler e cozinhar.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    O que é a Click Conta Bradesco?

  • Dicas financeiras

    Faturamento MEI 2020: descubra

  • Dicas financeiras

    Como pagar boleto com PayPal?

  • Dicas financeiras

    Sky pré-pago: conheça e veja se vale a pena

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras