Foregon.comConteúdos

Saiba como consultar um veículo pela placa

Por Jennifer FigueiredoPublicado em
Compartilhe

Descubra como aumentar suas chances de aprovação e outras dicas

Cadastre-se grátis para receber, dicas de produtos financeiros, recomendações, ofertas e muito mais:
Ao continuar você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Enviado!

Seus dados foram enviados com sucesso!

Uma placa pode revelar muito sobre um automóvel. Por exemplo, a ordem das letras pode indicar o estado onde ele foi emplacado, dentre outros dados. Na hora de vender e comprar é muito importante saber como consultar um veículo pela placa, para checar se existe alguma multa pendente ligada ao carro. Saiba como fazer a consulta neste artigo.

Conheça o Detran e Denatran

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) é um órgão executivo que existe em cada estado brasileiro. Suas principais atribuições em geral são as de planejar, coordenar, executar, fiscalizar e controlar ações relacionadas ao trânsito, tais como:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20
  • Habilitação de condutores;
  • Veículos;
  • Fiscalização, autuação e arrecadação de multas;
  • Estatísticas de trânsito;
  • Educação para o trânsito.

Toda placa de carro é registrada no Detran de seu estado e funciona como uma impressão digital do veículo. Mas vale lembrar que se um automóvel é vendido e transferido para outro Estado, a placa se mantém, alterando apenas o nome do Estado e cidade registrados nela. Portanto, todas informações serão transferidas ao novo Detran.

Além disso, por meio do site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), você também pode ter acesso a algumas informações sobre a situação do veículo.

Consultar o veículo pela placa

Para acessar as informações do automóvel, basta acessar o site do órgão correspondente ao Estado registrado. Para isso, digite: www.detran.sigla do estado.gov.br. Veja os exemplos:

  • São Paulo/SP: www.detran.sp.gov.br;
  • Rio de Janeiro/RJ: www.detran.rj.gov.br;
  • Pará/PA: www.detran.pa.gov.br.

Ao acessar o site, localize a área de consulta da placa de carro que, em geral, vai aparecer como "Consulta de Veículo" ou semelhante. Os sites não são padronizados, por isso deve-se observar atentamente onde está localizada a ferramenta de busca, ao encontrar, clique nela.

Na janela que se abre, informe os dados solicitados para consultar o veículo pela placa. As informações exigidas também podem variam conforme o Estado. Por isso, tenha em mãos o documento veicular e a CNH. Por questões de segurança, muitos órgão pedem além da placa o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Esse procedimento ajuda a evitar que qualquer pessoa possa consultar a placa de seu veículo, sem a posse dos documentos. Por isso, se você quer verificar a placa de um automóvel que pretende comprar, a dica é que solicite ao atual proprietário o número do Renavam.

Após informar esses dados, confirme as informações gerais do veículo. O site poderá mostrar a marca/modelo, espécie/tipo, data de fabricação e licenciamento atual, possíveis débitos ou restrições e histórico de infrações. Com relação às multas podem surgir informações sobre pendências pagas, vencidas ou em andamento.

É possível consultar o dono do veículo?

Não, já que isso é um dado confidencial e o site em questão não pode apresentar dados sobre o proprietário do veículo, portanto, é uma prática ilegal. Sendo assim, tome muito cuidado ao acessar qualquer tipo de site em busca dessa e outras informações. Opte sempre pelos órgãos responsáveis.

Compra, venda ou troca de carro

Está com dúvidas em relação ao seu veículo? Saiba que além da consulta pela placa, existem outros procedimentos que envolvem essas questões de compra, venda e troca. Por isso separamos artigos que podem ser do seu interesse logo abaixo.

Boa leitura e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Saque sem cartão Next: veja como funciona

  • Dicas financeiras

    Venda pelo Uber Eats e crie seu site gratuitamente

  • Dicas financeiras

    Promoções Caixa e Elo: fique por dentro

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras