Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Passo a Passo de como Consultar Multas pelo CPF

Escrito por 

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

As infrações de trânsito podem acumular pontos na sua CNH e trazer problemas na hora de fazer o licenciamento do veículo. Por isso, saber como consultar multas pelo CPF é fundamental para evitar aquela dor de cabeça. 

Em 2021, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi modificado e estabeleceu novos limites para a suspensão da CNH. Com as novas regras, a carteira de motorista é suspensa ao atingir 40 pontos. Em caso de infração gravíssima, o limite diminui e pode até causar o recolhimento do veículo.

Se você quer entender se existe alguma multa em seu nome, quantos pontos a infração vai descontar na sua carteira, prazo para pagamento e recurso, a seguir vamos explicar como consultar multas pelo CPF em poucos passos. 

O que você procura?

O que acontece se não pagar as multas de trânsito?

As consequências de não pagar suas multas vão depender do tempo que elas estão vencidas e do tipo de infração que você cometeu.

Mas, de forma geral, os principais problemas que você pode ter ao deixar o pagamento das multas em atraso são:

  • Juros que aumentam o valor da multa; 
  • Licenciamento do veículo bloqueado; 
  • Dívida protestada em cartório
  • Inscrição em dívida ativa;
  • Suspensão da sua carteira de habilitação;
  • Apreensão do veículo, em casos de CNH suspensa.

Como podemos ver, deixar suas multas em atraso pode causar danos cada vez maiores. Por isso, é importante pagá-las o quanto antes, nem que seja para fazer um parcelamento no cartão de crédito

Como consultar multas pelo CPF?

É muito simples consultar suas multas pelo CPF e existem diversos meios para isso. A seguir, vamos conferir o passo a passo de como realizar a consulta pela internet. 

Senatran

O site da Secretaria Nacional de Trânsito permite que você consulte suas multas apenas com o número do CPF. Veja como é simples: 

  1. Entre no "site da Senatran";
  2. Desça a página até encontrar a aba "Infração"; 
  3. Clique na opção "Consulte suas infrações de trânsito";
  4. Em seguida, insira seu CPF e senha da conta gov.br (se não tiver cadastro, basta criar login e senha); 
  5. Ao logar na página, você pode escolher consultar multas por infrator ou por veículo. 

Se escolher a opção "Consultar multas por infrator", você poderá verificar todas as multas registradas em seu nome, incluindo as atrasadas.

Ao clicar na multa, você poderá visualizar todas as informações necessárias, como:

  • Órgão autuador;
  • Local da infração;
  • Número do auto de infração;
  • Código da infração;
  • Valor original;
  • Data da notificação de autuação
  • Data limite para recorrer;
  • Data limite para identificação do condutor infrator;
  • Data do vencimento do desconto.

Contatos Sentran 

Se precisar tirar dúvidas ou obter mais informações sobre o serviço de consulta, entre em contato com o Senatran pelos seguintes canais:

  • Telefone: 0800 728 2324
  • E-mail: css.serpro@serpro.gov.br

Detran

Pelo site do Departamento de Trânsito (Dentran), também é possível consultar suas multas pelo CPF: 

  1. No seu navegador, digite "Detran + Estado em que você mora"; 
  2. Entre no site do Detran do seu Estado e localize a opção "Infrações"; 
  3. Encontre a opção de consulta às infrações; 
  4. Faça login com seu CPF e senha; 
  5. Se não tiver cadastro, preencha as informações necessárias para criar sua conta no Detran; 
  6. Por fim, consulte todas as infrações atreladas ao seu CPF. 

Aplicativo Carteira Digital de Trânsito

Se preferir ter o acesso fácil às suas multas, existe um aplicativo que oferece o serviço de consulta de infrações pelo CPF. 

É uma facilidade a mais, assim, você evita esquecer de consultar suas multas e pagá-las em dia.

Para isso, baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) (Android ou iOS). Ao abrir o App, você deverá logar na sua conta Gov.br utilizando o número do CPF. 

Na aba "Infrações" será possível consultar todas as suas multas de trânsito e verificar informações sobre data de vencimento, juros, dentre outras.

Como consultar multas vencidas?

Você pode consultar multas vencidas pelo site da Senatran, Detran do seu Estado ou também no Aplicativo Carteira Digital de Trânsito. 

O processo de consulta é o mesmo que te explicamos acima, já que é possível consultar multas em dia e vencidas. 

Como fazer o pagamento de multas?

Já falamos aqui sobre a importância de pagar as suas multas para manter o seu veículo regularizado. No passo a passo abaixo você vai conferir como emitir uma segunda via para pagamento: 

  1. Acesse o "Portal de Multas de Trânsito";
  2. Digite a placa e o número do Renavam do seu veículo; 
  3. Clique em "Consultar". 

Ao entrar na página, será possível consultar suas multas e emitir uma segunda via atualizada para pagamento pelo Guia de Recolhimento da União (GRU), Pix ou cartão de crédito.

Que consultas posso fazer com meu CPF?

Seu CPF é uma chave importante para acessar dezenas de informações relevantes sobre sua vida. Pra sua agilidade, separamos uma lista com algumas consultar bastante comuns que podem te ajudar em algum momento crucial:

[/expandable-content][call-to-action href="https://www.foregon.com/situacao-na-receita-federal/?futm_component_flow=cta-blog" text="Consultar CPF na Receita Federal"] 

Perguntas frequentes 

Como posso consultar multas utilizando meu CPF?

Para consultar multas pelo CPF, acesse o site do Detran do seu estado, vá para a seção de consulta de multas e insira seu CPF e outros dados solicitados.

Preciso criar uma conta para consultar multas?

No Detran sim. Será necessário criar uma conta com seu CPF e informações pessoais para acessar o serviço de consulta de multas. Já no site da Senatran não é preciso criar conta, a consulta é feita pelo login da Gov.br.

Existe algum aplicativo para consultar multas pelo CPF?

Sim. Pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito você consegue consultar suas multas a qualquer momento, bem como emitir segunda via para pagamento.

O que fazer se encontrar uma multa incorreta ao consultar pelo CPF?

Se encontrar uma multa incorreta, entre em contato com o Detran do seu estado para contestar a multa e fornecer evidências que comprovem o erro.

O serviço de consulta de multas pelo CPF é gratuito?

Sim, a consulta de multas pelo CPF no site do Detran e Senatran é um serviço gratuito.

Posso consultar multas de outra pessoa usando o CPF dela?

Não. Mas no site do Detran é possível consultar multas por veículo, caso você tenha a placa e o número do RENAVAM. Essa verificação é importante quando você for comprar um carro usado.

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Analista de Comunicação e Conteúdo

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), a Thaís escreve desde 2019 com foco na experiência e resolução das dúvidas de seus leitores.Desde 2021, atua como Analista de Comunicação e Conteúdo na Foregon, onde trabalha na produção e melhoria de conteúdos relacionados a CPF, score de crédito, golpes e fraudes, e vazamento de dados.Além da produção de artigos, também já trabalhou com projetos para Guest Posts, notícias, posts para redes sociais, e-books e roteiros para vídeos.