Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Saiba como comprar um imóvel sem corretor

Escrito por Guilherme Gadelha

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Por mais que se trate de uma tarefa árdua, é possível sim comprar um imóvel sem corretor. Contudo, é importante se atentar em alguns passos, já que serão fundamentais para se livrar de futuras dores de cabeça e entrar em sua nova casa com o pé direito.

Antes de decidir adquirir a sua casa ou apartamento, saiba que você vai precisar de muita pesquisa. Encontrar um bom preço, tamanho ideal, boa localização e uma forma de pagamento acessível não vai ser algo impossível, mas será um trabalho difícil.

Com todas essas exigências em mente, saiba que a pesquisa será sua arma principal, por isso, não permita a se acomodar. A hora de procurar por placas e opiniões de amigos e familiares acabou de chegar.

O que você procura?

Vai comprar um imóvel sem corretor? Saiba se o preço está de acordo

A localização é uma excelente mão na roda para saber o preço médio dos imóveis da região.

Depois de checar todos os anúncios e sites, é importante conhecer o local. Afinal, mesmo que se trate da casa dos seus sonhos, vale lembrar que o valor total de um imóvel inclui a região do mesmo. Caso a região for ruim e sofra com influências externas, é melhor pular fora.

E a burocracia?

A burocracia é um dos principais motivos das pessoas desistirem de comprar um imóvel sem corretor. Mesmo que você tenha uma baita preguiça de ler (se você leu todo o artigo até aqui, isso já é um bom sinal), é fundamental ler todo o contrato. Não se esqueça de se atentar aos detalhes.

Caso você tenha dificuldade para interpretar textos jurídicos, vale a pena procurar a ajuda de um despachante ou advogado de sua confiança. Lembre-se de que todo detalhe será fundamental para evitar que a  casa caia lá na frente.

Não se esqueça de checar o estado do imóvel

O reconhecimento de um bom negócio vai bem além da burocracia do contrato. Para checar se o imóvel está em boas condições é necessário verificar a situação no Registro de Imóveis.

Através dele você vai ter todas as informações necessárias sobre o histórico da casa. Dados como: quando ele foi construído, dívidas, donos e afins. Além de todas essas informações, ela também avisa em qual localização a casa está localizada. Isso serve para identificar se o bairro é irregular, o que acaba impedindo o imóvel de receber o registro.

No entanto, é importante lembrar que a escritura não serve para contratos abaixo de 30 salários mínimos. Isso permite que ambas partes redijam um contrato particular. Lembrando que as escrituras são feitas na hora, por isso, não existe uma fórmula pronta.

Existem alguns pontos que devem constar no registro. Confira:

  • Competência das partes: Nome por extenso, RG e CPF, lugar do imóvel, profissão, nacionalidade e estado civil. Caso seja casado, precisará também dos dados pessoais do cônjuge.
  • Relato do imóvel: Número da matrícula no registro do imóvel além do endereço completo.
  • Condição da venda: Detalhes sobre a forma de pagamentos.
  • Descrição sobre o local, data e assinatura das testemunhas.

Comprar um imóvel sem corretor pode fazer você economizar cerca de 7% do valor total, já que você vai precisar pagar uma comissão ao corretor. Contudo, se a situação não for favorável e a compra não dê certo, você vai precisar repetir todo esse processo de novo.

Compartilhe

Escrito por:

Guilherme Gadelha
Redator júnior

Ex-colunista da Foregon.