Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Formas eficazes para economizar energia em casa

Escrito por Leonardo Jacomini

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Cortar gastos é sempre uma boa ideia para atingir um objetivo ou apenas contar um dinheiro extra no final do mês. Economizar energia em casa é o desejo de muitas pessoas. A conta de luz é uma das vilãs do nosso orçamento. Para que o gasto seja menor, é preciso se acostumar com novos hábitos. Além de fazer bem para você, economizar também fará um bem enorme para a natureza, ajudando a sustentabilidade de nosso planeta.

Se você deseja conseguir uma grana extra mensalmente, confira dicas práticas para economizar energia na sua casa.

O que você procura?

Formas práticas para economizar energia em casa

Não tem como fugir das contas essenciais como de água e luz, por exemplo, mas existem maneiras de minimizar esses gastos mesmo com a utilização dos itens domésticos, que correspondem a grande parte do gasto em energia elétrica.

Uma simples manutenção ou usar o bem de uma forma mais eficiente, pode te fazer economizar energia em casa. Pensando nisso, reunimos as principais formas de economizar energia. Confira:

Formas práticas para economizar energia em casa

Coloque a geladeira em um local ventilado

Você sabia que é possível contribuir para a economia de energia elétrica apenas colocando sua geladeira em um local ventilado? Caso o lugar que ela esteja seja fechado, considere posicioná-la em outro local.

Evite deixar a porta da geladeira aberta

Seja para pegar ingredientes no almoço ou no momento de abastecer a geladeira, é importante evitar deixar a porta aberta para economizar energia. Evite colocar alimentos muito quentes dentro da geladeira para não sobrecarregar o eletrodoméstico.

Mantenha a geladeira limpa

Além de melhorar a conservação, deixar a geladeira limpa ajuda a economizar energia. Portanto, capriche na limpeza e não esqueça de não forras as grades, pois isso dificulta a circulação de ar.

Tome banhos gelados com mais frequência

O aquecimento da água corresponde a cerca de 20% da energia elétrica. Caso esteja calor, evite banhos mais longos e quentes, outra dica válida que promove economia de energia elétrica é fechar o chuveiro ao se ensaboar.

Não durma com a TV ligada

Um dos hábitos que pode encarecer a sua conta de luz é dormir com a TV ligada. Para economizar energia, indicamos que você coloque a função de timer para que o aparelho desligue automaticamente quando você dormir.

Controle o uso do ferro elétrico

O uso do ferro elétrico corresponde a cerca de 7% dos gastos de energia. Por isso, apenas use o ferro quando tiver uma boa quantidade de roupas para passar de uma vez e não esqueça de ajustar a opção para cada tipo de peça.

Atenção ao utilizar a máquina de lavar

Acumule o máximo de roupas para utilizar a máquina de lavar, também indicamos que você tenha cuidado com a dosagem do sabão para evitar a necessidade de outro enxágue e limpe com frequência o filtro da máquina.

Saiba usar as lâmpadas da sua casa

Cerca de 20% dos gastos em uma conta de energia correspondem ao uso das lâmpadas. Para promover economia de energia elétrica indicamos que você use a luz natural do ambiente durante o dia.

Atenção: tenha lâmpadas de voltagem compatível com a voltagem da rede elétrica.

É importante utilizar lâmpadas de LED por serem mais econômicas que as incandescentes e fluorescentes.

Mantenha o ar-condicionado bem higienizado

Se você possui ar-condicionado na sua casa, é importante verificar se ele está bem higienizado com frequência. Caso não esteja, o temporizador do ar-condicionado será acionado mais vezes para manter a temperatura do ambiente.

Tire os aparelhos da tomada para economizar energia

Muitas pessoas acreditam que alguns aparelhos domésticos desligam automaticamente quando não estão sendo usados, mas a grande maioria continua consumindo energia mesmo em modo stand-by.

Portanto, evite deixar carregadores de celular, notebook, micro-ondas e aparelhos de DVD ligados na tomada. Apenas essa ação pode acarretar em até 12% de economia de energia elétrica mensal.

Cheque a borracha de vedação da geladeira

Ter uma geladeira bem vedada pode garantir economia para você. Caso a porta da geladeira não esteja bem vedada, ela pode gastar mais energia elétrica já que o frio pode vazar com facilidade para o exterior.

Prefira eletrodomésticos mais eficientes

Se o assunto é economizar energia em casa, é preciso saber então quais produtos são melhores para comprar e gastar menos na conta. Uma ajuda prática que você tem na hora de escolher um eletrodoméstico ou produto que use energia, é o selo de consumo fornecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Basicamente, ele mede a eficiência do aparelho. A classificação vai de A à E, sendo que aparelhos com o selo "A", são os que são mais econômicos e potentes, já com classificação "E" são os que mais gastam energia e costumam ser fracos.

Para um produto receber o selo, o Inmetro realiza alguns testes. Assim, é possível saber por uma amostragem, o quanto eficiente ele é. Localizar a etiqueta é fácil. Ela deve estar fixada em um dos lados do aparelho. Pela internet, procure pelas fotos do produto ou nas "Informações" o selo Procel.

Para ter certeza que você está fazendo uma boa compra e assim, economizar energia em casa, verifique no selo:

  • Voltagem do produto – 110v ou 220v;
  • Categoria de eficiência – de A (mais econômico) à E (menos econômico);
  • Consumo de energia – KWh/mês: essa indicação é de quanto o produto deve gastar mensalmente por mês.

Reduza o uso do do ar-condicionado

Se você possui ar-condicionado faça uso dele somente em dias mais quentes, também existem outras formas que podem otimizar o uso do ar-condicionado, veja:

  • Tenha um ar-condicionado que suporte o tamanho do ambiente;
  • Mantenha as janelas e portas fechadas quando o ar-condicionado estiver ligado;
  • Evite instalar o aparelho em áreas expostas de maneira contínua ao sol;
  • Prefira deixar a temperatura entre 23ºC a 25ºC.

Evite colocar fogão e geladeira lado a lado

Colocar a geladeira e o fogão lado a lado pode interferir no consumo de energia do outro, devido a baixa temperatura da geladeira e alta do fogão.

Principais vilões da conta de luz

Assim como citamos nas dicas, existem os principais vilões capazes de encarecer ainda mais sua conta de luz. Conheça o ranking dos aparelhos que prejudicam a economia de energia:

1. Geladeira

Você já desconfiava do primeiro lugar? A geladeira pode representar um gasto em média de 25% a 30% do valor da sua conta. Isso acontece porque ela precisa estar ligada sempre e faz força para trabalhar (refrigerar).

O primeiro sinal de que sua geladeira pode estar gastando mais do que deveria, vem na própria conta, quando o valor é superior à média dos últimos meses.

Lembra que eu falei de produtos antigos? Então, se a geladeira aí da sua casa for velhinha, comece a pensar em trocar. A economia de energia pode valer a pena!

2. Chuveiro elétrico

Assim como a geladeira, só que com a função de esquentar, o chuveiro elétrico também usa bastante energia para trabalhar. Manter a limpeza em dia – não deixando os furos obstruídos – e preferir a posição "verão", pode te dar uma redução de até 30% na conta de energia.

Se a sua residência dispor de energia 220v, pode ser uma boa alternativa colocar o seu chuveiro para funcionar nessa tensão. Isso vai representar um gasto menor ainda.

3. Lâmpadas

Lembra daquela lâmpada incandescente? Ela nem é mais vendida. Além do aumento na conta, não faz bem para a natureza. O terceiro lugar dos "vilões" da energia é das lâmpadas, mas se você tomar alguns cuidados, é possível gastar menos.

Prefira as de LED ou fluorescentes, que, além de uma boa iluminação, não representam um gasto significativo. Ah, e seguindo as dicas que ouvimos desde pequenos – não deixe todas as luzes acesas, somente no ambiente em que estiver alguém.

4. Ar condicionado

Muita gente tem medo dele. Representando mais de 15% da sua conta de energia, o ar condicionado deve ter uma manutenção regular para evitar maiores gastos.

Procure manter o aparelho sempre limpo. E lembre-se de desligar o ar quando ficar por muito tempo fora. Também é importante ter o modelo ideal para o tamanho do cômodo. Confira como escolher o melhor modelo de ar-condicionado para residência:

  • Pequenos ambientes necessitam de um modelo de 9 mil btus, médios de 12 mil btus, médio a grande 18 mil btus.

Caso o site que você for realizar a compra oferecer uma calculadora para calcular a potência ideal do ar-condicionado em determinado cômodo, não deixe de utilizar.

5. Ferro elétrico

O ferro de passar roupa nem é assim, um "vilão", mas, alguns cuidados devem ser levados em conta na hora de usá-lo.

Para economizar, procure passar suas roupas de uma vez, evitando de ligá-lo várias vezes, o que faz gastar mais energia. Lembre-se de usar a temperatura certa para as roupas, começando pelos tecidos mais leves – menor temperatura e depois as mais pesadas, que necessitam do ferro mais quente.

Vale a pena economizar energia elétrica em casa?

Além da redução de custos mensais no seu bolso, economizar energia elétrica é importante para ajudar o planeta, visto que no Brasil a maioria da eletricidade vem de hidrelétricas.

Afinal, com as mudanças no regime de chuvas, as reservas estão diminuindo a cada dia, exigindo um consumo consciente de toda a população.

Melhor forma de economizar energia

Além de seguir as dicas, também existem outras formas eficazes para economizar energia. Uma delas é entender o consumo dos seus eletrodomésticos no site do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).

A partir dessa análise, você poderá entender quais são os aparelhos que mais consomem energia na sua casa e ver se existe algum problema na sua rede.

Perguntas frequentes

Qual o horário que gasta menos energia?

O horário é um dos fatores que podem encarecer sua conta de energia. No Brasil existem dois parâmetros utilizados pelas companhias de energia elétrica:

  • Fora do horário de ponta: apenas 3 horas diárias consecutivas correspondem ao horário de ponta, fora deles a energia é mais barata;
  • Horário de ponta: o horário que a energia está mais cara costuma ser das 17h às 20h e para alguns estados das 18h às 21h.

Compensa instalar energia solar?

Quem instala o equipamento de aquecedor solar, pode economizar até 40% na conta de energia. O processo é simples: são instaladas placas que captam a luz solar e é transformada em energia térmica, que por sua vez, aquece a água do chuveiro.

O investimento em energia solar pode sair caro, mas o retorno acontece em torno de três anos e  é possível notar a melhora na conta de energia nos primeiros meses.

Como reduzir a conta de luz pela metade?

Uma das formas de reduzir a conta de luz pela metade é investindo em energia solar. Também é possível economizar energia fazendo mudanças de hábitos. Ações que podem ajudar:

  • Utilizar a luz natural;
  • Utilizar eletrodomésticos sem excessos;
  • Usar o chuveiro no modo verão.

O que devo considerar para economizar energia?

Além das dicas de economia de energia elétrica, também existem alguns pontos que você deve considerar para evitar o aumento da conta de luz, veja:

  • Sempre cheque se há problemas na instalação elétrica interna;
  • Tenha atenção na na garantia e assistência técnica dos seus eletrodomésticos;
  • Leia e entenda o manual dos aparelhos domésticos;
  • Adquira equipamentos com selo PROCEL de Economia de Energia ou Selo PROCEL/INMETRO.

As pessoas também perguntam

O que desligar para economizar mais energia em casa?

Sempre desligue todos aparelhos que ficam no modo stand-by quando não for utilizá-los, como  carregadores, videogame, TV, DVD, rádio, micro-ondas, ventiladores, relógio digital, chapinha, secador, entre outros.

Em qual horário a energia fica mais cara?

A energia elétrica é mais cara no horário de pico, que acontece entre 17h e 20h ou 18h e 21h da noite, depende da região.

Em qual horário a energia é mais barata?

Em fins de semana e feriados, a tarifa costuma ser mais barata em qualquer horário.

Descomplicamos?

Não esqueça de conhecer as bandeiras tarifárias que fazem parte da conta de energia elétrica e podem encarecer sua conta de luz.

Gostou de ficar por dentro da economia de energia? Consulte o seu score de crédito e receber indicações de produtos financeiros com mais chances de aprovações para você:

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Deixe seu comentário ao final da página, te espero no próximo post! Até logo!

Compartilhe

Escrito por:

Leonardo Jacomini
Redator

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa.- Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -