Foregon.comConteúdos

Como economizar energia em casa? Veja dicas

Por Leonardo JacominiPublicado em
Compartilhe

Economizar energia em casa é o desejo de muitas pessoas. A conta de luz, é uma das vilãs do nosso orçamento. Para que o gasto seja menor, é preciso se acostumar com novos hábitos.

Além de fazer bem para você, economizar também fará um bem enorme para a natureza, ajudando a sustentabilidade de nosso planeta.

Conheça o que mais consome força em sua casa e como melhorar o desempenho dos aparelhos.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Ah, se você também tem dúvida sobre se o ar condicionado gasta muito ou se00 é possível economizar com ele ligado, vamos falar disso também!

Ficou curioso?

Descubra como economizar energia em casa

Vilões da conta de luz

Você deve desconfiar que, alguns eletrodomésticos ou aparelhos devem consumir bastante energia. Isso é verdade! Não é preciso se desfazer dele, a menos que seja um produto muuuito antigo e que gaste horrores na conta.

Uma simples manutenção ou usar o bem de uma forma mais eficiente, pode te fazer economizar energia em casa.

Veja o que mais pode pesar na conta:

1 – Geladeira

Você já desconfiava do primeiro lugar? A geladeira pode representar um gasto em média de 25% a 30% do valor da sua conta. Isso acontece porque ela precisa estar ligada sempre e faz força para trabalhar (refrigerar).

Lembra que eu falei de produtos antigos? Então, se a geladeira aí da sua casa for velhinha, comece a pensar em trocar. A economia de energia pode valer a pena!

Algumas dicas podem te ajudar a economizar energia em casa com a geladeira, como:

  • Não encoste a geladeira na parede – deixe ventilar
  • Limpe a geladeira com frequência e use o degelo ou a descongele, caso não tenha a função automática
  • Não deixe a porta aberta por muito tempo, ela faz mais força para refrigerar.

2 – Chuveiro Elétrico

Assim como a geladeira, só que com a função de esquentar, o Chuveiro Elétrico também usa bastante energia para trabalhar. Manter a limpeza em dia – não deixando os furos obstruídos – e preferir a posição "verão", pode te dar uma redução de até 30% na conta de energia.

Se a sua residência dispor de energia 220v, pode ser uma boa alternativa colocar o seu chuveiro para funcionar nessa tensão. Isso vai representar um gasto menor ainda.

E vale lembrar da dica da nossa mãe: procure não tomar banhos demorados e muito quentes.

3 – Lâmpadas

Lembra daquela lâmpada incandescente? Ela nem é mais vendida. Além do aumento na conta, não faz bem para a natureza. O terceiro lugar dos "vilões" da energia é das lâmpadas, mas se você tomar alguns cuidados, é possível gastar menos.

Prefira as de LED ou fluorescentes, que, além de uma boa iluminação, não representam um gasto significativo. Ah, e seguindo as dicas que ouvimos desde pequenos – não deixe todas as luzes acesas, somente no ambiente em que estiver alguém.

4 – Ar condicionado

Muita gente tem medo dele. Representando mais de 15% da sua conta de energia, o ar condicionado deve ter uma manutenção regular para evitar maiores gastos.

Procure manter o aparelho sempre limpo, que você mesmo pode fazer isso. E lembre-se de desligar o ar quando ficar por muito tempo fora.

Ainda nesse texto, você confere mais dicas para usar o ar e poder ficar mais tranquilo para economizar energia em casa.

5 – Ferro elétrico

O ferro de passar roupa nem é assim, um "vilão", mas, alguns cuidados devem ser levados em conta na hora de usá-lo.

Para economizar, procure passar suas roupas de uma vez, evitando de ligá-lo várias vezes, o que faz gastar mais energia. Lembre-se de usar a temperatura certa para as roupas, começando pelos tecidos mais leves – menor temperatura e depois as mais pesadas, que necessitam do ferro mais quente.

Comprar um produto econômico – etiqueta de consumo de energia

Se o assunto é economizar energia em casa, é preciso saber então, quais produtos são melhores para comprar e gastar menos na conta.

Uma ajuda prática que você tem na hora de escolher um eletro ou produto que use energia, é o selo de consumo Procel.

Basicamente, ele mede a eficiência do aparelho. A classificação vai de A à G, sendo que, o selo A, são os que são mais econômicos e G são os "gastadores".

Para um produto receber o selo, o Inmetro realiza alguns testes. Assim, é possível saber por uma amostragem, o quanto eficiente ele é.

Localizar a etiqueta é fácil. Ela deve estar fixada em um dos lados do aparelho. Pela internet, procure pelas fotos do produto ou nas "informações" o selo Procel.

O que devo ler na etiqueta?

Para ter certeza que você está fazendo uma boa compra e assim, economizar energia em casa, verifique no selo:

  • Voltagem do produto – 110v ou 220v
  • Categoria de eficiência – de A à G
  • Consumo de energia – KWh/mês: essa indicação é de quanto o produto deve gastar mensalmente por mês.

Tome cuidado com a sua geladeira

Lembra que ela é uma das mais "gastonas" de energia da sua casa? Então, é muito importante alguns cuidados para que você economize e não se assuste com a conta.

O primeiro sinal de que sua geladeira pode estar gastando mais do que deveria, vem na própria conta, quando o valor é superior à média dos últimos meses.

Alguns fatores podem fazer com que ela gaste a mais, como o desgaste natural do aparelho e as borrachas de vedação. Quando elas envelhecem e perdem aderência, o motor deve trabalhar mais para resfriar o aparelho.

Procure um representante da marca da geladeira, caso ela esteja na garantia ou consertos especializados, para manutenção e possíveis trocas de componentes.

Muitas vezes vale a pena gastar um pouco a mais no conserto do que pagar uma conta de energia muito alta.

Colocar comida quente na geladeira estraga o aparelho?

Você já ouviu essa por aí? Será que deixar comida quente na geladeira, estraga ela?

Na verdade, o recomendado é guardar o alimento ainda quente na geladeira, por risco de contaminação, exposto ao tempo. A geladeira não vai estragar ou parar de funcionar!

O que pode acontecer é que ela gaste um pouco a mais de energia, já que tem que fazer mais força para resfriar o recipiente. Mas, não é nada que vá ter uma diferença na conta.

O fator de estragar o aparelho é muito baixo. Isso só acontece se você tiver o hábito de sempre colocar coisas quentes na geladeira e esquecer de descongelar com certa frequência.

Quando um alimento tem muita água quente, como molhos, pode acontecer uma evaporação excessiva de água e a formação de gelo, comprometendo o rendimento do aparelho.

Por isso, sempre mantenha a limpeza de sua geladeira em dia, descongelando regularmente. Para melhor acondicionar seus alimentos, prefira potes de vidro com tampa e evite panelas de ferro ou alumínio.

Ar condicionado gasta muito?

Certamente em dias de muito calor você já deve ter pensado em comprar um ar condicionado para sua casa. Se já tem um, fica pensando se vai gastar muito se ligá-lo.

Na verdade, se o aparelho gastará mais ou não, vai depender de alguns fatores. A instalação correta é uma questão importante, por isso é sempre recomendado um profissional capacitado.

Se instalado de maneira errada, o ar condicionado pode fazer mais força para funcionar, gastando uma quantidade maior de energia elétrica.

Em dias quentes, nada melhor do que a ajuda do ar para refrescar o ambiente. Para que isso não se torne um pesadelo, algumas dicas podem te ajudar na hora de economizar energia em casa.

Economizar Com ar condicionado

  • Procure ligar o aparelho somente em dias muito quentes e na hora de dormir;
  • Mantenha a temperatura adequada. – especialistas dizem que, 23º é a temperatura perfeita para refrescar o ambiente e economizar até 50% de energia.
  • Colocar em uma temperatura muito baixa, só faz você gastar mais e não refresca mais rápido;
  • Saiba o momento de desligar: quando sair rapidamente do ambiente, não é necessário desligar o aparelho. Isso faz com que a força para liga-lo novamente gaste mais energia do que deixá-lo ligado. Caso sua ausência seja maior, o ideal é desligar o ar.
  • Função sleep: use essa função durante a noite para economizar energia em casa. O próprio aparelho de ar refresca e desliga automaticamente. Deixando o ambiente na temperatura ideal e gastando menos.
  • Mantenha a manutenção do aparelho em dia, isso evita que o ar faça mais esforço para gelar;
  • Quanto mais potente, mais ele gasta. Por isso é importante escolher o aparelho correto para seu ambiente;
  • Procure pelo selo Procel com classificação A.

Como escolher o melhor modelo de ar condicionado?

Na hora de escolher o aparelho, deve ser levado em conta o tamanho do ambiente, se ele recebe luz direta do sol, móveis e eletrônicos. Tudo isso serve para saber se você precisa de um modelo mais potente ou não.

Um modelo de 18.000 btus, gasta mais do que um de 12.000 btus, por exemplo.

Algumas lojas, além de sites na internet, oferecem um tipo de calculadora, que informa o modelo mais apropriado para você, com base nas suas informações.

Mas, seguindo uma regra simples, pequenos ambientes necessitam de um modelo de 9.000 btus, médio 12.000 btus, médio a grande 18.000 btus – se tratando de uma residência.

O que é um modelo inverter?

O modelo inverter é um dos mais caros do mercado. Mas, ao mesmo tempo o melhor para economizar energia em casa.

O ar condicionado inverter é o modelo que mais gera economia, pode chegar até 40% em relação ao modelo convencional.

A tecnologia dele faz com que o motor trabalhe de uma forma eficiente, entre a temperatura e o compressor. Ao invés de desligar ao atingir a temperatura ideal, ele funciona em baixa rotação, diminuindo o pico de liga/desliga.

Ar condicionado ou ventilador

Entre escolher ar condicionado ou ventilador, para economizar energia em casa, o mais indicado é o último.

O ventilador gasta absurdamente menos do que um aparelho de ar. Só que, não necessariamente você deve pensar somente em economizar. Bem-estar também pode fazer parte da sua decisão.

Tudo vai depender do seu orçamento e disponibilidade de gastar um pouco a mais. Usando de maneira consciente, e, levando em conta a dica de ligar somente em dias muito quentes, pode valer a pena!

Economizar energia em casa com aquecedor solar é possível?

Quem instala o equipamento de aquecedor solar, pode economizar até 40% na conta de energia.

O processo é simples: são instaladas placas que captam a luz solar e é transformada em energia térmica, que por sua vez, aquece a água do chuveiro.

O investimento pode sair caro, variando de R$ 3.500 a R$ 5.000. Segundo especialistas, o retorno acontece em torno de três anos. Mas, é possível ver a melhora na conta de energia nos primeiros meses.

Bandeiras tarifárias – como funcionam

Desde 2015, as bandeiras tarifárias fazem parte da conta de energia elétrica. As tarifas, classificadas pelas cores, verde, amarela e vermelha, indicam o grau de acréscimo no valor que o consumidor deve pagar.

O valor adicional acontece quando o nível das hidrelétricas (água) cai, forçando o acionamento das termelétricas, um custo a mais para o governo.

Para "bancar" esse custo, as bandeiras tarifárias foram criadas. Tirando a cor verde, que significa que não há aumento, existe a amarela e dois tipos de vermelha, veja:

  • Bandeira amarela: acréscimo de R$ 1 a cada 100 KWh
  • Bandeira vermelha 1: acréscimo de R$ 3 a cada KWh
  • Bandeira vermelha 2: acréscimo de R$ 5 a cada 100 KWh

Para saber qual bandeira está em vigor no mês, você pode consultar a conta de energia. Geralmente na parte de informações ou no site da Aneel.

Quando a bandeira 2 estiver em vigor, a atenção à economia deve ser dobrada. Por isso, é muito importante prestar atenção na sua conta e economizar energia em casa!

Gostou de ficar por dentro da economia de energia? Que tal mandar para os amigos também?

Deixe seu comentário ao final da página, te espero no próximo post! Até logo!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais
Leonardo Jacomini

Jornalista e Produtor de Conteúdo Multimídia. Gosta de escrever sobre dicas úteis para o dia a dia, ainda mais quando o tema é economizar. Adora livros e assistir filmes e séries em seu tempo livre.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Quer viajar com desconto? Conheça a Buser

  • Dicas financeiras

    Mangos: aplicativo oferece cashback em supermercados e farmácias

  • Dicas financeiras

    CPF: como consultar e regularizar sua situação cadastral pela internet

  • Dicas financeiras

    Conheça os 10 homens mais ricos do Brasil em 2020

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras