Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Saiba como consultar um veículo pela placa

Por Jennifer FigueiredoPublicado em

Descubra como aumentar suas chances de aprovação e outras dicas

Cadastre-se grátis para receber, dicas de produtos financeiros, recomendações, ofertas e muito mais:
Ao continuar você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Enviado!

Seus dados foram enviados com sucesso!

Uma placa pode revelar muito sobre um automóvel. Por exemplo, a ordem das letras pode indicar o estado onde ele foi emplacado, dentre outros dados. Na hora de vender e comprar é muito importante saber como consultar um veículo pela placa, para checar se existe alguma multa pendente ligada ao carro. Saiba como fazer a consulta neste artigo.

Conheça o Detran e Denatran

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) é um órgão executivo que existe em cada estado brasileiro. Suas principais atribuições em geral são as de planejar, coordenar, executar, fiscalizar e controlar ações relacionadas ao trânsito, tais como:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20
  • Habilitação de condutores;
  • Veículos;
  • Fiscalização, autuação e arrecadação de multas;
  • Estatísticas de trânsito;
  • Educação para o trânsito.

Toda placa de carro é registrada no Detran de seu estado e funciona como uma impressão digital do veículo. Cada veículo possui uma numeração própria e intransferível, ou seja, funciona como o seu RG ou CPF.

como-consultar-veículo-pela-placa.jpg

Mas vale lembrar que se um automóvel é vendido e transferido para outro Estado, a placa se mantém, alterando apenas o nome do Estado e cidade registrados nela. Portanto, todas informações serão transferidas ao novo Detran.

Além disso, por meio do site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), você também pode ter acesso a algumas informações sobre a situação do veículo.

Como consultar o veículo pela placa Mercosul

As novas placas do padrão Mercosul se tornaram obrigatórias, em alguns casos, para: carros, motos, caminhões, ônibus e outros veículos do Brasil. As trocas para o novo modelo estão acontecendo de forma gradual, mas já é possível notar que elas são maioria.

O processo de consulta de veículo pela placa Mercosul é um pouco diferente do antigo modelo. Ela conta com um QR Code que pode ser escaneado para que você tenha acesso a alguns dados do veículo. Veja o passo a passo abaixo:

Passo a passo para escanear código da placa Mercosul

  1. Baixe o App Vio (Android e iOS);
  2. Abra o App e aceite as condições;
  3. Aponte a câmera que vai aparecer na tela para escanear o QR Code;
  4. Escaneie o QR Code da placa do veículo, ele fica localizado na parte esquerda.

Assim que você escanear o QR Code, na tela vai aparecer um número de série emitido pelo Denatran. Com esse número e a placa do veículo, você consegue acessar os dados do veículo por meio do Portal de Serviços do Denatran. Veja como logo abaixo.

Passo a passo para consultar veículo pela placa Mercosul

  1. Entre no Portal de serviços do Denatran e na aba "Consultas", clique em "Placa veicular";

2. Insira o número de série do QR Code e a placa do veículo. Então, clique em "Prosseguir";

3. Pronto! Na tela vão aparecer várias informações sobre o veículo, estampagem e fabricante. Abaixo listaremos todos os dados que você consegue acessar por meio da placa Mercosul.

Quais são os dados registrados pela placa Mercosul?

Ao consultar um veículo pelo QR Code e placa do modelo Mercosul você tem acesso a informações como:

  • Número de Série do QR Code;
  • UF de estampagem;
  • Município de Estampagem;
  • Tipo de placa (traseira ou dianteira);
  • Situação da placa (ativa ou não);
  • Data/hora da estampagem;
  • Responsável pela lacração;
  • Fabricante;
  • Razão social;
  • Estampador;
  • Dados atuais do veículo;
  • Chassi final;
  • UF Jurisdição;
  • Marca e modelo do veículo;
  • Ano de fabricação;
  • Cor do veículo.

Como consulta veículo pela placa (modelo antigo)

No modelo antigo das placas você pode consultar dados do veículo por meio do Detran do estado em que ele está registrado, sem a necessidade de escanear QR Code.

Para acessar as informações do automóvel, basta acessar o site do órgão correspondente ao Estado registrado. Para isso, digite: www.detran.sigla do estado.gov.br. Veja os exemplos:

  • São Paulo/SP: www.detran.sp.gov.br;
  • Rio de Janeiro/RJ: www.detran.rj.gov.br;
  • Pará/PA: www.detran.pa.gov.br.

Ao acessar o site, localize a área de consulta da placa de carro que, em geral, vai aparecer como "Consulta de Veículo", "Consultar débitos de veículos" ou semelhante. Os sites não são padronizados, por isso deve-se observar atentamente onde está localizada a ferramenta de busca, ao encontrar, clique nela.

Na janela que se abre, informe os dados solicitados para consultar o veículo pela placa. As informações exigidas também podem variam conforme o Estado. Por isso, tenha em mãos o documento veicular e a CNH. Por questões de segurança, muitos órgão pedem além da placa o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Esse procedimento ajuda a evitar que qualquer pessoa possa consultar a placa de seu veículo, sem a posse dos documentos. Por isso, se você quer verificar a placa de um automóvel que pretende comprar, a dica é que solicite ao atual proprietário o número do Renavam.

Após informar esses dados, confirme as informações gerais do veículo. O site poderá mostrar a marca/modelo, espécie/tipo, data de fabricação e licenciamento atual, possíveis débitos ou restrições e histórico de infrações. Com relação às multas podem surgir informações sobre pendências pagas, vencidas ou em andamento.

É possível consultar o dono do veículo?

Não, já que isso é um dado confidencial e o site em questão não pode apresentar dados sobre o proprietário do veículo, portanto, é uma prática ilegal. Sendo assim, tome muito cuidado ao acessar qualquer tipo de site em busca dessa e outras informações. Opte sempre pelos órgãos responsáveis.

Perguntas frequentes (FAQ)

Por que consultar veículo pela placa?

Ao consultar a situação do veículo, você pode antecipar e resolver possíveis pendências constantes no automóvel. Para pessoas que desejam comprar um veículo, essa consulta também é importante para saber se está tudo certo com o automóvel.

Como descobrir o Renavam pelo número da placa?

Por meio do site https://www.consultapelaplaca.com.br/ você consegue consultar o Renavam apenas com o número da placa e seu e-mail.

Quantos carecteres tem a nova placa Mercosul?

Continuam sendo sete caracteres, porém, ao invés de três letras e quatro números, são quatro letras e três números.

Como descobrir o município e estado de registro na nova placa Mercosul?

Para ter acesso a essas informações, você precisará acessar o aplicativo Sinesp Cidadão e escanear o QR Code presente do lado esquerdo da placa.

Quando devo mudar para a placa Mercosul?

Caso seja o primeiro emplacamento; mudança de categoria do veículo; roubo, furto, extravio ou dano da placa; mudança de unidade federativa; instalação de segunda placa traseira.

Onde encontrar o Chassi e Renavam do meu veículo?

Nos seguintes documentos: Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e no Certificado de Registro de Veículos (CRV).

Quantos dígitos tem o Renavam?

11 dígitos.

Compra, venda ou troca de carro

Está com dúvidas em relação ao seu veículo? Saiba que além da consulta pela placa, existem outros procedimentos que envolvem essas questões de compra, venda e troca. Por isso separamos artigos que podem ser do seu interesse logo abaixo.

Boa leitura e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Mercado Pago: guia completo

Tipos de carro: principais características e diferenças

5 livros que mudarão sua vida financeira

3 conselhos básicos para alcançar a liberdade financeira

Inteligência artificial em soluções antifraude

Onde usar a carteira digital Apple Pay?

Digio estreia no Apple Pay: veja como ativar

Aplicativos colaborativos: conheça 4 Apps que podem facilitar a sua vida