Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Protesto no CPF: o que é e como Descobrir

Por Janaína TavaresPublicado em

Você sabia que todo tipo de dívida pode ser protestada em cartório? Apesar da maioria das empresas preferirem colocar os clientes devedores nos cadastros dos birôs de crédito, isso pode acontecer. Por isso, é importante entender o que significa o protesto no CPF e como é possível resolver essa situação.

O que você procura?

O que é protesto no CPF?

O protesto no CPF é o ato de uma empresa registrar um débito pendente no cartório de protesto. Em outras palavras, o credor registra uma dívida que não foi paga dentro do prazo estipulado.

Dessa forma, o cliente fica com o nome protestado, ou seja, nome sujo. Aliás, todos os débitos pendentes podem ser protestados em cartório como, por exemplo:

  • Cheques devolvidos;
  • Contrato de aluguel;
  • Contrato de prestação de serviços;
  • Boletos que não foram pagos;
  • Sentença judicial que não foi cumprida;
  • Carnês de loja;
  • Notas promissórias, entre outros.

Como descobrir protesto no CPF?

Para descobrir se tem algum protesto no CPF, você deve consultar essa informação nos sites dos órgãos de proteção ao crédito, como é o caso da Serasa e da Boa Vista (SCPC).

Foto de um casal com expressão de preocupação ao ler uma notificação de protesto no CPF.

Outra opção é ir até em um dos postos de atendimento desses birôs de crédito, levando consigo o RG e CPF.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Contudo, é importante lembrar que antes de protestar um cliente devedor, a empresa geralmente envia uma carta alertando-o a respeito dessa situação.

O que acontece com um protesto ligado ao CPF?

Quando você tem um protesto no CPF, isso pode trazer diversos prejuízos para a saúde da sua vida financeira. O principal deles é que o seu nome é enviado para os órgãos de proteção ao crédito.

No entanto, vale lembrar que o protesto em cartório também tem prazo de validade. Isso significa que, após cinco anos, o nome do cliente devedor deverá ser retirado da lista de inadimplentes. Mas nem por isso a dívida vai deixar de existir.

Como saber a origem do protesto no CPF?

Para descobrir exatamente a origem do protesto no CPF, assim como os dados da cobrança, valor e data do débito, você precisa solicitar uma certidão de protesto. Portanto, será necessário seguir o nosso passo a passo:

  1. Vá até o cartório em que a dívida foi protestada;
  2. Apresente seu RG e CPF para emitir esse documento;
  3. Se o cartório for de outra cidade ou estado, opte por ligar no local e verifique se é possível enviar a certidão por meio dos Correios.

O que fazer quando há um protesto no CPF?

O melhor caminho para tirar o protesto no CPF é limpando seu nome e quitar todas as dívidas em aberto. Assim que você conseguir a certidão de protesto, procure renegociar o débito com a empresa credora o mais rápido possível.

Depois, será preciso ir até o cartório, portando o comprovante de pagamento, e solicitar o cancelamento desse protesto.

Feito isso, a instituição deverá avisar os birôs de crédito para que retirem seu nome da base de dados de inadimplentes.

Importante: a maioria dos cartórios no Brasil cobram pelo serviço de cancelamento do protesto.

O que acontece se eu não pagar um protesto em cartório?

Há implicações decorrentes da falta de pagamento de dívidas protestadas. Se o devedor não efetua o pagamento, ele pode ter a restrição do crédito, não conseguir regularizar ou financiar imóveis e até mesmo ficar impedido de se inscrever em concursos públicos.

Conteúdos que você precisa conhecer

Que tal aproveitar esse momento para explorar nossas sugestões de leitura? Confira quais são elas:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie seu comentário aqui para que possamos responder. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Semana do Consumidor 2023: Como Aproveitar as Ofertas e Promoções

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens