Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Formas eficazes para economizar energia em casa

Por Leonardo JacominiPublicado em

Cortar gastos é sempre uma boa ideia para atingir um objetivo ou apenas contar um dinheiro extra no final do mês. Economizar energia em casa é o desejo de muitas pessoas. A conta de luz é uma das vilãs do nosso orçamento. Para que o gasto seja menor, é preciso se acostumar com novos hábitos. Além de fazer bem para você, economizar também fará um bem enorme para a natureza, ajudando a sustentabilidade de nosso planeta.

Se você deseja conseguir uma grana extra mensalmente, confira dicas práticas para economizar energia na sua casa.

Formas práticas para economizar energia em casa

Não tem como fugir das contas essenciais como de água e luz, por exemplo, mas existem maneiras de minimizar esses gastos mesmo com a utilização dos itens domésticos, que correspondem a grande parte do gasto em energia elétrica.

Uma simples manutenção ou usar o bem de uma forma mais eficiente, pode te fazer economizar energia em casa. Pensando nisso, reunimos as principais formas de economizar energia. Confira:

Como economizar energia em casa

Formas práticas para economizar energia em casa

Coloque a geladeira em um local ventilado

Você sabia que é possível contribuir para a economia de energia elétrica apenas colocando sua geladeira em um local ventilado? Caso o lugar que ela esteja seja fechado, considere posicioná-la em outro local.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Evite deixar a porta da geladeira aberta

Seja para pegar ingredientes no almoço ou no momento de abastecer a geladeira, é importante evitar deixar a porta aberta para economizar energia. Evite colocar alimentos muito quentes dentro da geladeira para não sobrecarregar o eletrodoméstico.

Mantenha a geladeira limpa

Além de melhorar a conservação, deixar a geladeira limpa ajuda a economizar energia. Portanto, capriche na limpeza e não esqueça de não forras as grades, pois isso dificulta a circulação de ar.

Tome banhos gelados com mais frequência

O aquecimento da água corresponde a cerca de 20% da energia elétrica. Caso esteja calor, evite banhos mais longos e quentes, outra dica válida que promove economia de energia elétrica é fechar o chuveiro ao se ensaboar.

Não durma com a TV ligada

Um dos hábitos que pode encarecer a sua conta de luz é dormir com a TV ligada. Para economizar energia, indicamos que você coloque a função de timer para que o aparelho desligue automaticamente quando você dormir.

Controle o uso do ferro elétrico

O uso do ferro elétrico corresponde a cerca de 7% dos gastos de energia. Por isso, apenas use o ferro quando tiver uma boa quantidade de roupas para passar de uma vez e não esqueça de ajustar a opção para cada tipo de peça.

Atenção ao utilizar a máquina de lavar

Acumule o máximo de roupas para utilizar a máquina de lavar, também indicamos que você tenha cuidado com a dosagem do sabão para evitar a necessidade de outro enxágue e limpe com frequência o filtro da máquina.

Saiba usar as lâmpadas da sua casa

Cerca de 20% dos gastos em uma conta de energia correspondem ao uso das lâmpadas. Para promover economia de energia elétrica indicamos que você use a luz natural do ambiente durante o dia.

Atenção: tenha lâmpadas de voltagem compatível com a voltagem da rede elétrica.

É importante utilizar lâmpadas de LED por serem mais econômicas que as incandescentes e fluorescentes.

Mantenha o ar-condicionado bem higienizado

Se você possui ar-condicionado na sua casa, é importante verificar se ele está bem higienizado com frequência. Caso não esteja, o temporizador do ar-condicionado será acionado mais vezes para manter a temperatura do ambiente.

Tire os aparelhos da tomada para economizar energia

Muitas pessoas acreditam que alguns aparelhos domésticos desligam automaticamente quando não estão sendo usados, mas a grande maioria continua consumindo energia mesmo em modo stand-by.

Portanto, evite deixar carregadores de celular, notebook, micro-ondas e aparelhos de DVD ligados na tomada. Apenas essa ação pode acarretar em até 12% de economia de energia elétrica mensal.

Cheque a borracha de vedação da geladeira

Ter uma geladeira bem vedada pode garantir economia para você. Caso a porta da geladeira não esteja bem vedada, ela pode gastar mais energia elétrica já que o frio pode vazar com facilidade para o exterior.

Prefira eletrodomésticos mais eficientes

Se o assunto é economizar energia em casa, é preciso saber então quais produtos são melhores para comprar e gastar menos na conta. Uma ajuda prática que você tem na hora de escolher um eletrodoméstico ou produto que use energia, é o selo de consumo fornecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Basicamente, ele mede a eficiência do aparelho. A classificação vai de A à E, sendo que aparelhos com o selo "A", são os que são mais econômicos e potentes, já com classificação "E" são os que mais gastam energia e costumam ser fracos.

Para um produto receber o selo, o Inmetro realiza alguns testes. Assim, é possível saber por uma amostragem, o quanto eficiente ele é. Localizar a etiqueta é fácil. Ela deve estar fixada em um dos lados do aparelho. Pela internet, procure pelas fotos do produto ou nas "Informações" o selo Procel.

Para ter certeza que você está fazendo uma boa compra e assim, economizar energia em casa, verifique no selo:

  • Voltagem do produto – 110v ou 220v;
  • Categoria de eficiência – de A (mais econômico) à E (menos econômico);
  • Consumo de energia – KWh/mês: essa indicação é de quanto o produto deve gastar mensalmente por mês.

Reduza o uso do do ar-condicionado

Se você possui ar-condicionado faça uso dele somente em dias mais quentes, também existem outras formas que podem otimizar o uso do ar-condicionado, veja:

  • Tenha um ar-condicionado que suporte o tamanho do ambiente;
  • Mantenha as janelas e portas fechadas quando o ar-condicionado estiver ligado;
  • Evite instalar o aparelho em áreas expostas de maneira contínua ao sol;
  • Prefira deixar a temperatura entre 23ºC a 25ºC.

Evite colocar fogão e geladeira lado a lado

Colocar a geladeira e o fogão lado a lado pode interferir no consumo de energia do outro, devido a baixa temperatura da geladeira e alta do fogão.

Principais vilões da conta de luz

Assim como citamos nas dicas, existem os principais vilões capazes de encarecer ainda mais sua conta de luz. Conheça o ranking dos aparelhos que prejudicam a economia de energia:

1. Geladeira

Você já desconfiava do primeiro lugar? A geladeira pode representar um gasto em média de 25% a 30% do valor da sua conta. Isso acontece porque ela precisa estar ligada sempre e faz força para trabalhar (refrigerar).

O primeiro sinal de que sua geladeira pode estar gastando mais do que deveria, vem na própria conta, quando o valor é superior à média dos últimos meses.

Lembra que eu falei de produtos antigos? Então, se a geladeira aí da sua casa for velhinha, comece a pensar em trocar. A economia de energia pode valer a pena!

2. Chuveiro elétrico

Assim como a geladeira, só que com a função de esquentar, o chuveiro elétrico também usa bastante energia para trabalhar. Manter a limpeza em dia – não deixando os furos obstruídos – e preferir a posição "verão", pode te dar uma redução de até 30% na conta de energia.

Se a sua residência dispor de energia 220v, pode ser uma boa alternativa colocar o seu chuveiro para funcionar nessa tensão. Isso vai representar um gasto menor ainda.

3. Lâmpadas

Lembra daquela lâmpada incandescente? Ela nem é mais vendida. Além do aumento na conta, não faz bem para a natureza. O terceiro lugar dos "vilões" da energia é das lâmpadas, mas se você tomar alguns cuidados, é possível gastar menos.

Prefira as de LED ou fluorescentes, que, além de uma boa iluminação, não representam um gasto significativo. Ah, e seguindo as dicas que ouvimos desde pequenos – não deixe todas as luzes acesas, somente no ambiente em que estiver alguém.

4. Ar condicionado

Muita gente tem medo dele. Representando mais de 15% da sua conta de energia, o ar condicionado deve ter uma manutenção regular para evitar maiores gastos.

Procure manter o aparelho sempre limpo. E lembre-se de desligar o ar quando ficar por muito tempo fora. Também é importante ter o modelo ideal para o tamanho do cômodo. Confira como escolher o melhor modelo de ar-condicionado para residência:

  • Pequenos ambientes necessitam de um modelo de 9 mil btus, médios de 12 mil btus, médio a grande 18 mil btus.

Caso o site que você for realizar a compra oferecer uma calculadora para calcular a potência ideal do ar-condicionado em determinado cômodo, não deixe de utilizar.

5. Ferro elétrico

O ferro de passar roupa nem é assim, um "vilão", mas, alguns cuidados devem ser levados em conta na hora de usá-lo.

Para economizar, procure passar suas roupas de uma vez, evitando de ligá-lo várias vezes, o que faz gastar mais energia. Lembre-se de usar a temperatura certa para as roupas, começando pelos tecidos mais leves – menor temperatura e depois as mais pesadas, que necessitam do ferro mais quente.

Vale a pena economizar energia elétrica em casa?

Além da redução de custos mensais no seu bolso, economizar energia elétrica é importante para ajudar o planeta, visto que no Brasil a maioria da eletricidade vem de hidrelétricas.

Afinal, com as mudanças no regime de chuvas, as reservas estão diminuindo a cada dia, exigindo um consumo consciente de toda a população.

Melhor forma de economizar energia

Além de seguir as dicas, também existem outras formas eficazes para economizar energia. Uma delas é entender o consumo dos seus eletrodomésticos no site do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).

A partir dessa análise, você poderá entender quais são os aparelhos que mais consomem energia na sua casa e ver se existe algum problema na sua rede.

Perguntas frequentes

Qual o horário que gasta menos energia?

O horário é um dos fatores que podem encarecer sua conta de energia. No Brasil existem dois parâmetros utilizados pelas companhias de energia elétrica:

  • Fora do horário de ponta: apenas 3 horas diárias consecutivas correspondem ao horário de ponta, fora deles a energia é mais barata;
  • Horário de ponta: o horário que a energia está mais cara costuma ser das 17h às 20h e para alguns estados das 18h às 21h.

Compensa instalar energia solar?

Quem instala o equipamento de aquecedor solar, pode economizar até 40% na conta de energia. O processo é simples: são instaladas placas que captam a luz solar e é transformada em energia térmica, que por sua vez, aquece a água do chuveiro.

O investimento em energia solar pode sair caro, mas o retorno acontece em torno de três anos e  é possível notar a melhora na conta de energia nos primeiros meses.

Como reduzir a conta de luz pela metade?

Uma das formas de reduzir a conta de luz pela metade é investindo em energia solar. Também é possível economizar energia fazendo mudanças de hábitos. Ações que podem ajudar:

  • Utilizar a luz natural;
  • Utilizar eletrodomésticos sem excessos;
  • Usar o chuveiro no modo verão.

O que devo considerar para economizar energia?

Além das dicas de economia de energia elétrica, também existem alguns pontos que você deve considerar para evitar o aumento da conta de luz, veja:

  • Sempre cheque se há problemas na instalação elétrica interna;
  • Tenha atenção na na garantia e assistência técnica dos seus eletrodomésticos;
  • Leia e entenda o manual dos aparelhos domésticos;
  • Adquira equipamentos com selo PROCEL de Economia de Energia ou Selo PROCEL/INMETRO.

As pessoas também perguntam

O que desligar para economizar mais energia em casa?

Sempre desligue todos aparelhos que ficam no modo stand-by quando não for utilizá-los, como  carregadores, videogame, TV, DVD, rádio, micro-ondas, ventiladores, relógio digital, chapinha, secador, entre outros.

Em qual horário a energia fica mais cara?

A energia elétrica é mais cara no horário de pico, que acontece entre 17h e 20h ou 18h e 21h da noite, depende da região.

Em qual horário a energia é mais barata?

Em fins de semana e feriados, a tarifa costuma ser mais barata em qualquer horário.

Descomplicamos?

Não esqueça de conhecer as bandeiras tarifárias que fazem parte da conta de energia elétrica e podem encarecer sua conta de luz.

Gostou de ficar por dentro da economia de energia? Consulte o seu score de crédito e receber indicações de produtos financeiros com mais chances de aprovações para você:

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Deixe seu comentário ao final da página, te espero no próximo post! Até logo!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Leonardo Jacomini

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa. - Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Confira a Lista dos Melhores Fundos Imobiliários de 2022

Inflação no Mundo: Conheça os Índices dos Países do G20 [2022]

Desenquadramento MEI: Como Funciona e Quais as Vantagens?

Décimo Terceiro dos Aposentados em 2022: Como vai Funcionar?

Declaração de Isenção de Imposto de Renda: Como Fazer?

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer