Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Saiba como comprar um imóvel sem corretor

Por Guilherme GadelhaPublicado em

Por mais que se trate de uma tarefa árdua, é possível sim comprar um imóvel sem corretor. Contudo, é importante se atentar em alguns passos, já que serão fundamentais para se livrar de futuras dores de cabeça e entrar em sua nova casa com o pé direito.

saiba como comprar um imóvel sem corretor

Antes de decidir adquirir a sua casa ou apartamento, saiba que você vai precisar de muita pesquisa. Encontrar um bom preço, tamanho ideal, boa localização e uma forma de pagamento acessível não vai ser algo impossível, mas será um trabalho difícil.

Com todas essas exigências em mente, saiba que a pesquisa será sua arma principal, por isso, não permita a se acomodar. A hora de procurar por placas e opiniões de amigos e familiares acabou de chegar.

Vai comprar um imóvel sem corretor? Saiba se o preço está de acordo

A localização é uma excelente mão na roda para saber o preço médio dos imóveis da região.

Depois de checar todos os anúncios e sites, é importante conhecer o local. Afinal, mesmo que se trate da casa dos seus sonhos, vale lembrar que o valor total de um imóvel inclui a região do mesmo. Caso a região for ruim e sofra com influências externas, é melhor pular fora.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

E a burocracia?

A burocracia é um dos principais motivos das pessoas desistirem de comprar um imóvel sem corretor. Mesmo que você tenha uma baita preguiça de ler (se você leu todo o artigo até aqui, isso já é um bom sinal), é fundamental ler todo o contrato. Não se esqueça de se atentar aos detalhes.

Caso você tenha dificuldade para interpretar textos jurídicos, vale a pena procurar a ajuda de um despachante ou advogado de sua confiança. Lembre-se de que todo detalhe será fundamental para evitar que a  casa caia lá na frente.

Não se esqueça de checar o estado do imóvel

O reconhecimento de um bom negócio vai bem além da burocracia do contrato. Para checar se o imóvel está em boas condições é necessário verificar a situação no Registro de Imóveis.

Através dele você vai ter todas as informações necessárias sobre o histórico da casa. Dados como: quando ele foi construído, dívidas, donos e afins. Além de todas essas informações, ela também avisa em qual localização a casa está localizada. Isso serve para identificar se o bairro é irregular, o que acaba impedindo o imóvel de receber o registro.

No entanto, é importante lembrar que a escritura não serve para contratos abaixo de 30 salários mínimos. Isso permite que ambas partes redijam um contrato particular. Lembrando que as escrituras são feitas na hora, por isso, não existe uma fórmula pronta.

Existem alguns pontos que devem constar no registro. Confira:

  • Competência das partes: Nome por extenso, RG e CPF, lugar do imóvel, profissão, nacionalidade e estado civil. Caso seja casado, precisará também dos dados pessoais do cônjuge.
  • Relato do imóvel: Número da matrícula no registro do imóvel além do endereço completo.
  • Condição da venda: Detalhes sobre a forma de pagamentos.
  • Descrição sobre o local, data e assinatura das testemunhas.

Comprar um imóvel sem corretor pode fazer você economizar cerca de 7% do valor total, já que você vai precisar pagar uma comissão ao corretor. Contudo, se a situação não for favorável e a compra não dê certo, você vai precisar repetir todo esse processo de novo.

Quer saber como comprar a sua casa própria em apenas 4 passos? Clique aqui e confira todos os detalhes.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Guilherme Gadelha

Publicitário e Redator na Foregon. Gosta do universo financeiro e tem a escrita como hobby e profissão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022

Vale a pena parcelar compras no cartão com inflação em alta?

Copa do mundo 2022: quanto custa completar o álbum?

SOS Nu: saiba como proteger sua conta digital Nubank

Saiba como cobrar um amigo sem perder a amizade

Saiba como bloquear o cartão Bolsa Família

Como enviar e receber dinheiro do exterior pelo PicPay?